*(sermão de 29/06/2014 na IASD Jd. Montezano)
"Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" - Romanos 5:20
O que é graça para você?
Seria graça um presente? Algo gratuito? O perdão? A salvação?
Podemos dizer que é uma junção de tudo. Mas, também posso dizer, que graça nada mais é que AMOR!
E olhando por este lado... o quanto você está disposto a partilhar graça e amor? O quanto de amor damos aos outros? Você estaria disposto a depositar confiança em alguém que houvesse um grande pecado? Aceitaria ser liderado por alguém que não lhe parece ser um bom exemplo? Colocaria uma pessoa duvidosa em um cargo de confiança?
Quero convidá-lo a analisar comigo alguns exemplos:
- Adão e Eva (Gên. 3) pecaram. Foram totalmente desobedientes. Comeram do fruto proibido, deram ouvidos a Satanás, procuraram se esconder, e ainda mentiram sobre o acontecido tentando jogar a culpa nos outros. Ainda assim, Deus lhes deu nova oportunidade de serem os pais da raça humana, crescendo, se multiplicando e cuidando da terra - e Deus sabia que eles errariam ainda sempre!
- Abraão pecou. Fora mentiroso e desconfiou de Deus. Mentiu que Sara era sua esposa por duas vezes por medo de morrer. Tomou pra si outra mulher (Hagar) para ter filho e "facilitar" a promessa de Deus de que seria pai. Por fim gerou dois povos rivais e ainda teve mulheres ao invés de uma mulher. Ainda assim fora tido por Pai da Fé (Rom. 4:11) e Deus cumpriu o que havia prometido.
- Davi pecou. Fora maquiavélico, adúltero, mentiroso, assassino. Tomou pra si uma mulher já casada, mesmo sendo casado. Tramou a morte do esposo da mulher que cobiçou e ainda mentiu sobre o assunto a toda nação. Ainda assim Deus o perdoou... sendo ele ungido rei sobre toda uma nação, um exemplo para muitos, amado por muitos, tornara-se "um segundo o coração de Deus" (Atos 13:22).
- Pedro pecou. Era nervoso e temperamental. Negou a Jesus por três vezes com juramento. Deus o perdoou! Tornara-se um dos maiores evangelistas que conhecemos. Levou o evangelho ao mundo! Deus também lhe deu uma 2ª chance!
Como bem sabemos, muitos são os exemplos que temos de pessoas que tiveram grandes pecados na Bíblia. Pessoas que nos dias de hoje não perdoaríamos ou não mediríamos esforços na oportunidade que tivéssemos de lhes apontar o dedo e acusar, não perdoar e nem demonstrar amor; antes, acusaríamos e até os rejeitaríamos de nosso meio.
Veja, não estou aqui dizendo que os erros e pecados devem ser passados por cima e não enxergados, que não precisem de correção e disciplina. O próprio Deus nos corrige e nos disciplina diariamente. Mas, quantos de nós estamos dispostos a ser como Jesus fora quando no Seu encontro com a mulher adúltera em João 8:1-11? Quantos de nós daríamos uma segunda chance à pessoas como Jacó, Raabe, Zaqueu e Saulo (mais tarde tornou-se Paulo)?
De fato todos estes pecaram, mas receberam a manifestação da graça e do amor de Cristo sobre sua vida. E assim como nós um dia em nossa vida, lá no passado, também recebemos de Deus uma segunda chance para mudar; e ainda recebemos essa oportunidade a cada dia!
Não importa quão longe tenhamos ido, nem quantos pecados tenhamos cometido; Deus nos perdoa e esquece nosso passado (Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. - Miquéias 7:19), nos torna então novas criaturas pelo Seu poder (Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - 2 Coríntios 5:17) e tudo fica para trás. Quando tornamos a pecar e nos arrepender, já não é uma 3ª, 4ª, 5ª vez que faz... é a nossa 2ª chance, porque Ele apaga nossas transgressões (Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. - Isaías 43:25). Mas e nós? Nós fazemos questão de sempre lembrar, apontar, pisar, castigar, acusar, mesmo com o passar dos anos e todos os pedidos de perdão. Não esquecemos e sempre jogamos aquilo que o outro nos fez.
Mesmo abusando por muitas vezes da graça e do amor de Cristo, ainda assim Ele torna a ir ao mais profundo abismo, ao mais fundo do poço que houvermos caído para nos buscar e resgatar!
Nós, como cristãos que somos, não podemos usar de métodos diferentes dos de Cristo. Devemos sempre ter a mão estendida aos que precisam. A igreja deve ser um lugar de união, de amor, de paz, de familiaridade. Um lugar onde, se a pessoa não encontrar isso fora, ela encontre lá dentro! Um lugar onde ela sempre saiba que terá a sua segunda chance para mudar e aceitar Jesus.
Nós, como pecadores, não devemos que somos, devemos reconhecer que temos nossos erros, nossas faltas, e que não são poucas e nem menos graves que a dos outros. Não podemos perder a fé, nem o amor, nem o senso do perdão, nem as oportunidades que temos, nem a salvação a nós oferecida! E muitas vezes, com nosso ar de superioridade, tiramos dos outros todas estas coisas... E como cristãos que somos, devemos ser aquilo que Cristo foi!
Não importa o pecado, nem a injúria ou difamação sofrida ou cometida, nem a perseguição ou humilhação sofrida ou feita... não perca Jesus de vista! Não o perca de seu foco! Ele é o que entende o seu coração... e Ele deve ser o primeiro a estar em nossa mente e coração, o alvo a ser alcançado e o exemplo a ser seguido! Ele é o que sempre nos dará uma segunda chance, mesmo que ninguém nos dê!
"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." - Hebreus 4:14-16
Jesus não pagou o preço por nós para vivermos levianamente nem deliberadamente em pecado. Mas nos deu leis e normas de conduta, para que tivéssemos uma vida plena e abundante; para que desfrutássemos de sua graça e amor de forma eficaz e satisfatória; para que tivéssemos vida eterna e feliz de acordo com Sua palavra.

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." - Romanos 13:8-11
Que tenhamos uma vida renovada com Jesus!