Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo. - Provérbios 15:15
Não é fácil abandonar tristezas. Nem é simples deixar ir o rancor, a amargura, a decepção, a dor, o sofrimento... por vezes parece que gostamos de carregar isso, embora não seja! Trazemos conosco por longos anos, e por vezes até à morte, coisas que nunca superamos e que nos aprisiona numa esfera fria, escura e tenebrosa que nós mesmos criamos em nossa vida.
Muitos hoje não são felizes. Carregam consigo a tristeza como quem carrega a um balão ou uma nuvem por sobre a cabeça; encobrem de si o Sol da justiça, do amor, da paz, da união, da amizade, da comunhão. Essas nuvens tornam nossos dias chuvosos por toda uma vida, porque muitas vezes não abrimos o guarda-chuva do perdão, da auto estima e do amor sobre nós.
Sabe, pode parecer simplório e fantasioso isso; sei também que para muitos isso lhe parece impossível. Mas precisamos deixar ir tudo que nos trás para baixo, que nos derruba, que desanima, que entristece, que torna um fardo a vida que temos.
A falta do perdão é uma das mais seguras algemas que carregamos... mas esquecemos que nós mesmos temos conosco a chave para abrir esta algema! A tristeza e melancolia cela a vida daqueles que não se permitem ao sorriso, ao novo, às alegrias e às oportunidades...
Embora não nos demos conta, pesquisas mostram que cerca de 80% das doenças que nos aflige começam no cérebro; e as células cancerígenas são as grandes aproveitadoras dos maus momentos, pois é quando elas mais se desenvolvem. Pessoas deprimidas, abatidas, tristes, com pensamentos negativos, tem mais tendência a desenvolver câncer, tumores, úlceras, anemia, gastrite, dores musculares e de cabeça, dificuldades respiratórias, etc. Não seja surpresa ver o grande sábio Salomão, inspirado por Deus, dizer: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." - Provérbios 15:13. Ele sabia do que dizia... tinha grandes problemas, e vira seu pai ser afligido por um pecado do qual se sentia culpado sempre devido as grandes consequências... Também não fora por acaso que escrevera: "O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." - Provérbios 17:22.
Verdadeiramente devemos deixar ir tudo aquilo que nos aprisiona dentro de nós mesmos! Deixa ir toda as coisas negativas e que nos afastam de Deus! Mandar embora toda a tristeza e trazer toda a alegria! Devemos fazer vibrar nosso ser, tomar sol, respirar ar puro, beber água, conversar, ouvir, rir, perdoar... amar! Podemos ser felizes, quando deixamos as coisas ruins irem embora para abrir espaço para as coisas boas!
"Feliz o povo ao qual assim acontece; feliz é o povo cujo Deus é o Senhor." - Salmos 144:15

verdade ..
ResponderExcluir