segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O Tempo de Deus

Como tudo parece demorar a passar... Os anos, os meses, as semanas, os dias, as horas, os minutos, os momentos, a chegada, a partida, o pensamento, a despedida, o reencontro e um novo encontro. Tudo parece tão distante, tão longe.
A solidão que não encontra aconchego; a tristeza que não encontra alegria; o rancor que não encontra perdão; o tempo que não se acaba; a fome que não passa; a sede que não sacia; a violência que não acaba; a amizade que se desfaz; e Jesus que não volta!
Tudo parece tão longe... tão distante! Parece que nunca encontramos a solução das nossas ansiedades.
Mas, que solução se parece que não procuramos? Passamos a vida a esperar, mas não buscamos quase nada! Não estamos dispostos ao perdão, a reconciliação, ao trabalho, a mudança, ao reencontro, a curar a ferida, a uma nova amizade, a saciedade!
Buscamos de Deus uma resposta pronta: "agora!!!". Não queremos esperar e nem saber que cada coisa tem seu tempo... não o nosso tempo, mas o Seu tempo... um tempo que não é nosso, pois não somos criadores de nada. Só aproveitamos.
Tudo parece demorar, estar longe. E nos esquecemos que tudo é tão perto, tão ligado,  junto, rápido. Deus está nisso... Na demora e na rapidez; nós que não percebemos e não esperamos! Muitas vezes nessa espera ociosa, nem vemos que a solução já chegou.

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." - 2 Pedro 3:8

Imitadores

Você já parou para pensar como seria o mundo se de fato seguíssemos o exemplo de Jesus Cristo? Sei que a vida é cercada pela incredulidade. Duvidamos da existência de Deus e Sua atuação neste mundo. Mas, aqui neste mundo as pessoas se espelham em cantores, atores, modelos, presidentes, generais, suicidas, drogados, alcoólatras, traficantes, assaltantes, estupradores, sequestradores... eu e você.
Nos espelhamos nas pessoas a todo momento. Sempre queremos ser igual em alguma coisa com alguém; copiamos aquela roupa, aquele cabelo, aquelas palavras, aquelas atitudes... somos copiadores automáticos! Inclusive, somos 'reclamões' e murmuradores por excelência! Reclamamos do mundo, das coisas, das pessoas, dos atos, das palavras. Eu sou exemplo disso! Mas, e se ao invés de tanto reclamar, fôssemos seguidores de bons exemplos?
Já pensou se ao invés de duvidar e difamar Jesus, seguíssemos seu exemplo, o quanto isto mudaria tudo?
Jesus nunca teve em Suas palavras: fofocas, agressão, xingamento, maledicência, avareza, egoísmo, suborno, corrupção, lascívia, luxúria, desprezo, aborrecimento, maldição! Ao contrário, Suas palavras e atos eram repletos de amor, bondade, caridade, compaixão, compreensão, verdade, amizade, compartilhamento, solidariedade, graça, respeito, aconchego, paciência, obediência... João nos diz que nem todos os feitos e palavras dEle caberiam no livro que escrevia, mas seria capazes de encher o mundo todo.
O quanto temos enchido o mundo com nossos atos e palavras? Que diferença temos feito aos outros? Reclamamos ou agradecemos? Retemos ou compartilhamos? Amamos ou desprezamos?
Sejamos seguidores de Cristo primeiro... para só então poder dizer: sede meus imitadores!

A suma é:
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" - Efésios 5:1

terça-feira, 8 de maio de 2018

Não estamos preparados para o milagre!

