sábado, 2 de maio de 2020

Gratidão

Você já pensou como a gratidão pode transformar nossa vida? Como o simples ato de agradecer mesmo pelas pequenas coisas pode trazer consequências para longo prazo?
Costumamos pensar na gratidão somente pela palavra "obrigado", mas hoje a ciência tornou esse sentimento um objeto de estudo e nos traz algumas coisas interessantes:
1. A gratidão é um sentimento único.
2. Não se assemelha nem mesmo a empatia.
3. O cérebro entende como um exercício muscular - quanto mais, melhor.
A gratidão é uma disciplina onde se escolhe agradecer e bendizer ao invés de reclamar ou amaldiçoar.
Além disso, o hábito da gratidão nos traz benefícios a saúde:

  • Melhora o sono;
  • Menos cansaço;
  • Melhora do humor;
  • Menor depressão;
  • Menos inflamações;
  • Vida mais longa;
  • Mais disposição;
  • Mais felicidade;
  • Mais fé;
  • Menos desavenças;
  • Mais tranquilidade;
  • Reforça laços
  • Torna relacionamentos mais duradouros.
Como é difícil sermos gratos! Sempre temos algo a pedir e a reclamar. Estamos num mundo cheio de problemas que nos influenciam de forma a olhar mais para o negativo que para o positivo. Mas você já pensou que o mundo é um reflexo da ingratidão? Não somos satisfeitos com a saúde, com a família, com o trabalho, com o corpo, com os bens, com as pessoas ao redor...
Em 2 Coríntios 9:11, a Palavra diz que Deus nos dá bençãos para que pela nossa postura possamos influenciar outros a darem graças a Deus.
Somos tentados a usar os momentos de gratidão para pedir algo. Mas perceba que pela nossa postura positiva, outros são influenciados a fazer o mesmo, elas se sentem motivadas a agradecer também.
Conhecedor das nossas ansiedades é que Deus nos aconselha em Filipenses 4:6 - entregar nossas inquietudes em oração e súplica, mas com ações de graça.


Oração

Sabe quando sua oração parece que não passa do teto? Você ora para que Deus te dê uma resposta favorável e de repente ocorre o contrário?
Foi o que ocorreu com o profeta Daniel. E assim ocorre e ocorrerá conosco diversas vezes. Assim foi quando após a cirurgia da minha mãe, eu orei por uma resposta do meu jeito, com as minhas vontades, com a minha esperança, as minhas consequências e a inexistência de outras (e quem não ora assim, né?) e ela veio de forma que eu jamais esperaria.
Somente ao entendermos a vontade de Deus como soberana, muitas vezes para o bem do próximo e não necessariamente o nosso, entendemos que Ele opera o melhor para aquela situação, e que ouve sim as nossas orações!
A sua vida pode ser fruto de oração.
Milagres ocorrerão mediante orações.
Embora a vida da minha mãe não tenha sido como eu orei, a resposta veio mediante orações. O decreto de morte pelos homens se tornou em sobrevida no decreto de Deus.
A vida do profeta Daniel e a conversão de Dario foram frutos de orações. A oração era parte constante na vida do profeta, que orava três vezes ao dia, numa entrega constante e fervorosa do eu, das vontades, das decisões e das respostas que esperava para diversas situações. A oração tornou o jovem Daniel em um homem idoso sábio, forte e temente. Uma pessoa que sabia que, independente dos acontecimentos, obteria o melhor aos olhos do Pai. E devia estar preparado.
A atitude de fidelidade e devoção a Deus por parte de Daniel, lhe trouxe inimigos. E assim como ele, você poderá despertar a ira de alguém por ser quem é. Mas a atitude de Daniel despertou também fé, devoção e confiança em quem menos esperavam os inimigos. Dario acompanhava a vida de Daniel, e quando seus adversários tramaram sua morte sendo então lançado aos leões, o rei orou e jejuou pela vida do profeta. E quem diria que um rei pagão seria influenciado por um idoso menosprezado? O jejum tornou o espírito de Dario quebrantando ao que Deus iria realizar. E assim somos moldados: na entrega.
Daniel foi salvo. Os inimigos pereceram. Dario convertido. E uma nação inteira soube quem era Deus... Pela atitude de uma pessoa que entregou diariamente a sua vida a Deus, ainda que algumas vezes sua oração parecesse não passar do teto.
Deus responde de formas inesperadas. Mas nunca deixa de nos responder, ainda que não seja como almejamos.
Para você tudo parece perdido? Ore!
A história de Daniel no capítulo 6 pode ser inspiradora.