Não somos sábios!
Definitivamente não sabemos o momento certo de ouvir, falar e até mesmo de irar-se contra algo. Dificilmente estamos dispostos a ouvir as pessoas, tendemos a falar rapidamente e por cima das falas alheias, e nos irritamos facilmente com coisas bobas e sem real sentido de ser. Quando se requer de nós, é fatigante...
Curiosamente, temos certa facilidade e articulação em expressar nossas ideias, pensamentos, crenças, conhecimento e até controvérsias; somos dispostos a defender aquilo que acreditamos com grande afinco. Mas, é bem verdade também, que as pessoas não gostam muito de nos ouvir. Nem todo mundo aguenta nossas lamúrias ou desabafos e problemas - porque tendemos a falar mais de coisas negativas do que positivas. Não estamos dispostos a ouvir conselhos, opiniões sobre nossas atitudes, julgamentos, coisas das quais não cremos e nem defendemos, e há os que rejeitam até religião ou Deus. Colocamo-nos contra tudo aquilo que pareça estranho ou contraditório às nossas convicções.
Mas além de deficientes no falar e no ouvir, quão fácil é nos irritarmos contra algo ou alguém! A todo instante algo nos desagrada, e passamos a criticar, caluniar, pensar e até desejar mal.
A ira nos cega! A fala sem ponderação nos leva a deixar de ouvir o que seria preciso para que pudéssemos tirar melhores conclusões e conhecer bem os fatos; nos preveniria da ira e de grandes problemas. A ira vem pela falta de análise crítica das situações e nos torna injustos para com os outros. Uma prova disso é que "A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão." - Provérbios 19:11. Ou seja, o entendimento e o perdão de um erro alheio e a prudência tomada sobre os fatos, nos traz benefícios - uma certa glória em nos mostrar sábios ante tais situações.
A nossa verdadeira sabedoria e sobriedade se mostra da seguinte forma: "O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez." - Provérbios 14:29. E quanta insensatez cometemos quando nos precipitamos!
A bíblia nos dá um conselho interessante: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." - Tiago 1:19. E quer saber o porquê ela nos diz isso? "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." - Tiago 1:20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário