quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Tiago 3:8-10 - O poder da língua


Quero partilhar com vocês hoje sobre o poder da língua.

"Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus." - Tiago 3:8-9

É bem verdade que amamos falar. Falamos sobre a vida, sobre as coisas, sobre as pessoas... falamos sobre amor, saudade, sentimentos. Com a boca abençoamos, animamos, parabenizamos, saudamos, encorajamos. Por muitas vezes nos declaramos e levamos conforto a tantos outros por aí através do uso da nossa boca.
Quero levá-lo além... a meditar o quanto mal já fez através do uso da língua.
Com ela amaldiçoamos, xingamos, caluniamos, fofocamos, praguejamos e até blasfemamos contra Deus.
Usamos muitas e diversas vezes nossa boca para palavrões, palavras torpes e de baixo calão, para humilhar e ofender pessoas. Com ela matamos uma pessoa espiritualmente e sentimentalmente, ferimos seu ser e podemos levar uma pessoa à depressão por simplesmente utilizar de uma palavra indevida.
É bem certo que a língua não faz nada sozinha. Mas quão insensato somos em usá-la forma leviana e achar que está tudo certo, e por fim ainda usar do jargão de que "falamos sem pensar". Ora, todos nós pensamos antes de falar (lógico), mas nem todos refreamos a falar e ponderamos antes de pronunciar algo.
No versículo de Tiago 3:10 diz: "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."
Amado amigo que aqui compartilha esta meditação, que cuidados devemos ter no uso da nossa boca!
Não se permita ser dominado pela precipitação, nem pela ansiedade ou falta de sabedoria e ponderamento. Não se prenda ao uso leviano e vulgar da boca.
Se de uma mesma sorte podes pronunciar benção ou maldição, escolha a benção! Seja uma benção na vida e aos ouvidos das pessoas! Use sua língua sabiamente, e seja uma benção nas palavras e sábio no uso da boca!

Deus te abençoe no uso da língua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário