quinta-feira, 24 de julho de 2014

Humilde... você é?


hu·mil·de 
(derivação regressiva de humildar)
adjetivo de dois gêneros
1. Que tem humildade.
2. Simplesmodesto.
3. Obscuropobre.
4. Medíocrebaixo.

hu·mil·da·de 
(latim humilitas-atispequenezmodéstia)
substantivo feminino
1. Qualidade de humilde.
2. Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. = MODÉSTIA ≠ ALTIVEZARROGÂNCIAORGULHO
3. Sentimento de inferioridade. = REBAIXAMENTO
4. Demonstração de respeito, submissão. = DEFERÊNCIAREVERÊNCIA ≠ DESRESPEITO
5. Ausência de luxo ou sofisticação. = SIMPLICIDADESOBRIEDADE ≠ OSTENTAÇÃO
6. Pobrezapenúria.

Certa vez ouvi um ditado assim: "humildade: quando se acha e diz ter, perdeu-se e tornou-se arrogância".
Pensando nisso... quão difícil é ser humilde!
O que é a humildade para você? Ser pobre? Morar em um lugar simples e sem muito luxo e comodidade? Vir de uma família sem muitas condições? Passar-se por bonzinho e ajudar a todos?
Realmente, não é algo fácil de se explicar... parece até um tanto complexo.
Estava consultando o dicionário, e deparei-me com as definições acima. Entre todas elas, gostaria de levá-lo a pensar nas formas mais essenciais de todas na minha opinião:
      hu·mil·de 
   2. Simplesmodesto.
hu·mil·da·de 
2. Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. = MODÉSTIA ≠ ALTIVEZARROGÂNCIAORGULHO
4. Demonstração de respeito, submissão. = DEFERÊNCIAREVERÊNCIA ≠ DESRESPEITO

Dentro de tudo aquilo que já li biblicamente, cremos estar muito fora disso... pelos nosso conceitos, conhecimentos, orgulho, soberba, grandiosidade e sentimento de superioridade.
O nosso "simples" e "modesto" muitas vezes beira ao exagero, seja na vestimenta, na fala, nas manifestações, na alimentação. Achamos ser uma coisa quando na verdade mostramos outra às pessoas.
Dificilmente temos a capacidade de reconhecer em nós mesmos os erros, as faltas, os defeitos, as limitações. Queremos superá-las! Mostrar-nos maiores! Mostrar o quanto estamos certo em certos pontos! Somos grandes!!! Totalmente contrária à modéstia, nos pegamos muitas vezes levados pela altivez, pelo orgulho e pela arrogância... Pelo sentimento de grandeza e o desejo de reconhecimento por nossas obras terrenas, queremos a glória para nós. E onde fica a humildade?
Vejo muitos artistas e jogadores que dizem: "vamos permanecer com humildade...", mas em campo, no seu terreno, onde vemos isso? A todo momento disputam, agridem, esbanjam e esnobam os que julgam serem menores que eles mesmo. Quando deparado com os membros que queriam fazer tudo e atraírem para si a atenção, em demonstrações públicas de bondade, generosidade, caridade e afins, os mesmos foram alertados com a seguinte orientação do apóstolo: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." - Filipenses 2:3

Também nós, muitas vezes, somos levados pelo desrespeito para com os outros. Diferente da obediência, deveríamos ser humildes o suficiente a ponto de demonstrar toda a nossa submissão (serviço) pelos mais velhos e respeito para com todos que nos cercam. Não estamos dispostos a ser bondosos, servir as pessoas, ajudar quem precisa, respeitar as pessoas mesmo quando elas nos desrespeitam. Não queremos ficar por baixo dos outros... Mas, contrariamente a isto, Cristo nos convida: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." - Mateus 11:29-30. Sermos como Jesus foi! Esse é nosso dever e objetivo! 
Jesus em todo o tempo e vida fora humilde! Não se colocava acima de ninguém (mesmo sendo Deus). Não era arrogante, nem orgulhoso, não foi desrespeitoso. Era simples, modesto, reverente, sóbrio... e pobre! A pobreza é só uma condição... os atributos sim devem estar contidos em nós! E exatamente por isso Ele nos promete: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." - Mateus 5:3

Quer você ser herdeiro do céu? Aprender e ensinar aos outros? Ser reconhecido e bem estimado? Ser amado e salvo? Seja humilde! "Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." - Tiago 4:6-7
"Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, nem injúria por injúria; mas, pelo contrário, bendizendo, porque para isto fostes chamados, a fim de que recebais bênção por herança." - 1 Pedro 3:8-9





* "humilde", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/humilde.
** "humildade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/humildade.

O mal terá seu fim!!!

Gostaria de partilhar com você, um pensamento sobre as misérias deste mundo.
Uma amiga muito querida questionou-me sobre isso... e gostaria de levá-lo a uma nova compreensão de algumas coisas que nos perturbam pela vida: Por que sofremos? Por que crianças são tão lesadas? Por que precisávamos passar por tudo isso? Por quê?!

Não encontrei na Bíblia nenhuma explicação direta, nenhum capítulo inteiro que diga clara e diretamente sobre isso... mas a encontramos em toda sua extensão e análise...
A única resposta que temos é: pecado!
É realmente algo muito difícil de entender, nossa mente enche de por quês?! São questionamentos que fogem da nossa razão e lógico... e essa é a causa de haver tantos incrédulos e ateus.
"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." - João 10:10
Satanás não tem prazer no que é bom... e disso sabemos.
Acho que em partes aqueles meus posts de ontem com citações de EGW refletem muito da verdade e do que eu penso sobre o assunto e poderia lhe responder também.
No livro História da Redenção ela trás um fato bem curioso...
Quando Lúcifer demonstrou sua rebelião de forma escancarada, poderia Deus tê-lo destruído naquele instante, a fim de remediar a situação por assim dizer e acabar com o mal que brotara ali. Mas Lúcifer contestava a "bondade e o amor" de Deus... achava-O tirano, e que havia feito escravos que deviam viver para servi-Lo como prisioneiros...
Lúcifer persuadiu inúmeros anjos a suas fileiras, os convenceu de suas ideias, e provocou grande comoção no céu. Deus precisaria intervir de alguma forma.
Se Deus houvesse destruído Lúcifer e os outros anjos rebelados no momento de sua rebelião, não poderiam os outros seres criados pensar o mesmo? Não seria Ele então um ditador tirano ao destruir imediatamente aqueles que se mostraram rebeldes contra Seu sistema de governo?
Pensando nisso, Deus usou de outro método: mostrar a todo o Universo quem era errado em sua forma de governo.
Deu oportunidades de conversão a todos - arrependimento, mas se negaram a ver seus erros. Então, foram banidos do céu  e perderam a glória que possuíam... mas como seres diferenciados, ainda detentores de poder, beleza e resquícios de glória.
Banidos, vieram para um planeta desabitado: o local de trevas que foram reservados a permanecer... trevas estas que depois passaram pela criação (Gên 1)
Ainda assim, aqui permaneceram... e na criação Deus deu ordens para que não se aproximassem da árvore da ciência, pois era somente naquele espaço que era permitido a Satanás ficar e tentar a nova criação de Deus.
Ali começa a desgraça que hoje conhecemos...
Não preciso detalhar este trecho pois você bem conhece a história da queda do homem. Hoje, vemos os resultados do governo livre de regras e normas impostas por Deus, as quais Lúcifer queria tirar desde o céu.
Um lugar sem respeito, sem amor, sem pudor, sem limites, sem compaixão, sem Deus!
Um lugar onde Lúcifer queria se assentar como sendo o próprio Deus, governando a sua maneira o mundo; mas em rebelião pela derrota contra Cristo, hoje faz-nos passar por todas as calamidades possíveis, pois vê que seus métodos eram puro engano que não voltam atrás.
Um mundo onde os mandamentos são abolidos, onde o amor deixa de existir, onde reina as mortes, a miséria, o sofrimento...
Infelizmente, somos testemunhas das mais atrozes crueldades... não porque Deus queira, mas porque era necessário a fim de se provar a veracidade dos fatos.
Tudo parece muito além da nossa compreensão... mas vejamos por um lado: Era necessário Deus provar para todo o universo que Ele tinha razão ao estabelecer certas diretrizes... quando em rebelião contrária à estas normas, vemos as consequências que conhecemos.
Quem, em sã consciência, seria contra "não matar'? Aparentemente ninguém... mas Lúcifer foi quando nos quis em plena liberdade de conceitos.
Somos livres sim, mas escravos das regras para que essa liberdade que temos seja proveitosa. (parece estranho né?!)
Mas, levando para o lado daqueles posts, pensemos:
Se os homens seguissem as leis de Deus, teríamos a miséria? a pobreza? a fome? as mortes? os estupros? a violência? as atrocidades?
A base da lei de Deus é o amor... amor por todos e por tudo.
São milênios de uma história sofrida, de calamidades e pecados... mas necessária para se provar onde está o bem e o que nos tornaria realmente felizes e perfeitos.
Muitos hoje não acreditam em Deus.
Mas, se seguissem os Seus preceitos, não seriam estes melhores?
Deus se incomoda e sofre com cada ser inocente que padece neste mundo! Creio Seu coração se condoer em pena e sofrimento por cada ataque sofridos pelos Seus filhos! Não era desígnio dEle que assim fosse...  Não era Seu plano que morrêssemos, que fôssemos violentados, que caíssemos em pecado! Não!!! Exatamente por isso criou Adão e Eva perfeitos, com um jardim lindo e uma árvore da vida eterna! Mas, como Satanás, não deram créditos aos planos divinos!
Mas, um dia tudo isso que hoje vemos terá um fim!!! Todo o sofrimento, toda a lágrima, todo pecado, toda morte, todo infanticídio, toda pobreza, toda miséria e fome e sede! Tudo... tudo que veio com pecado, irá com ele como veio... para nunca mais voltar!
Deus nos restaurará à Sua imagem e semelhança! Ressuscitará e transformará Seus filhos que tanto sofreram! Avivará todos os que antes padeciam em suas mazelas! Não mais sofredores... mas salvos! Salvos e remidos... em plena paz, amor, felicidade, gozo, perfeição!
Cada um de nós temos uma prova da qual não sabemos, uma missão que não conhecemos, e um crescimento ainda não conquistado. Cada um de nós que permanecermos firmes mesmo em meio à tempestade, alcançaremos gozo afinal!
As nossas lamúrias e pesares destes finitos anos terrestres, creio eu muito em breve serem transformados em anos de gozo eternos... onde nunca mais o mal se levantará novamente... e finalmente ouviremos e saberemos: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." ...e que "Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." - Apocalipse 21:1 e 4

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 12)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 11)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 10)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 9)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 8)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 7)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 6)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 5)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 4)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 3)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 2)

Está Escrito - Sábado 24h de Descanso (parte 1)

Nossos planos e as bençãos


Estava aqui a pensar.
Dizem que os alemães são um povo um tanto incrédulo. Estão entre os países com maiores índices de incredulidade e falta de espiritualidade. Muito embora tenha raízes profundas de cristianismo, ainda é um povo do qual hoje não ouvimos muito sobre serem devotos de algo ou alicerçados em Deus.
Pode ser que o que eu venha a dizer não condiga em tudo com a verdade, mas gostaria que você refletisse sobre os acontecimentos.
Há pouco tivemos a Copa do Mundo. Evento este que sabemos ser disputado, envolver negócios obscuros, envolver a competitividade muitas vezes desleal e profana. Mas, ao analisar o decorrer dos fatos poderíamos constatar algumas coisas.
Logicamente Deus não é ligado nestas coisas! Tão pouco gostaria de usar isso de forma leviana... mas pense: a boa parte dos acontecimentos hoje não são do agrado divino pela finalidade e objetividade com que ingressamos em algo. Mas, vemos alguns exemplos bíblicos, de que mesmo quando o povo não era o que devia, ainda sim Ele abençoava o desenrolar das coisas para que houvesse benefícios aos seus filhos! De uma forma bem clara, Deus muitas vezes abençoava grandemente os inimigos de Seu povo com riquezas e abundância, para que no momento oportuno eles fossem abençoados com aquilo que outros conquistaram.
Trazendo aos finalmentes... 
Você pode não ter gostado da Copa (assim como eu), pode ter visto todos os jogos e torcido ardentemente... mas ainda sim, viu muitas surpresas. E você já entendeu onde quero chegar...
Sim, eu creio de que Deus concedeu a benção aos campeões desta competição... não só porque talvez tiveram mérito, mas porque Deus sabia o quanto estes poucos homens, usaram de um campeonato do mundo para trazer benefícios a outras pessoas que nem de sua pátria eram! Creio que Deus lhes permitiu conquistarem a vitória deste campeonato, por todo o esforço e dedicação, com capacidade e saúde para isso. Mas também porque este povo alemão, usou de suas riquezas não só para seu próprio bem e lisonja, mas para benefício de um povo que muito precisava! 
Diferentemente de um time que pouco faz por seu povo, de uma nação que pouco se importa com os seus, de um governo que vê as necessidades mas insiste em não enxergar e solucionar seus problemas, de um multidão que coloca ídolos, pessoas e o próprio eu acima de Deus e das necessidades dos mais carentes... vemos uma derrota simples num campeonato sem importância, mas que reflete muito bem onde apoiamos nossa força e atenção - em coisas desnecessárias! Isso é total reflexo da nossa soberba e orgulho, da ganância e da avareza, da falta de amor!
Como bem sabemos, eles construíram e reformaram escolas, centro de saúde, estradas, ajudaram em outras muitas coisas... e por fim, ainda um jogador dispôs de seu prêmio para ajudar outras crianças em cirurgias, as quais talvez nunca poderiam realizar se não por este meio.
Deus abençoa seu povo aqui na Terra, seja através da benção direta ou indireta; seja o povo se consagrado ou não a Deus. Talvez, nenhum deles acredite ou tenha se consagrado a Deus nos seus planos. Talvez tenham... a verdade é que Ele os abençoou, porque tudo que fizeram não retiveram para si. E a grande verdade, é que o próprio Jesus garante: "E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." - Mateus 25:40.
Independente da fé... creio que Deus derrama bençãos infindas sobre os Seus... quando nos entregamos nas mãos dEle, a resposta vem da forma como menos imaginamos - direta ou indiretamente! Confie!!!



