Quantas vezes em sua vida você se sentiu só? Desamparados? Isolado? Ou mesmo desprezado? Excluído? Sem companhias afetivas, quer seja de amigos ou mesmo uma companhia sentimental?
Todos nós em algum momento da vida passamos por isso! Um momento em que tudo que mais queríamos era um abraço, uma palavra amiga, um ouvido para nos escutar, uma palavra para nos alertar ou fortalecer.
Além da nossa solidão habitual por querer ou por mesmo por exclusão alheia, há pessoas que não suportam o peso do desprezo e sofrem de depressão. E tal é este estágio, que a própria pessoa se exclui do convívio social.
Fato é que inúmeras são as vezes em que precisamos de um tempo para nós, para pensar na vida, refletir sobre situações e atitudes, tomar decisões e recomeçar. Precisamos de um período de reencontro consigo e para alocar as ideias...
Mas, ainda sim, todos nós em algum momento sofremos pela solidão. E além da solidão, sofremos com os mais diferentes tipos de problemas e situações que nos fazem mais tristes ou mais fortes... Tudo dependerá de nós mesmos. De como encaramos a vida e de como e em quem depositamos nossa confiança. Em como estamos emocionalmente e como pretendemos levar nossa vida aqui por diante.
Há duas coisas que gostaria de então compartilhar com você hoje:
Primeiro, nas palavras do próprio Jesus que diz: "[...] No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo"¹. Essa é a nossa realidade! Aflições! Mas a certeza de que com Ele podemos vencer assim como Ele venceu.
Além disso, muitos há que dizem que tristeza e solidão não devem fazer parte da vida do filho de Deus. E que o estágio depressivo não procede dEle e quem o vive não está nEle... Mas não é verdade. A solidão vai muito além de uma vida com Deus!
Ao criar Adão, este tinha o convívio pessoal do Senhor diariamente, vendo-O, tocando-O, conversando, passeando pelo jardim, desfrutando da Sua cumplicidade e companheirismo. E Adão estava bem. Mas ainda sim, Deus - e não Adão - disse que "não é bom que o homem esteja só"². Deus viu que seria melhor ao homem ter companhia, alguém com quem ele pudesse chamar de idôneo, igual, companheiro, parceiro... E se Ele disse, por que deixamos nós o nosso próximo desamparado? Por que o desprezamos? Por que o excluímos? Por diferença de opinião? De jeito? De gosto? De atividades e atitudes? Se fôssemos para ser iguais, Deus duplicaria Adão e não criaria uma pessoa totalmente diferente.
Nós nos completamos ao lado de outras pessoas.
Mas o que eu gostaria de deixar como mensagem para você é que no céu ninguém estará só! E nessa terra, por mais solitários que estejamos, jamais estaremos desamparados! "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações".³
E independente do problema que você esteja vivendo hoje, tenha a firme certeza de que "tudo posso naquele que me fortalece"⁴!
Viva na fé de que podemos estar sozinhos, mas jamais desamparados!!!
Deus o abençoe.
Graça e paz!
Referências:
1. João 16:33
2. Gênesis 2:18
3. Salmos 46:1
4. Filipenses 4:13