Nem todos estão preparados para um milagre, para uma cura, para um restabelecimento, para uma nova oportunidade.
Às vezes clamamos a Deus que ouça e atenda nossas orações e traga para nós os nossos queridos de volta ao convívio porque os amamos e não queremos que eles partam jamais! É lógico isso. Ou talvez, nós, no leito da doença e à sombra da morte, queremos que Deus nos restabeleça. Queremos viver tudo que ainda puder e veja uma vida toda ainda pela frente.
Mas, nem todos estão preparados para um milagre! Sim...
Você já parou para pensar nas consequências? No trabalho do restabelecimento para que tudo volte ao normal? E, se voltar! Sim, SE voltar! Nem todos que passam pela doença e pelo vale voltam são e perfeitos como eram. A maioria tem sequelas temporárias, e outros tantos as tem para uma vida inteira! Uma vida que dali por diante será de luta, trabalho, esforço, empenho e muitas, muuuitas vezes de limitações, desânimo, sofrimento, depressão.
Talvez você não tenha entendido ou aceitei nada até aqui. Ou esteja vendo um certo egoísmo.
Nós, como familiares, amamos tanto a pessoa que a queremos para nós. Oramos, choramos, clamamos, imploramos, fazemos votos... E não pensamos no sofrimento que o outro irá passar. E quando ele passa por isso, julgamos ser frescura e falta de vontade pelas coisas.
Nós, como familiares, nunca pensamos no trabalho todo que teremos com aquela pessoa. As noites em claro, as horas em ajuda, desprendimento, paciência, amor, esforço, abnegação, o abrir mão da liberdade, dos passeios, do trabalho, do restante da família, dos estudos, e etc , que teremos de dispor para estar lá, ao lado do ente que tanto oramos. Infelizmente, poucos são os que abrem mão da própria vida social pela vida do outro por quem orou. Poucos compreendem a dor e são empáticos com o outro.
E se a situação inverter? Você se sentiria como? Queria viver bem, são e recuperado, claro! Mas e se não? E se voltar com sequelas pra vida e dependendo dos outros? O que acharia melhor entre a vida restrita e a morte (que a morte diz ser um descanso)?
A grande verdade nisso tudo é que de todos os parentes e amigos que dizem nos amar, que oram por nós e torcem por nossa recuperação, não nos acompanham posteriormente quando as coisas não saem 100%. Poucos são os que visitam. Raros são os que ligam. Escassos são os que permanecem ao lado ali na luta diária para ajudar no que for preciso. Dos mais próximos como pai, mãe, irmãos, cônjuge e/ou filhos, veja 2 que estarão sempre perto e 1 que estará sempre disponível para a vida toda de restrição do que voltou por milagre.

Nem todos estamos preparados para o milagre. Porque nem sempre o milagre é como sonhamos. Porque nem sempre o milagre é a cura física, mas às vezes uma cura espiritual, mental, sentimental - que não necessariamente o doente restabelecido. Porque nem todos estão preparados para as consequências sobre si que esse milagre irá trazer.
Nem sempre o julgo é suave... Nem sempre o fardo é leve... Mas Deus deu ombros largos para isso. E as melhores batalhas aos seus guerreiros mais fortes.

Prepare-se para o milagre!

terça-feira, 10 de abril de 2018

A onisciência de Deus

Às vezes, pelas tristezas das vida, passamos a duvidar da existência de Deus. Chegamos a pensar que não se importa conosco, que não intervém à nada, e que parece - se existir - muito acomodado ao "Seu mundo celeste" o suficiente para não se preocupar com os seres desta terra.
A verdade é que Ele não dormita. "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." - Provérbios 15:3. Ele vê cada passo que damos, cada ato cometido, cada feito por fazer... esquadrinhas o nosso coração e sabe a motivação de cada um deles.
"O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra." - Salmos 33:13-14
Só Ele age no tempo certo. Só Ele tem planejado o fim desde o princípio e acompanha a história em todos os seus rumos e trajetos. Ele conhece o porquê de cada escolha e sabe a justa recompensa que cada um receberá ao final.
Se hoje você se sente angustiado, injustiçado, incapacitado... saiba que Deus é aquele que julgará com justiça a cada um e dará a todos sua devida retribuição por seus atos. Por mais injusta que a vida pareça, não é injusto Aquele que tem olhado por você todos os dias... por um dia todo o mal receberá a devida recompensa por suas consequências; e os adeptos do mal, serão sentenciados conforme seus atos e palavras.

"E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas." - Romanos 2:2-11

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." - Apocalipse 22:12


Intercessor

Não estou aqui para atacar sua fé. Nem quero desrespeitá-lo. Mas, curiosamente, olhando a Bíblia à procura de texto correlacionados com as meditações, encontrei o seguinte:
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." - Romanos 8:26-27

Já viu isso antes? Puxa vida! Mas, e os santos dos quais muito se creem que intercedem por nós aqui? E as entidades que se acredita serem ministradores e intercessores de nós, humanos?
A Bíblia diz que não há! Não há intercessão, mediação ou qualquer outra coisa do tipo realizada por seres que não o próprio Deus. Quer ver? "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." - 1 Timóteo 2:5.
Você pode estar pensando: "mas você acabou de colocar que é o Espírito Santo". Verdade! Mas, não nos esqueçamos de que Deus, Jesus e o Espírito Santo são Um entre Eles; o que Um faz o Outro testifica e aprova! ("Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um." - Gálatas 3:20).
"De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." - Hebreus 7:22-25

Após a ressurreição de Cristo, não houve mais necessidade de intercessores entre Deus e os homens. O próprio Jesus o era por nós, mediante Seus méritos conquistados na Sua morte! A operação realizada pelo Espírito em nós, faz-nos clamar a Deus o que verdadeiramente necessitamos e ser aceitos ante Ele em nossos pecados, para que o sacrifício de Cristo seja efetivo à nós, nos dando a oportunidade de salvação.
Não há ser humano que possa mediar entre você e Deus. Todos nós somos falhos, pecadores, injustificáveis por nós mesmo em nossas faltam para com Ele. Somos incapazes de nos justificar a nós mesmo, como o poderíamos por outros?
Exatamente por isso, o Espírito Santo coloca em nossos lábios e em nossa mente, as palavras e atitudes corretas para nos achegarmos a Deus! Jesus quem ministra em nosso favor, apresentando Seu sacrifício como suficiente para nos justificar e perdoar, e sermos aceitos como legítimos filhos de Deus!
Só Ele sabe sabe do que precisamos de verdade... porque nós, somos manchados pelo egoísmo, e muitas vezes pedimos o que não nos convém, não conhecendo o futuro, e nem sabendo o quanto aquilo influirá em nossa vida.
Santos seremos ao nos tornarmos filhos de Deus! Ao realizar Sua vontade e seguir seus preceitos. Ao obedecer Suas leis, sermos discípulos de Cristo. Santos somos nós, ao entrarmos em contato com o Santo Deus Altíssimo, aquele que nos purifica e limpa de todo mal, que nos perdoa e nos transforma.... somente em ligação direta podemos ser o que Ele já é: Santo!


Juízos de Deus

Podemos duvidar de muitas coisas... e uma das coisas que mais duvidamos na verdade é da palavra das pessoas. Há quem diga: "sou do tempo em que a palavra valia muito mais do que o escrito", "no meu tempo a palavra era tudo", "palavra dita, tem de cumprir", "quem tem palavra tem tudo"... enfim, a palavra valia ouro! 
Hoje, somos levados pela mentira, interesse, falsidade, ganância, manipulação. Dizemos algo que não condiz com a verdade sobre as pessoas, os fatos e até pensamentos. Somos muitas vezes presunçosos e arrogantes... e de fato, nossa palavra não tem muito valor haja visto a grande necessidade de ser tudo formalizado, assinado e com reconhecido para que tenha validade.
Cientes disso, o Ser conhecedor de todas as eras e épocas sabia que assim seríamos com o passar do tempo. Quando nos primórdios do tempo Sua palavra era transmitida pela própria palavra dita de pai para filho e outras pessoas... assim a Palavra de Deus chegava longe. As pessoas de todas as épocas primárias, sabiam a origem daquilo que ouviam e não duvidam quando O conheciam, pois sabiam a veracidade de tudo que obtinham por meio de outras pessoas. Sabiam que "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" - Números 23:19.
O tempo passou, a população espalhou-se, multiplicou-se e desvirtuou-se de tudo aquilo que seus antepassados aprenderam. Esqueceram das orientações, e mal sabiam passar aos descendentes aquilos que aprendiam. E Deus, em Sua infinda sabedoria, passou a utilizar-se de pessoas comuns, dos mais variados conhecimentos e formas, para escrever aos povos Sua vontade e Suas orientações para que tivéssemos uma vida condizente com Seus desígnios; para que vivêssemos melhor.
O fato é que não confiamos em quem não conhecemos. Não acreditamos se um estranho nos contar um fato, até que testifiquemos de verdade o ocorrido. E assim é com as pessoas hoje... não conhecem a Deus, não procuram Seus escritos. Deus nos reservou a Bíblia, para ser Sua palavra escrita e conhecida em todo o mundo. Fez de homens símplices, humildes, desconhecidos, em homens que mudariam a história por terem se deixado ser usados por Deus para comunicar Sua palavra a nós.
Hoje, devido nosso pecado, mal ouvimos Sua voz... mas ela está lá, todos os dias a falar ao nosso subconsciente coisas do dia a dia. Somos muitas vezes a tomar atitudes que nem pensávamos, por intermédio do Espírito Santo; mas Ele claramente nos motiva a cada dia a ler coisas que nos aproxime de Deus... e a bíblia é uma delas!
É fato sim, que não confiamos mais nas pessoas como poderíamos; mas este mundo depravado, repleto de mentiras e ardilosidades, nos fazem temer qualquer coisa... e muitos há que nem acreditam na veracidade da Bíblia como Palavra de Deus escrita a nós. Mas, quero convidá-lo a meditar hoje... a repensar algumas coisas; seria algo tão mentiroso e passível de incredulidade, mesmo quando tudo que ela relata estar ocorrendo? Seria a bíblia uma grande farsa, mesmo quando todas as profecias nela descritas se cumprem ao pé da letra? Sendo Deus Soberano, Onipotente, Onisciente e Onipresente, sabedor de tudo, seria Ele incapaz de capacitar determinadas pessoas com dons especiais de transmitir Suas mensagens à nós? Ora, se Deus é capaz de tudo, porque não o seria de deixar-nos Sua Palavra para que tivéssemos conhecimento e preparado para as coisas que haveriam de vir?
De algumas coisas devemos ter ciência:

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." - 2 Timóteo 3:16-17

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 
Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." - 1 Pedro 1:23-25

"Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.
Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca." - Salmos 33:4-6

Que sejamos fiéis, assim como Ele o é! Que nossa palavra tenha poder e serventia, validade e veracidade, assim como a palavra do Senhor.

"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente." - Salmos 19:7-9

"Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos.
Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis." - Salmos 119:137-138


quarta-feira, 21 de março de 2018

Seu lugar

Quantas vezes olhamos para algo que alguém tem, e desejamos possuí-lo? Posse, caráter, amigos, família, dinheiro, trabalho... São inúmeras coisas que podemos almejar. Mas o fato é que nem tudo que cabe ao outro, caberá a nós.

Quando José ganhou seu casaco colorido, seus irmãos o invejaram: pela posse, pelo amor paternal, pelo caráter e até mesmo pelo conhecimento e pela fé. Armaram e forjaram sua morte, o venderam como escravo e ainda sim, não acharam para si o lugar que tanto almejaram. Não era o lugar deles.
Cada pessoa tem seu lugar no mundo. Deus nos colocou exatamente onde deveríamos estar para desempenhar a obra que nos designou e que só nós podemos fazer.
Os irmãos de José não o mataram, mas ao mandarem ele ao Egito como escravo, mal sabiam que este seria um propósito divino para salvar inclusive suas vidas futuramente.

Você não está contente atualmente? Não se encontrou no que faz? Deseja ser igual ou ter mais que o outro? Calma, sua obra não acabou! É apenas uma etapa... Não almeje estar no lugar do outro, pois a obra dele não é a sua. Cada pessoa tem sua obra e seu lugar no mundo... Deus não colocou ninguém fora do lugar, mas colocou-nos no local exato para realizar tudo aquilo que é necessário para a vida. Logicamente que a exceção à está regra são os maus caminhos que alguns traçam... Mas todos nós temos um lugar ao Sol!

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" - (Filipenses 1:6)

Medidas de misericórdia

No livro de Mateus 18:23-35 conta um caso assim, onde foi proferido através de parábola por Jesus. Conta a história (ou estoria) de um credor incompassivo que havia tomado grande quantia de empréstimo real; ao ser cobrado da dívida disse não ter como pagar e pediu perdão e obteve. Posteriormente, encontra ele um homem que lhe devia uma quantia bem menor que sua dívida real; efetua cobrança do valor, porém este devedor pediu perdão, ao passo que o credor outrora perdoado não dispensou perdão de uma pequena dívida.
Essa história nos ilustra como muitas pessoas são excessivamente justas e irredutíveis em cobrar as obrigações dos outros. Querem eficácia e consequências! Mas quando erram, pedem misericórdia e perdão por seus erros, buscam amenizar as consequências e compreensão alheia.
A grande lição divina para nós é uma verdadeira alto análise de si. Começa na avaliação do nosso nível de misericórdia e justiça para com os outros. Como você é com as faltas dos outros? Seu nível de justiça e perdão é o mesmo que aplica para você?

Esse conceito é tão salientado por Jesus, que Ele traz uma história semelhante aplicável a uma outra situação que quero convidá-lo a ler em Lucas 7:41-50).

Jesus nos convida a rever conceitos...

"Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas". - (Mateus 18:35)