Costumamos pensar na gratidão somente pela palavra "obrigado", mas hoje a ciência tornou esse sentimento um objeto de estudo e nos traz algumas coisas interessantes:
1. A gratidão é um sentimento único.
2. Não se assemelha nem mesmo a empatia.
3. O cérebro entende como um exercício muscular - quanto mais, melhor.
A gratidão é uma disciplina onde se escolhe agradecer e bendizer ao invés de reclamar ou amaldiçoar.
Além disso, o hábito da gratidão nos traz benefícios a saúde:
- Melhora o sono;
- Menos cansaço;
- Melhora do humor;
- Menor depressão;
- Menos inflamações;
- Vida mais longa;
- Mais disposição;
- Mais felicidade;
- Mais fé;
- Menos desavenças;
- Mais tranquilidade;
- Reforça laços
- Torna relacionamentos mais duradouros.
Como é difícil sermos gratos! Sempre temos algo a pedir e a reclamar. Estamos num mundo cheio de problemas que nos influenciam de forma a olhar mais para o negativo que para o positivo. Mas você já pensou que o mundo é um reflexo da ingratidão? Não somos satisfeitos com a saúde, com a família, com o trabalho, com o corpo, com os bens, com as pessoas ao redor...
Em 2 Coríntios 9:11, a Palavra diz que Deus nos dá bençãos para que pela nossa postura possamos influenciar outros a darem graças a Deus.
Somos tentados a usar os momentos de gratidão para pedir algo. Mas perceba que pela nossa postura positiva, outros são influenciados a fazer o mesmo, elas se sentem motivadas a agradecer também.
Conhecedor das nossas ansiedades é que Deus nos aconselha em Filipenses 4:6 - entregar nossas inquietudes em oração e súplica, mas com ações de graça.