segunda-feira, 23 de junho de 2014

Escolhidos com um propósito

Muitas vezes não entendemos os caminhos que temos passado. Nossa vida toma um rumo totalmente fora daquilo que sonhamos e planejamos. Passamos por sofrimentos, tortura, prisão, injúrias, mentiras, maus tratos, humilhações... 
Há pelo mundo pessoas que passam por situações que muitos não imaginam ou mesmo sequer sonharam. Há eventos que nos ocorrem e ficamos a questionar "por quê nós?", "onde está Deus que parece não ver?".
Ester era uma moça belíssima, e de tão formosa que era a vista já chamava a atenção. Era judia e fora criada por seu tio Mardoqueu (ou Mordecai nalgumas traduções). Fora escolhida juntamente com outras mulheres do povo para ser concubina do rei Assuero. Dentre todas, fora escolhida por este como a nova rainha em lugar da destituída Vasti - que era exposta pelo rei aos outros por sua beleza. Mas, Ester era muito mais bonita, e agradara o rei não só por sua beleza exterior, mas por sua simplicidade, conduta e postura impecáveis.
Certo dia, soube-se que Hamã (um chefe e conselheiro do rei), havia feito um edito, no qual mandava matar todos os judeus da província por serem "inimigos". Ester, como judia que era, estaria então inclusa nesta sentença de morte sem direito a defesa. Mas, o rei Assuero não sabia de sua nacionalidade e do perigo que corria sua amada rainha. Naqueles tempos, uma pessoa só poderia adentrar à presença do rei se fosse convidada, e só teria a permissão de falar algo se lhe fosse estendido o cetro real... Ester sabia do perigo que corria de não ter-lhe o cetro estendido com permissão de falar algo... como poderia então ela, uma simples submissa, às vésperas da morte, falar algo ao rei e proteger não só a própria vida como a dos seus súditos e compatriotas judeus? E neste momento, Deus (sem alusões ao nome, mas subentendido no livro) usou Mardoqueu para incentivar Ester na intercessão pelo povo, e disse: "Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" - Ester 4:14.
Ester tinha todos os motivos para não ir. Mas, entre morrer sem tentar e tentar morrendo, o que você prefere? Pois foi o que Ester fez! Mas... como sábia que era, temente a Deus e guiada pelo Espírito Santo, convocou antes um jejum por todo o reino entre os judeus, e que intercedessem rogando a Deus livramento da situação.
Bom, o grande problema na época também, é que quando um rei assinava um edito, ninguém poderia revogá-lo, nem mesmo o rei que havia assinado sendo este autoridade máxima. E Hamã, instigado pelo ódio satânico, havia bolado esta lei maquiavélica e convencido o rei sobre os "benefícios" disso, dizendo que estes poderia ser uma verdadeira praga a se voltar contra o reino. E o rei assinou!
Ester então, após os dias de jejum e oração, ofereceu um jantar para conquistar seu rei e sua simpatia. Fez isso por mais uma vez. E então entrou à presença do rei e fez o pedido; o rei indignado com a situação perguntou quer fora o autor de tal maldade, na qual ela respondera de imediato. Assuero então mandou matar Hamã numa forca da qual ele havia feito para matar Mardoqueu. Como não se podia anular o decreto, deu edito para que todo judeu pudesse se defender da sentença de morte como numa guerra... e assim fora, e Deus protegeu seu povo do extermínio imediato.

Talvez você não entenda porquê está nesta família, neste trabalho, nesta escola, neste bairro... não entenda porquê a vida é tão cruel e tão penosa. Mas, já pensou se não fora para este lugar que Deus lhe designou para realizar uma obra? Se não fora nesta situação que Deus o usaria se você orasse, jejuasse e clamasse por ajuda? Que não seria este o momento em que Ele o tornaria um grande exemplo de fé e coragem a ser seguido, de exemplo de como se pode ser vencedor mesmo quando tudo parece perdição?
Deus não o levantou onde você se encontra só para ser mais um em meio à multidão! Ele te escolheu para fazer a diferença! Para o tornar grande! Para o tornar exemplo! Para te fazer salvo e conduto de salvação de outras pessoas!
Deus quer te moldar, transformar, mudar, usar e salvar! Creia nos Seus planos, e coloque-se nas mãos dEle! Afinal, morrerá você sem tentar, ou tentará ainda que venha morrer? Por fim, todos passaremos pela morte... mas não desistamos! 

"Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." - Romanos 8:36-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário