quarta-feira, 29 de março de 2023

OS 'NÃOS' DA VIDA

 Você já pensou em quantos nãos recebeu na vida?

Inúmeras são as vezes que ouvimos um 'não'.

Quando buscamos ajuda de um familiar.

Quando buscamos ajuda de um amigo.

Quando queremos um conselho e acabamos ouvindo algo que não queremos.

Quando pedimos pra Deus e Ele nos responde de outra forma…

Não gostamos do não! Embora saibamos falar muito, detestamos ouvir!

Mas é o não que nos impulsiona a mudar os planos, adiantar sonhos e até abandonar outros. 

São os nãos da vida que nos mostram o quão forte somos a ponto de não depender do outro para fazer aquilo que queremos e precisamos. Nos faz independente!

São os nãos da vida que nos fazem alcançar aquilo que adiamos e colocamos como não prioritário para o agora, ainda que seria depois. 

São estes nãos da vida que nos fazem chegar onde Deus quer que cheguemos! E são eles que nos fazem chegar onde jamais imaginávamos.

E se alguém um dia te disse não? E não te ajudou? E não te amparou? E não te aconselhou?

Agradeça! Ainda que lá atrás tenha sido doloroso, pois ele te fez chegar até aqui.

Perdoe! Esse foi o meio que Deus usou para de abençoar e te tornar mais forte.

Ajude! Pessoas precisam ser impulsionadas, e não levadas no colo.

Prossiga! Você pode muito, ainda que outros nãos surjam na sua vida.

Releve! A negatividade nos faz miseráveis. A positividade nos torna prósperos.



Agentes de Transformação

Muitas são as vezes em que queremos causar transformação no mundo e nas pessoas. Cobramos delas uma mudança de hábitos e costumes, conforme a nossa visão de mundo e entendimento, não entendendo que cada ser é individual com suas questões, visões, conhecimentos, educação e aprendizados.

De fato, somos moldados pelo que vemos e não somente pelo que ouvimos. O exemplo do outro grita muito mais profundamente na nossa mente do que aquilo que falam. A fala pode até atrapalhar o processo... E é fato que tudo que ouvimos reflete em nossa mente como parte do caráter e do que o outro é quando o transmite em atos.

Minha intenção não era criar textão. Mas fazer alguns aqui pensar, que NUNCA conseguirão alcançar a mudança do outro com palavras baixas, ofensivas, caluniosas e agressivas. Você xingar alguém por este pensar, crer e fazer diferente de você, não o tornará melhor que ele e não o fará mudar para aquilo que você é e deseja. Até porque, jamais deveríamos ser alguém que humilha os outros porque pensam e fazem diferente de nós. Ao contrário, devemos mostrar através da mansidão, da inteligência e das boas palavras que é possível sim mudar de opinião e de atitude pela contemplação de coisas boas.

Com os últimos acontecimentos temos visto pessoas "humanas", "estudadas", "graduadas", "inteligentes", "sensatas" que usam de todo intelecto que possuem para usar de agressões verbais contra o próximo: "imbecis", "fdp", "esquerdopatas", "bolsominions", "energúmenos", "babacas", etc, etc... 

A mudança positiva só pode ser causada com ações positivas. Num momento em que precisamos da força motora do amor e da coletividade, seja você um agregador. E RESPEITE a opinião alheia, o outro não é você... com o tempo tudo se aprende.

domingo, 26 de março de 2023

Esperança

A esperança está em tudo que temos, somos, fazemos...

A esperança de dias melhores - independente de fé ou crença.

A esperança que nos faz querer crescer e sonhar.

Os cristãos aproveitam esse período chamado de "semana santa", onde muitos lembram do sacrifício de Jesus (assim cremos) numa cruz, condenado como bandido, e ressuscitado por poder divino, para que toda a humanidade pudesse sonhar e esperar por algo melhor do que este mundo de miséria em que vivemos.

Embora parece impossível, para nós essa esperança é tão viva como o nosso próprio existir. A esperança é de que um dia seremos transformados, que este mundo será renovado e viveremos uma perfeição fora do nosso limite de pensamento humano.

Esse periodo pascal é repleta de marcas de esperança. Não em um mundo como esse... mas numa vida no porvir que será fora no nosso alcance. Um nova vida preparada por Deus! 

Que as marcas do sacrífico de Jesus, sejam a firme esperança e convicção de que tudo será melhor um dia! E que os bons exemplos, o amor, o perdão e a compaixão sejam marcas da esperança maior em nossa vida: Jesus!

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." - 1 Coríntios 2:9

Sonhos

 Sonhos... quem não os tem?

Passamos a vida inteira sonhando. Com uma casa; um carro; um bom trabalho; em ganhar dinheiro o suficiente para viver confortável - talvez com a Mega Sena (rsrsrs); em encontrar uma boa companhia para toda vida; em terminar os estudos; em ter vida longa - talvez não morrer (?!?). Se morrer, queremos um bom cemitério, com muitos amigos pranteando por nós, e um lugar confortável no céu!

Enfim, tantos sonhos, tantas perspectivas... mas nem sempre são realizados!

Passamos a vida lutando por muitas coisas, mas conseguimos pouco em vista do que desejamos.

Criticamos avidamente muitas coisas, mas pouco fazemos para mudar - a começar por nós mesmos! Temos um espírito carregado de coisas ruins: egoísmo, superstições, medos, temores, angústias, depressões, avareza, luxúria, descrença, apatia, desprezo... são tantos nossos defeitos que fica difícil enumerar.

Mas a cada dia temos a oportunidade de abrir o cesto de lixo, e despejar tudo de ruim lá dentro, amarrar o saco, fechar o lixo, e colocar um novo cesto. Um cesto de coisas boas que podemos fazer transbordar, para que os que passam por nosso caminho, possam aproveitar da abundância, e partilhar conosco o que temos de melhor!

Deus é assim! Sempre transborda em bençãos para nós - não com migalhas. Mas, transborda com tudo aquilo que falta em nós, para que possamos partilhar com outros. E dentro destas bençãos, estão os nossos sonhos. Ele deseja realizar cada um com a mais infinita plenitude. Basta continuar a sonhar, e entregar os sonhos em Suas Mãos!

sábado, 25 de março de 2023

Quem pode mudar a hora da morte?

Uma das coisas que sempre me intrigou fora a questão da morte. Não digo a morte em si, mas o momento da morte.

O que a determina? O tempo de Deus? Um período pré-datado por Deus para a existência de cada um sobre a face da terra? Coisa do acaso? Uma pessoa pode morrer por engano? Destino? 

Um dia, ao ver um simples post do Pr. Josemar Bessa, me levou a meditar novamente sobre isso - que já havia me intrigado outras tantas vezes.

Conta a história, que Bobby Leach foi o primeiro homem a conseguir a façanha de descer as cataratas do Niágara em um barril (ok, você lembrou do Picapau - esqueça! rs), no ano de 1911. O primeiro pensamento é de que logicamente esse doido morreu, mas não! Bobby teve muitas lesões - embora incrivelmente tenha saído vivo, quebrou mandíbula e pernas, vindo a se recuperar bem. Em 1926, Bobby estava em turnê pela Nova Zelândia, quando escorregou em uma casca de laranja (mas há quem diga banana) e caiu ferindo a perna; tentou tratamento, mas fora obrigado a amputar devido a gravidade da lesão; essa por sua vez, trouxe uma infecção que ocasionou sua morte. 

Um tanto estranho, não?! Veja, 15 anos se passaram da queda do barril até a sua morte por um escorregão!

Você deve conhecer casos ou notícias de pessoas que passaram à beira da morte em situações inusitadas das quais a pessoa saiu viva. E outros que morreram em coisas banais inacreditáveis. Eu conheço vários...

Mas, há um caso bem curioso na Bíblia, que gostaria de partilhar com você.

No livro de 2 Reis 20:1-11, vemos a história do rei Ezequias, que adoecera gravemente. O Senhor então envia o profeta Isaías para que o notificasse de que ele deveria por em ordem sua coisas, pois em breve morreria (um certo privilégio, pois em via de regra não sabemos quando vamos morrer). Ezequias, em amargo clamor, suplica a Deus por sua vida; e por amor, conhecendo o coração do rei, concedeu-lhe mais 15 anos de vida a ele! Duvidoso da situação, Ezequias pediu um sinal: que o sol voltasse sua sombra em 10 degraus (há quem diga que estima-se algo em torno de quase 1h ou -/+ 40 min). E Deus o atendeu fazendo a sombra voltar.

Já imaginou você viver 15 anos além daquilo que lhe fora sentenciado? Quem não sonha viver mais do que lhe foi determinado? 

Em suma, não importa quantos anos vivamos nesta Terra, mas como a viveremos e a qualidade que teremos; o que deixaremos de legado; o quanto seremos influentes positivamente na vida de outros; o quanto melhoraremos como pessoas e a vida dos que nos cercam; e que acima de tudo, estejamos preparados para a volta de Jesus. Precisamos estar preparados para nosso encontro com Deus; afinal, possivelmente não nos será concedido aviso ou tempo oportuno de "por em ordem nossa casa" porque iremos morrer, como fora com Ezequias.

Deus "não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento." (2 Pedro 3:9), quer que aceitemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, porque na morte, nada poderemos mudar... tudo já estará sentenciado! E por isso mesmo Jesus diz: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (Mateus 6:27)

A reflexão bíblica me fez crer que o nosso nascer e o nosso morrer são pré-determinados por Deus mesmo antes da nossa concepção. Diz o salmista: "Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir." (Salmos 139:16). Logo, não podemos mudar... "Ninguém tem o poder de conter o próprio espírito; tampouco tem poder sobre o dia da sua morte, e de escapar dos efeitos da guerra; nem mesmo a maldade livra aqueles que a praticam." (Eclesiastes 8:8)

O homem mais sábio de todos os tempos diz em suas reflexões sobre a vida que "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou," (Eclesiastes 3:1-2)

Assim sendo, só nos resta o conselho de Cristo: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mateus 6:32-34)