terça-feira, 8 de julho de 2014

A beleza dos lábios


Há pessoas de lábios lindos!

Há bocas dos mais variados jeitos e tipos.
Gosto de lábios mais cheios, desenhamos, com contornos... parecem mais belos ao mais simples sorriso que face esboce.
Mas, curioso é ver, como muitas pessoas cuidam dos seus lábios, do seu rosto, preocupam-se com as rachaduras que aparecem pelo frio ou calor excessivo, com as cores que usaram para torná-los mais belos... mas esquecem-se do principal: a beleza daquilo que sai deles!
Tendemos a cuidar muito mais daquilo que somos exteriormente do que o que temos interiormente. Cuidamos excessivamente do nosso exterior, mas nosso interior exala muitas vezes tudo de ruim e podre que carregamos conosco!
Há pessoas que possuem um belo rosto, mas trás dentro de si uma amarga expressão de perversidade. Pessoas que tem brilho nos olhos e cuidam para que chame a atenção com as maquilagens, mas o brilho em muito se ofusca pela maldade e falsidade. Pessoas de sorriso simples e encantador, mas que por trás dos dentes a língua coça e se contorce pronta a dizer todo tipo de palavras torpes e vis.
Há pessoas que preocupam-se demais com o exterior... visam a beleza que os olhos podem ver. Julgam outras pela aparência com que dizendo "este é feio" ou "este é lindo"... mas se esquecem que a beleza interior do ser torna-o diferenciado, podendo ser o mais belos dos seres.
Nossas palavras revelam muito sobre nós, o que somos e o que sentimos. Revelam nosso caráter, nosso modo de pensam e como agiremos. Podemos ser os mais belos do mundo, quando nossos lábios forem cobertos da maquilagens da verdade, do amor e da justiça.


"O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente." - Salmos 12:3

O valor das palavras

Nada mais agradável que partilhar da companhia de alguém sabe falar. Não digo somente de palavras corretas, mas sim da palavra certa na hora certa.
Pessoas que sabem o que dizem, que tem propriedade nas palavras, conhecimento de situações e coisas, que sabem calar e ouvir, mas também sabem dar conselhos na hora certa, censurar no momento e na forma oportuna... são pessoas que prendem nossa atenção!
Mas, dentre todas as coisas, nada mais agradável do que pessoas que são fontes e águas profundas a jorrar amabilidade! São pessoas que derramam mel através de cada palavra, e no momento em que mais precisamos usam do amor para falar conosco.
À estes, posso dizer que são verdadeiramente inspirados por Deus! Porque não há palavra que não nos sejam inspirada, quer seja por Deus ou pelo inimigo. E justamente pelas influências que sofremos, devemos pensar, meditar, avaliar tudo aquilo que sobe a nossa mente, para que saibamos exatamente o que falar, e que estas palavras não venham a servir de abismo ao invés de ponte às pessoas.
Nossas palavras podem ser condutos de vida ou de morte; pontes ou abismo; transmitir amor ou ódio... basta deixar-se guiar pelo Certo (Deus).
Que as palavras sejam amáveis, que nossos lábios pronunciem boas novas, e que nossa vida sejam um ribeiro de vida e luz!


"Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria." - Provérbios 18:4

terça-feira, 1 de julho de 2014

Sua língua tem poder!

“Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” - Tiago 3:5-10

Poderia eu não dizer mais nada aqui sobre o poder que a nossa língua tem. Poderia não frisar o quanto bem ou mal tem ela a capacidade de transmitir. Mas, de uma forma muito especial, Deus tem uma mensagem poderosa para nos ensinar na Sua Palavra (a Bíblia) sobre como devemos nos portar e usar essa poderosa arma que temos.
Curiosamente, temos em nosso meio de forma muito comum o “falar da vida alheia”. É comum comentar, falar, espalhar e até fofocar e caluniar algo que ficamos sabendo sobre a vida das pessoas. Muitos podem achar que não fazem o que chamamos de “fofoca”, mas como poderíamos classificar o “falar da vida alheia” de forma tão clara? Tamanha é nossa disposição em falar do outros, que muitas vezes somos tomados pelo falar demais e acabamos por colocar coisas que não existem, que não aconteceram e até que nem foram ditas... ou seja, não provém de fonte alguma a não ser nossa própria mente afiada. De forma bem interessante, vemos como uma famosa brincadeira de “telefone sem fio” pode perfeitamente fazer parte da nossa vida. De forma bem peculiar a Bíblia nos alerta em como devemos proceder com relação ao nosso falar e pensar.
Uma das coisas mais comuns que nos ocorrem são os que “Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam.” - Salmos 78:36. Como isso? Pessoas que costumeiramente na sua frente são uma coisa e por trás outra; pessoas que te bajulam na sua presença, mas na sua ausência destilam dos mais ardis venenos que a mente possa jorrar. Neste sentido, a Bíblia nos diz de forma muito contundente que da parte dos ímpios (pessoas más e que pensam no que é mau) “Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.” - Salmos 140:11. Além disso, diz também que “Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.” - Salmos 5:9. Já imaginou Deus vendo sua boca como um sepulcro aberto? De que não há retidão no seu falar? E que o seu interior não há verdade benéficas?
Um sepulcro não contém nada mais que um morto podre, cheio de vermes que o comem por dentro até que se torne em ossos secos. Fede, é repugnante, é nojento e rejeitado é o local onde ele se encontra. Uma boca cheia de palavras más, mentiras e que procede fora da firmeza e retidão, atrai para si o mal, a violência, a maldição. Uma pessoa que não tem poder sobre o que falar com palavras torpes, também não tem poder sobre sua mente e seu corpo, porque assim como diz o ditado “a boca fala do que está cheio o coração”. Poderia por acaso uma pessoa de mente torpe falar coisas retas e puras? Poderia ter pureza de alma e mente aquele que se detém em falar mal da vida alheia e semear a discórdia?
No nosso muito falar corremos o risco grave da insanidade e do falar sem medida. Provérbios 10:19 diz que “Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio”. Ou seja, aquele que falar demasiadamente incorre em maior risco de cometer pecados, pois mui afiada é! Mas de forma excepcional Deus tem por sábio o que modera (pondera, pensa, reflete antes) o que precisa falar. E justamente por isso ele nos aconselha:  “Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.” -  Salmos 34:13
Falar é ótimo, mas aqueles que sabem ouvir, pensar, reter para si o necessário e só falar o que convêm, alcança grande sabedoria e torna-se querido e admirado por todos! O que é sábio no falar, torna-se sábio no proceder e no pensar; saberá analisar as situações e tomar as melhores decisões. Poupará a vida das pessoas e até sua própria vida de desgraças e maldições, pois ao invés de semear os ventos da discórdia, será o semeador de bons ventos e bênçãos sem medida! “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem;” - Mateus 15:18-20
Aquele que cuida em ser servo de Cristo, ser cristão, bondoso, respeitado, feliz, bom exemplo e sábio, deve tomar como primeiro item cuidar de si próprio, buscar sempre antes da atitude o pensar “o que Jesus faria?”. Pois bem diz a Bíblia que o que profere mentiras não é filho de Deus, antes procede como o pai, Satanás (João 8:44). De fato, “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” – Tiago 1:26.
Sendo então filhos de Deus (como pensamos), que nossa boca seja uma verdadeira fonte de bênçãos – que nossas palavras transmitam vida, amor, união e misericórdia!