"Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal." - Provérbios 3:7
É bem normal querer resolver os problemas sozinhos. Temos também nossos sonhos e projetos os quais sempre queremos fazer à nossa maneira, pois achamos que assim ficará melhor e julgamos que nos trará a felicidade que desejamos.
Muitas vezes nos achamos sábios o suficiente para definir toda nossa vida e nossos desejos, resolver nossos problemas e tomar então as melhores decisões. Nos esquecemos que podemos cair no próprio engano, levado por nossa mente fraca é débil como é, cheia de pensamentos indevidos que temos corriqueiramente.
Provavelmente você já tenha ouvido falar de Salomão. Este era filho do Rei Davi e Bate-Seba, fora ungido ao trono como sucessor de Davi na sua morte. Salomão era novo, sem experiência, mas desejava ardentemente governar tão bem Israel quanto sei pai Davi. Tinha conselheiros e profetas que estavam sempre consigo o ajudando até nas mínimas questões... mas tudo era muito complicado; como governar bem uma nação? E então: "Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei".
Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar.
Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois, quem pode governar este teu grande povo?"
Deus disse a Salomão: "Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá". - 2 Crônicas 1:7-12. Deus ainda disse: "Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você." - 1 Reis 3:12. Tamanha fora a benção concedida, que "Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente, bem como de toda a sabedoria do Egito. Ele era mais sábio do que qualquer outro homem,(...)" - 1 Reis 4:29-31.
Já pensou em ter tanta benção assim? Pois um simples e singelo pedido sincero, com o desejo de que esta benção fosse aplicada para o bem e a justiça? E assim deve ser nosso pensamento! Tudo aqui que queremos, que desejamos, que pretendemos fazer, deve estar voltado para o bem e para o benefício alheio também!
Bem verdade que a vida de Salomão também não fora só de glórias e justiça. Ele se envolvera com inúmeras mulheres (dizem até que tenha tido relação homossexual), prostituiu-se com inúmeras pessoas e seu coração tornou-se bem longe dos caminhos de Deus num dado momento da sua vida. Salomão havia esquecido de quão forte era sua influência de vida sobre o povo... era um exemplo para todos em atos, palavras, comportamento. Ellen White, inspirada por Deus, escreve assim sobre nossa responsabilidade sobre nossa conduta: "Há uma responsabilidade da qual não podemos nos livrar. Nossas palavras, nossos atos, nosso traje, nosso comportamento, até a expressão do rosto, têm influência.
Da impressão assim causada dependem conseqüências para o bem ou para o mal que ninguém pode calcular. Cada impulso assim comunicado é uma semente que produzirá sua colheita." (Mensagens aos Jovens, p. 418).
Nossa mente e entendimento, devem estar confiados a Deus a todo instante! Não devemos nos deixar levar pela própria soberba de julgarmo-nos autossuficientes em resolver sozinhos por tudo. Uma hora podemos cair nos mesmos erros e pecados de Salomão e colocar nossa salvação em perdição. Devemos cuidar do que pensamos e como pensamos, com o que nutrimos nossa mente, para que ela não seja contaminada pelas imundícies deste mundo e assim destrua nossa alma. E sobre isso, Ellen White nos diz: "Se suspeitas, invejas, ciúmes e suposições malévolas forem acalentadas, estas excluirão a bênção de Deus, pois Jesus não pode habitar num coração onde tais coisas sejam nutridas. O templo da alma precisa ser purificado de toda contaminação." (Refletindo a Cristo, p. 269).
Devemos cuidar do nosso templo, nosso ser. Confiar a Deus aquilo que somos, pois Ele sabe o que é melhor para nós!
"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." - Provérbios 3:5-6

Nenhum comentário:
Postar um comentário