segunda-feira, 31 de março de 2014

O cumpridor de promessas

Você é cumpridor de promessas? Mesmo? Tem certeza?
Hum... o que dizer sobre a promessa da dieta que nunca se cumpriu? De casar com aquela pessoa? De que nunca deixaria de amar tal pessoa? De que mudaria o modo de ser? De que nunca mais falaria com quem brigou? De que faria algo que você de fato nunca fez?
Pois é... esses são só alguns exemplos de que não somos bons cumpridores de promessas!
Mas, quero falar de Alguém que nunca falha em Suas promessas! Alguém que nos fez e faz grandiosas promessas, muitas vezes complexas e difíceis. Promessas essas que jamais falharão para o que nEle creem.
Esse mesmo Deus cumpridor de promessas grandiosas, nos deu a maior delas:
Jesus voltará! E ele nos levará para morar com ele no céu! 
"Os quais lhe disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." - Atos 1:11
"Eis que vem com as nuvens, e todo o olhos o verá... " - Apocalipse 1:7
"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." - João 14:3
Mas, juntamente com esta, temos a promessa de que:
Pois mortos ressuscitarão: Tessalonicenses 4:16
Os vivos serão transformados: 1 Coríntios 15:52
Deus sempre está conosco: Mateus 28:20
A morte e todas as mazelas do mundo não existirão: Apocalipse 21:4
Jesus salva os que nEle crê: João 3:16
Ele protegerá os salvos no fim dos tempos: Salmos 23 e 91
Dá vida longa aos que respeitam os pais: Êxodo 20:12
Abençoa um dia em especial e os que respeitam esse dia: Êxodo 8:11 e Isaías 58:13 e 14
Deus nunca se esquece de nós: Isaías 49:15
Deus cuida de nós: Mateus 6:25-34
Deus, é um Deus fiel em tudo que promete (1 Coríntios 1:9). Ele jamais deixará de cumprir uma vírgula do que tenha prometido aos Seus! E por sua fidelidade é que aguardamos todas as coisas... pois Ele é justo e misericordioso e não dormita para conosco, antes vela por nós dia e noite, para que não sejamos desprovidos!
Apegue-se ao Único que não falha, não descumpre, não mente e não falta... ao que é fiel e digno de toda confiança: Deus - o cumpridor de promessas!

Lei de Deus x Lei dos homens: Tem relação?

É interessante notar hoje como as coisas se tornam normais com o passar do tempo.
Antigamente, até por questões culturais e sociais, algumas coisas eram tidas por erradas ou plenamente taxadas. Mas hoje, a maioria das coisas passaram a ser vistas por outro ângulo, dadas menores proporções, fazendo-se vista grossa à outras. Poderia salientar a você algumas coisas:
- roubar um arroz pra família faminta pode, mas roubar um banco ou celular não;
- ficar com o troco a mais não tem problema, mas receber troco de menos tem;
- amamentar em locais públicos é indecente, mas fazer protesto sem roupa e parada gay com todos indecentes não;
- mulheres querem direitos iguais, mas não respondem igualmente por erros iguais (como violência);
- crianças delinquentes eram repreendidas e pagavam seus erros, hoje o ECA não permite nem ao menos trabalhar.
- adultério antes era motivo de prisão e processo, hoje em dia quem liga? É super normal.
Enfim, há uma série de coisas que não damos importância, mas que faz sim hoje a diferença.
O fato é que muitas coisas na nossa lei, são baseadas desde os primórdios, em princípios bíblicos, do quais cremos serem oriundos de Deus através dos escritores bíblicos como: não matar, não roubar, não adulterar; não mentir, não cobiçar, respeitar os pais, etc, etc, etc.
Uma coisa interessante a se notar, é que a lei sofre de grandes brechas. Não porque ela não norteie o correto, mas porque ela é uma base para a extensão que possa se tomar. As pessoas enxergam brechas, não porque ali não esteja escrito (como não está!), mas porque seu senso de correção já está tão desnorteado, que ela não percebe as extensões daquela lei e acaba querendo justificar seu erros pela brecha que ela enxerga, fazendo com que a lei esteja falha e não ela que cometeu o erro.
Um exemplo clássico disso é: "não mate". Oras, você não encontra na lei assim: "não mate com revólver, com facas, estiletes, pedradas, pauladas, empurradas, enforcada, etc."; a lei é clara "não mate!" e ponto. Independe da forma... mas a finalidade do ato.
Onde quero chegar, é que nós, pelo nosso modo errôneo de viver, pecaminoso e deliberado, não enxergamos mais a perfeição, correção e orientação da lei de Deus! Tornamos sem aplicação, aquilo que é aplicável a todos os tempos. Fazemos sem validade, aquilo que é eterno e efetivo. Fizemos torpe e insano, o que nos é bom, justo, puro, correto e verdadeiro. Derrubamos por terra uma norma de vida, por nossa própria justiça, esquecendo que a justiça de Deus é a correta, e quando vemos as consequências da nossa insanidade, clamamos pela justiça e intervenção divina... quando Ele já havia nos dado a norma de conduta.
Abolimos Deus de nossas vidas, da nossa sociedade, do nosso ensino e aprendizado, da nossa mente, da nossa conduta... Colocamos no lixo suas orientações e normas, e hoje queremos que Ele atue resolvendo por nós o que poderíamos ter remediado há muito tempo! 
Nós nos esquecemos que a Lei de Deus, é de Deus!!! Ele quem nos deu, e se Ele nos deu é porque sabia o que seria melhor para nós! Sua Lei é um reflexo de Seu caráter; sendo assim, jamais Ele - grandioso e inigualável em sabedoria - nos daria algo que não fosse útil, vigente e aplicável aos Seus filhos. Somente um Deus perfeito nos daria uma Lei perfeita, para que refletíssemos também a luz de Cristo.
Quer você ser semelhante a Cristo? Faça como Ele... siga Suas orientações e viva melhor!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Caráter: o seu é bom ou mau?

Você já deve ter lido aquela história que diz que nosso caráter é refletido em como tratamos as pessoas. E é mesmo!
É interessante notar como somos de fato, quando nos relacionamos com desconhecidos, seja ele um vendedor, um atendente, um garço, um morador de rua, uma criança... a nossa forma de lidar com cada tipo de pessoa revela verdadeiramente isso.
É muito comum e fácil tratarmos bem quem conhecemos, quem gostamos e convive conosco. Podemos ser amáveis e dedicados, social e amigo, prestativo e bondoso com qualquer um destes... afinal, são nossos queridos né?! Mas, e quando a situação inverte? Como você é com os desconhecidos? Você dá bom dia/boa tarde/boa noite ao chegar em uma loja? Cumprimenta o motorista e cobrador do ônibus? Agradece quando o garçom trás seu prato corretamente? Trata bem o gari e o carteiro? Ajuda uma pessoa em necessidade na rua? Desvia seu caminho para ajudar alguém, mesmo que isso lhe custe alguns minutos a mais no seu compromisso? É honesto para com a pessoa que lhe deu um troco a mais? Divide as coisas igualmente? Oferece do que come a quem não tem e está de olho?
São nos pequenos detalhes que revelamos o que somos. É muito simples parecer bom, quando somos bom com quem nos convém! Mas, é bem complicado e muito mais visado sermos honestos em atos com quem não nos convém! E é nisso que devemos nos apegar... uma pessoa que não é boa com quem não conhece, não pode ser boa para você e para os seus!
Deus há de nos julgar pelo que encobrimos... porque o que escancaramos será bem conhecido por todos!

"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal." - Eclesiastes 12:13-14

Recomeço

Sei que já falei sobre isso... mas, já pensou sobre o recomeço?
O recomeço não é simplesmente começar do nada. Mas, é começar de um ponto que não deveria ter tido um fim tão triste ou trágico.
Recomeçar exige muito de nós! Exige muito daquilo que somos, que fomos, que pensamos, que construímos. Requer abrir mão do egoísmo, das vontades, de sonhos outrora concebidos, de planos meticulosos, de uma vida que foi trilhada com outras pedras que não eram nossas... E você sabe bem do que eu digo; porque quando recomeçamos, trazemos conosco uma bagagem que não era nossa, mas que pegamos para nós. Problemas que passaram para nós, quando outros trouxeram consigo na nossa estrada da vida, quando conosco decidiram caminhar.
O recomeço em si é doloroso. Com ele precisamos deixar pessoas, deixar costumes, mudar hábitos, fazer novos gostos, trilhar um novo caminho, amanhecer com novos objetivos e restaurar brechas que foram se abrindo. No recomeço, precisamos tirar pedras que chutamos enquanto andávamos, tirar os galhos das árvores que atrapalham nossa visão, colocar as botas de proteção dos pés, ir preparado para as chuvas, lamas, sol quente, vento, insetos... Precisamos estar prontos para todos e qualquer acontecimento novo, embora pareça sempre o mesmo!
O recomeçar é a oportunidade que temos de ser feliz; a chance de modificar os nossos erros, de corrigir as nossas falhas, de amar mais, de viver melhor, de conhecer novas pessoas, de fazer novos planos, de arrumar um novo trabalho, de conhecer melhor quem já achávamos conhecer, de calar mais e ouvir mais, de analisar mais as situações e a curvas da vida.
Recomeçar exige muito... mesmo! Mas, recomeçar não exige tanto, quando estamos dispostos a mudar.
Recomeçar é sempre a oportunidade que Deus nos dá, de fazer tudo novo de novo, mesmo que tudo sempre pareça velho!
Não desista no meio do caminho... a estrada é longa, o caminho tortuoso e difícil, os problemas nos cansam. Mas a recompensa para os persistentes, sempre é de vitória!
Hoje é sua oportunidade de escrever uma nova página no livro da sua vida. A chance de mudar o final que você achava que teria... só depende de você... com o auxílio de Deus!

"Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.

Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;
mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam." - Isaías 40:28-31

quinta-feira, 27 de março de 2014

O que é essencial

O que é essencial é invisível aos olhos. 
Sim... e é mesmo!
Essencial é tudo aquilo que é de suma importância para nossa vida!
Essencial é o respirar, o olhar, o sentir, o falar, o ouvir, o aprender, o ensinar, o transmitir, o ajudar, o amor, a dor, o choro, a tristeza, o arrependimento, o anseio, o prazer, a felicidade, a fé, a comunhão, a união, a família, as pessoas, os animais e a natureza...
Posso dizer também que o essencial é: o carinho, o respeito, a amizade, o caráter, a bondade, a compaixão, o perdão, o sentimento, a intenção, o bom, o digno, o puro, o limpo, o justo, o correto, o íntegro...
Ainda mais, para completar, posso dizer que o amor é essencial. E se o amor é essencial, o essencial é Deus! (Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. - 1 João 4:8)
Dizemos que muitas coisas são essenciais... mas será que são mesmo? Porque, veja bem, muitas coisas nos são NECESSÁRIAS, mas nem todas as coisas são ESSENCIAIS. Precisamos de muitas coisas, mas com a maioria delas é possível de se viver.
O essencial é aquilo que nos faz sentir na alma, toca nosso coração, mexe com nossa mente. O essencial muitas vezes não é visto, muito embora seja feito e transmitido. É complexo, mas ao mesmo tempo bem simples.
Mas, de todas as coisas, a mais essencial de todas é o que nós não enxergamos nem mesmo transmitindo: DEUS! Ele é o essencial, que faz nossa vida, nosso respirar, nosso agir... Ele deve ser a força que nos impulsiona em cada ação...
Porque o essencial, não está naquilo que os olhos veem, mas nos que mora dentro de nós!

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" - Efésios 5:1

Onde estão seus olhos

Perdemos a visão de tanta coisa...
Os problemas, as ansiedades, as angústias, as tragédias, calamidades, os desejos, os prazeres, a alegria terrena, os sonhos, os objetivos... o que tem tirado sua visão do futuro? O que te tem feito perder o brilho nos olhos? O que tem cegado sua esperança? O que tem obscurecido sua visão?
Você pode achar que o futuro está muito longe. Que os sonhos não irão se realizar; que os problemas nunca vão se acabar; que as tragédias nunca terão fim...
Há uma coisa interessante: Deus gravou em nós o anseio pela eternidade! Desde o princípio cravou em nosso coração e mente o vazio que só Ele é capaz de preencher, e nos fez desejar viver eternamente. Mas, a vida eterna não é algo que conseguimos por mero esforço, ou por mero desejo, ou porque merecemos. A eternidade só é obtida mediante o preço pago por Jesus, por Sua infinita graça e misericórdia, em conceder a nós pecadores a oportunidade de ter uma vida restaurada e sem as mazelas deste mundo. Só Ele pode nos conceder a eternidade pelo simples prazer em nos ter Consigo.
Os nossos olhos perderam com o passar do tempo, o anseio pela eternidade. E perderam simplesmente porque nos prendemos à este mundo de uma tal forma, que não conseguimos enxergar nada além daqui! E acredite: nada, absolutamente nada é capaz de absorver e superar o que existirá pela eternidade! Nada é superior, ou melhor, ou mais importante, do que aquilo que Deus tem preparado para os Seus filhos! E, se colocamos nossos olhos em coisas que não são do céu, que prazer teremos lá? Nós recebemos por consequência a justa retribuição de onde repousamos nossos olhos. Alcançaremos como objetivo tudo aquilo que nós desejamos e cobiçamos pela vida toda aqui. E se nossos olhos estão ligados as coisas materiais e perdemos de vista o céu, aqui ficaremos pra sempre... sem de nada desfrutar.
Os nossos olhos precisam ansiar a eternidade! Precisamos enxergar além! Precisamos fazer nossa mente, nossos desejos, nossos sonhos fazerem parte do sonho de Deus! Precisamos alinhar nossos anseios aos planos que Ele tem para cada um de nós!
Quando tivermos gravado em nós, o anseio pela eternidade, pela companhia de Cristo e pelas coisas do céus, nada mais neste mundo fará sentido em se preservar; mas tudo fará sentido... porque entenderemos que nosso lugar nunca foi aqui... tudo foi apenas uma aprimoramento, para que pudéssemos ser moldados pelo Criador e Doador da Vida! Para que nossa vida fosse lapidada para que pudéssemos ser dignos de um dia participar da presença única e tremenda que é a presença de Deus!

Não perca de vista a eternidade! Não deixe esse mundo lhe obscurecer! Tenha em ti o desejo por Deus e pela vida eterna... e pelas riquezas que jamais serão corrompidas pelas traças do mundo!

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." - 1 Coríntios 2:9
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." - 1 João 5:11
"Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna." - João 12:25

terça-feira, 25 de março de 2014

Diga-me com quem andas...

Você já deve ter ouvido falar no ditado popular que diz: "diga-me com que andas, que direi quem tu és".
Confesso que sempre achei isso meio manjado, parecia besteira, e sempre tinha comigo que "cada cabeça uma sentença", e que cada pessoa deve cuidar da própria vida e saber bem do que faz. Concorda?
Mas... como tudo tem um porém nessa vida, gostaria de convidar você a refletir hoje nesse ponto.
A verdade é que, querendo ou não, sempre se é influenciado em algo por alguém! Não somos de todo uma barreira intransponível da qual não é atingida por nada, e que nada absorve. Temos nossas adaptações à situações, épocas, costumes, pessoas, rotinas, imprevistos. Em algum momento, somos influenciáveis por algo ou por alguém. E é nesse ponto que quero que você pense!
Já parou para pensar em quantas coisas você já fez e falou porque estava acompanhado por pessoas? Ou coisas que realizou devido algumas situações? Ponderemos então no seguinte dito: "Não se deixem enganar: 'as más companhias corrompem os bons costumes". - 1 Coríntios 15:33. E não diga que não, porque sempre teve ao menos uma pessoa que lhe influenciou a dizer, pensar ou agir de uma determinada forma da qual você nunca pensou que faria!
Mas, dentre tudo isso... quero analisar contigo algo muito estranho. Já pensou naquele parente complicado, naquele(a) cônjuge, nos filhos, no vizinho, no amigo do trabalho ou de infância... enfim, naquela pessoa que sempre lhe trouxe problemas? E já pensou no quanto isto afetou tua saúde e harmonia?
Sei que é difícil para você, mas afasta-se de pessoas complicadas! Não importa o tipo de relacionamento, ajude a distância! Quanto mais próximo você é, mais problemas na sua vida você arruma. Problemas dos outros passam a ser seus. Irritações, lamentações, tristezas, abatimentos, preocupações, estresse, depressão, mal estar... ufa!, é uma  avalanche de situações e consequências que você nem tinha e que passam a ser seus também! Quem aguenta? Aff...
Pessoas complicadas e problemáticas tendem a nos tornar assim, por mais leves e descomplicadas que sejamos! E, já não bastam os nossos problemas, ainda temos o dos outros?! Olha, não quero ser chata, nem dizer que você não deva ajudar... deve! E faça o máximo possível! Mas, não tome para si o que não te pertence! As pessoas precisam aprender a caminhar com as próprias pernas; precisam aprender a solucionar os seus problemas; necessitam desenvolver a própria fé e força; crescer com as dificuldades; obter seu próprio ganho; aprimorar suas qualidades; e principalmente, vencer aquilo que a aprisiona. Se os problemas são vícios, desemprego, desamor, abatimento, rejeição... ajude-as! Mas, deixem também caminhar sozinhas, ter força de vontade para vencer e crescer! 
Querendo ou não, nosso corpo sente tudo aquilo que passamos... e as consequências podem ser irreversíveis! Tudo aquilo que absorvermos e guardamos pode transformar-se em câncer! Então, livre-se daquilo que te faz mal. Afaste-se aos poucos daquelas pessoas que te levam para baixo. Desagarre-se das pessoas que complicam... você verá o quanto tudo será melhor! Você terá mais tempo para você, sua saúde será melhor, sua cabeça estará mais aberta a entender e ajudar.
Não é egoísmo... é bom senso! É amor próprio e amor pelo próximo. Afinal, que valia terão dois doentes em lugar de um bom tentando ajudar um doente?

"Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal." - Provérbios 13:20
"Não se associe com quem vive de mau humos, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal." - Provérbios 22:24-25.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Esperança para todos

Esperança parece algo vago, né?!
É algo que todo mundo tem, mas que no fundo, quando nos sentimos abatidos, dificilmente temos!
Parece contraditório isso... mas, quando você está bem, tudo parece que pode melhorar; você tem a certeza de que vai chegar lá, de que vai obter aquilo que deseja, de que irá ver seus filhos crescerem, sua casa finalmente terminar a reforma, seu emprego melhorar, sua esposa deixar de ser chata, sua família te dar atenção, seu filho sair de um problema. Enfim, tudo parece que pode melhorar quando não estamos no fundo do poço.
Mas, eis que chega o dia! O fundo do poço está aqui... na sua frente... com uma avalanche de problemas e coisas que parecem um verdadeiro abismo! Olhamos para o lado, e não vemos solução. Procuramos ajuda, e as pessoas parecem se afastar. Queremos um emprego, mas só ouvimos não. Olhamos o noticiário e só ouvimos tragédias. Abrimos o armário e não vemos alimentos. Vamos ao médico e há um diagnóstico terrível! Ufa... como sair disso tudo? Como poderia ver luz nesse poço escuro e úmido? Nesse lugar que parece um buraco sem fim?
Poderia eu falar de várias coisas para você no dia de hoje. E tudo pareceria fácil... as mil maravilhas! Mas, eu não estou na sua pele, nem sei do seu problema. Não sei nem mesmo porquê você resolver abrir este blog hoje e está lendo estas linhas! Mas, há Alguém que sabe! Ele o trouxe até aqui...  te fez navegar pela internet por horas, sem uma resposta qualquer. Você talvez pensou por horas, dias, meses... e nada! Os problemas aumentaram, e sua angústia parece que chegou ao limite. Quem sabe até estou falando pra alguém que já pensou em dar cabo da própria vida ou de alguém?! De alguém que achou que tudo está no fim.
Quero dizer à você, que há uma única solução! Há Alguém, maior do que todos os teus problemas, maior que suas angústias, maior que seu pranto e sua dor; Alguém que no infinito do universo, observa e acompanha sua vida como se fosse a única nessa imensidão sem fim! Aquele mesmo... o Criador do céus, da terra, dos animais, da natureza... Aquele que criou você! Que lhe deu a vida, lhe deu o hoje, lhe fez enxergar, lhe deu uma nova oportunidade de fazer tudo novo: DEUS!
Só Deus é capaz de mostrar-te luz onde as trevas estão intensas! Só Jesus é capaz de renovar e brotar o amor no seu peito carregado pela dor e raiva, ódio e rancor! Só o Espírito Santo é capaz de transformar essa pessoa amargurada que você se tornou, na pessoa mais maravilhosa do mundo! Só Deus é o que sara tuas feridas, enxuga tuas lágrimas, te faz enxergar e buscar a solução dos problemas que afligem teu coração!
Jesus quer lhe dar uma nova vida, uma nova oportunidade, um recomeço! Ele te quer servo dEle, não para que você seja escravo cheio de pesares... mas para que você seja livre! Livre da culpa e do que te faz penar! Livre para amar e conquistar! Livre para aceitar a nova vida que Ele tem pra dar!
Só Deus é capaz de restaurar em ti a alegria de viver! Só Ele tem a resposta que você tanto procura... Permita-O fazer parte da sua vida, e verá um novo amanhecer e uma nova chance até a volta de Jesus!

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". - João 16:33

sexta-feira, 21 de março de 2014

A perpetuidade do sábado

Santificado pelo descanso e bênção do Criador, o sábado foi guardado por Adão em sua inocência no santo Éden; por Adão, depois de caído mas arrependido, quando expulso de sua feliz morada. Foi guardado por todos os patriarcas, desde Abel até o justo Noé, até Abraão, Jacó. Quando o povo escolhido esteve em cativeiro no Egito, muitos, em meio da idolatria imperante, perderam o conhecimento da lei de Deus; mas, quando o Senhor libertou Israel, proclamou-a com terrível majestade à multidão reunida, para que conhecesse a Sua vontade, e a Ele temesse e obedecesse para sempre. {GC 453.1}
Desde aquele dia até o presente, o conhecimento da lei de Deus tem-se preservado na Terra, e o sábado do quarto mandamento tem sido guardado. Posto que o “homem do pecado” conseguisse calcar a pés o santo dia de Deus, houve, contudo, mesmo no período de sua supremacia, ocultas nos lugares solitários, almas fiéis que lhe dispensavam honra. Desde a Reforma, alguns tem havido, em cada geração, a manterem-lhe a observância. Embora freqüentemente em meio de ignomínia e perseguição, constante testemunho tem sido dado da perpetuidade da lei de Deus e da obrigação sagrada relativa aosábado da Criação. {O Grande Conflito, p.453.2}

Grande controvérsia haverá...

Mas os cristãos das gerações passadas observaram o domingo, supondo que em assim fazendo estavam a guardar osábado bíblico; e hoje existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, não excetuando a comunhão católica romana, que crêem sinceramente ser o domingo o dia de repouso divinamente instituído. Deus aceita a sinceridade de propósito de tais pessoas e sua integridade. Quando, porém, a observância do domingo for imposta por lei, e o mundo for esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. Prestará homenagem a Roma, e ao poder que impõe a instituição que Roma ordenou. Adorará a besta e a sua imagem. Ao rejeitarem os homens a instituição que Deus declarou ser o sinal de Sua autoridade, e honrarem em seu lugar a que Roma escolheu como sinal de sua supremacia, aceitarão, de fato, o sinal de fidelidade para com Roma — “o sinal da besta.” E somente depois que esta situação esteja assim plenamente exposta perante o povo, e este seja levado a optar entre os mandamentos de Deus e os dos homens, é que, então, aqueles que continuam a transgredir hão de receber “o sinal da besta”. {O Grande Conflito, 449.1}



O desígnio de Deus nas calamidades

O que significam as horríveis calamidades no mar — embarcações arremessadas para a eternidade sem aviso prévio? O que significam os acidentes na terra — fogo consumindo as riquezas que homens acumularam, em grande parte pela opressão dos pobres? O Senhor não intervirá para proteger a propriedade daqueles que transgridem Sua lei, violam Seu concerto e calcam aos pés o Seu sábado, aceitando em seu lugar um dia de descanso espúrio. {EF 27.4}
As pragas de Deus já estão caindo sobre a Terra, arrebatando os edifícios mais suntuosos como por um sopro de fogo do Céu. Esses juízos não farão com que os cristãos professos caiam em si? Deus permite que sobrevenham para que o mundo se acautele, para que os pecadores temam e tremam diante dEle. —Manuscript Releases 3:311{EF 28.1}
Deus tem um propósito ao permitir que ocorram essas calamidades. Elas constituem um de Seus meios para chamar homens e mulheres à razão. Mediante atuações incomuns pela Natureza, Deus expressará a instrumentalidades humanas em dúvida o que Ele revela claramente em Sua Palavra. — Manuscript Releases 19:279{EF 28.2}
Quão freqüentemente ouvimos de terremotos e furacões, de destruição pelo fogo e inundações, com grandes perdas de vidas e propriedades! Aparentemente essas calamidades são caprichosos desencadeamentos de forças da Natureza, desorganizadas e desgovernadas, inteiramente fora do controle do homem; mas em todas elas pode ler-se o propósito de Deus. Elas estão entre os instrumentos pelos quais Ele busca despertar a homens e mulheres para que sintam o perigo. — Profetas e Reis, 277{EF 28.3}
Ellen G. White - Livro Eventos Finais

Nosso trabalho indicado por Deus

"Não posso ser demasiado veemente em insistir com todos os membros de nossas igrejas, todos quantos são verdadeiros missionários, todos quantos crêem na terceira mensagem angélica, todos quantos desviam o pé do sábado, para considerarem a mensagem do capítulo cinqüenta e oito de Isaías. A obra de beneficência recomendada nesse capítulo, é a obra que Deus requer de Seu povo neste tempo. É uma obra indicada por Ele próprio. Não somos deixados em dúvida quanto ao lugar da mensagem, e ao tempo de seu assinalado cumprimento, pois lemos: “E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.” V. 12. O memorial de Deus, o sábado do sétimo dia, o sinal da Sua obra em criar o mundo, foi removido pelo homem do pecado. O povo de Deus tem uma obra especial a fazer em reparar as brechas feitas em Sua lei; e quanto mais nos aproximamos do fim, tanto mais urgente se torna essa obra. Todos quantos amam a Deus mostrarão que Lhe trazem o sinal pela guarda de Seus mandamentos. ...
Quando a igreja aceita a obra que lhe é dada por Deus, tem a promessa: “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.” — Testemunhos Selectos 2:503, 505. (Beneficência Social, p.33)

Meditação sobre Romanos 12:2





Postei esse vídeo no Face, em resposta ao desafio #lançandoapalavra

Que mais pessoas participem... eu amei!

Quando a tragédia chega...

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." - Jó 42:2

É difícil pensar nas tragédias que nos assolam a cada dia.
Mas, creio que de todas as coisas, o mais difícil mesmo é quando a tragédia chega na nossa vida.
A tragédia tem um sentido muito amplo, de acordo com a visão e a vida de uma pessoa. E, quero partilhar uma experiência muito conhecida, porém pouco analisada nos momentos de tragédias. Essa meditação de hoje está no livro de Jó.
Jó era um homem muito diferenciado em sua época (E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. - Jó 1:8). Ele possuí além de um caráter exemplar, muitas riquezas - chegou a ser mencionado como o mais rico de sua região), muitas posses, animais, terras e uma linda família de 10 filhos. Porém, um dia a tragédia chegou de uma única vez à vida do temente Jó! Num mesmo dia, perdeu tudo que tinha... Animais, terras, riquezas, casas, filhos! Todos os filhos morreram! Ah, e também quase todos os empregados, menos 1 único que ficou para levar a notícia da tragédia... além de tudo isso, perdeu também a saúde, pois fora acometido de grave úlcera que o fazia coçar-se com cacos de telha e sujar-se de cinzas para amenizar a dor. Além do mais, perdeu os amigos... e sua mulher ainda não aceitava bem a tragédia, e os 'amigos' diziam-lhe coisas que muitas vezes só pioravam a sua tristeza e abatimento.
Aqui começamos nossa meditação... 
Como você reage ante a tragédia que lhe assola? Você entra em depressão com a morte de alguém? Tenta o suicídio porque alguém lhe deixou? Pensa em matar a/o 'ex' porque lhe abandonou por outra pessoa? Acha que morrerá de fome porque perdeu o emprego? Entra em desespero com a notícia de um câncer ou AIDS? Sim, todas estas coisas são extremamente pesarosas para nós seres humanos. Mas, o curioso nisso tudo, é que cada pessoa reage de uma forma... algumas conseguem lidar bem com as tragédias da vida, e outras não tanto, chegam ao ponto da extrema depressão e são capazes de tirar a própria vida.
Jó lidou de uma maneira muito curiosa com toda essa avalanche de tragédia em sua vida. Em determinado momento sua mulher disse "amaldiçoa o seu Deus e morre" (Jó 2:9). E Satanás a todo momento querendo fazer com que Jó mergulhasse no desespero e pecasse contra Deus... Mas, de forma surpreendente, Jó manteve sua integridade, sua fidelidade, sua fé, sua esperança... Ele confiava de que Deus olhava para ele mesmo em toda aquela situação!
Não quero me delongar mais na meditação, para que você não fique com preguiça... rsrs
O tempo passou, Jó sofria rejeição das pessoas, solidão, angústia... e por muitas vezes, ele mesmo questionava a Deus qual o propósito de tudo? Porque não intervinha? Porque não se manifestava? E, para surpresa de todos, e quem sabe do próprio Jó, Deus interveio e restaurou tudo que ele havia perdido arrancado por Satanás! Jó teve de volta: suas terras, suas riquezas, seus empregados, seus animais... tudo em dobro!!! E para completar os planos de Deus, Ele deu a Jó novamente filhos... 10 filhos! Ele teve 7 homens (considerado uma grande benção na época - número da perfeição divina) e 3 mulheres - mulheres essas as mais lindas da terra em sua época! E Jó viveu ainda muitos anos após a tragédia, a ponto de acompanhar os descendentes até a 4ª geração!!!

Em todo o seu período de aflição, Jó manteve-se firme! Confiava na presença e no auxílio de Deus no momento oportuno! Enquanto tudo desmoronava, Jó manteve-se de pé interiormente, esperançoso de que Deus o havia permitido por um propósito maior e que Ele providenciaria algo muito melhor depois!
E assim devemos ser... por mais que seja a tragédia, ela sempre tem um propósito... e ao final dela, Deus sempre nos provê bençãos infindas!
Mantenha-se firme... ainda que caiam os céus... pois Deus nos sustêm!
A graça de Deus nunca está tão longe que não nos possa alcançar. E seu auxílio e socorro nunca estão escondidos, ao ponto de não nos encontrar!

"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." - Jó 1:22
"E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro;" - Jó 42:12

Excelente dia para você!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Impossível!!! ... Será???

"Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus." - Lucas 18:27
já deve ter se visto em um momento de grande desespero não é?! Um momento em que você não consegue enxergar a solução, parece que tudo aquilo pelo que você batalhou foi perdido, que todas as chances se esgotaram... você vê o tamanho da sua impossibilidade, e esquece que há Alguém que poderia (e pode) solucionar seu problema!
A nossa pequenez como ser humano, nos priva de enxergar o futuro, nos cega às possibilidades, nos tira a razão em determinados momentos. Nosso desespero faz com que nossos problemas sejam tão grandes que nos achamos pequenos, incapazes... e nos esquecemos de Deus!

Rapidamente, quero partilhar com você de uma experiência - dentre outras várias:
Passamos por alguns momentos delicados em casa, devido ao desemprego do meu esposo. E determinado final de semana não tínhamos mais nada em casa... só um pouquinho de arroz! E eu com meu filhinho pequeno em casa  (quase 2 anos), precisava de algumas coisas para ele também que eu saberia que não daria para a noite. Orei e chorei a Deus por solução, porque nem dinheiro eu tinha. Estava aliviada por saber que ele ficaria o período todo na creche, e então não precisaria de nada urgente em casa para ele pois estaria provido do alimento lá, e chegando em casa dormiria. Meu desespero não era por mim, nem por meu esposo... mas pelo meu filho que nem leite teria se pedisse!! Isso tudo ocorreu num domingo... 
Pela segunda de manhã, qual foi a minha surpresa? Uma ligação para pesquisa remunerada no meu perfil, no valor de R$ 180,00 para a quarta-feira... daria pra esperar estes dias, afinal tem gente que vive com muito menos! Mas, na quarta-feira a agendadora me ligou para confirmar se eu iria, porque houveram desistências. E então fui pega por outra surpresa... o valor aumentou para R$ 250,00 só para ter a certeza da participação!!! Consegui comprar tudo o necessário para casa, até receber meu pagamento do trabalho alguns dias depois.
Deus é maravilhoso! Ele vê o nosso futuro! Sabe como solucionar nossos problemas, enquanto nos debulhamos em lágrimas e desespero! Ele desenha o curso da nossa história, sacia as nossas necessidades, realiza nossos sonhos... Ele não desampara os Seus, que O buscam em espírito e verdade, em amor e submissão! Deus é o Deus das possibilidades, quando tudo se mostra impossível!!!

"Porque para Deus nada é impossível." - Lucas 1:37

Ouça a voz de Deus

Por muitas vezes desejamos ouvir a voz de Deus. Seja como resposta a uma oração, ou uma orientação sobre o que seguir, como se comportar, qual caminho seguir... 
O fato é que por poucas vezes nos damos conta de como Deus fala conosco a cada dia. Fala através da nossa mente com aquela voz do subconsciente dizendo "faça"/"não faça", "siga", "preste atenção a..."; e de fato quem nunca ouviu aquela voz que fala a nossa mente constantemente? Isso nada mais é que o trabalho realizado pelo Espírito Santo para tocar-nos sobre aquilo que Ele ainda realiza e sempre quer nosso melhor.
Mas também, não podemos deixar de dizer que Deus se comunica conosco por outros meios: pela natureza, pelas pessoas... e pela Bíblia!
Sim! A Bíblia é a maior coleção da própria palavra de Deus, diretamente àqueles que desejam encontrar um conforto, orientação, explicações, conhecimento, previsões, alertas, condutas e normas. Nela sabemos a vontade Deus para cada um de nós, Suas orientações sobre como devemos ser, Suas promessas e planos para cada ser humano.
A Bíblia é fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento, de orientações e princípios. Nela encontramos as belas e sublimes promessas e sonhos de Deus para nós...
Se cada um de nós a utilizássemos como fonte de ensino aos nossos filhos, teríamos um lugar melhor, pessoas melhor, uma vida melhor!
Leia a sua Bíblia hoje... e descubra o que Deus tem a lhe dizer!

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." - 2 Timóteo 3:16-17

quarta-feira, 19 de março de 2014

Ressentidos...?

Já pensou em quão amargo é viver ressentido e com rancor sobre algum fato ou alguém?
É uma dor que fica latejando dentro da gente, que corrói os bons pensamentos, que tira a alegria e a paixão pelas coisas e pela vida. É como uma cicatriz mal fechada, que a qualquer encostar se lesiona novamente e você espera pela cura. 
O ressentimento e o rancor faz com que fiquemos mais vulnerável, nossas células doentes se desenvolvem mais rapidamente, a imunização do corpo fica baixa, tornamo-nos mais reclamões, tendemos a não achar beleza nas coisas, não criamos novas expectativas... perdemos o gosto pela vida em diversas situações.
Uma pessoa amargura torna-se feia, chata, inconveniente, antipática... queremos distância da pessoa por saber que ela sempre reclamará de algo o tempo todo. E quem gosta de ficar perto de gente que só resmunga?
Uma das coisas mais lindas e transformadoras da vida é o perdão!
O perdão é o remédio de muitos males para a vida, trás nova cor a pele, trás vigor e força, aumenta nossa imunidade, bombardeia nossas más células, leva pra longe o câncer, torna o sorrido mais bonito, o corpo mais saudável... Pelo perdão aprendemos a amar, ter cuidado, ser gentil, ser amigo, ser simpático, ser atencioso e bondoso, tornamo-nos mais unidos, restauramos os nosso lar, fortalecemos a fé, renovamos nossas amizades, vemos beleza nas coisas, aprendemos a valorizar a nossa vida e a do semelhante... pelo perdão chegamos mais perto de Deus! 
O perdão não é simplesmente esquecer-se do que lhe machucou. O perdão nada mais é que não se machucar a cada vez que lembrar daquela situação ou pessoa; é não remoer, não ter raiva, não abrigar ódio, não gerar rancor, não chorar nem se chatear por aquilo que lhe feriu. O perdão é aquela cicatriz bem fechada dos nossos ferimentos: lembramos que machucamos, recordamos toda a situação geradora, mas aquilo não nos trás mais a dor porque já não é mais um ferimento... é uma nova pele que cobriu o local do ferimento... é a capa protetora da lesão.
O perdão é o princípio da cicatrização... lembra da casquinha escura que cobre o ferimento? Se você cutucar volta a sangrar, mas se esperar ele fechar por si só, aparecerá uma nova pele diferente por cima que não mais lesionará se cutucar... e a essa capa, dou o nome de AMOR!
Não deixe que os males sejam maiores que seu amor e perdão.
Ame e perdoe, assim como Deus nos ama e perdoa. E por tanto nos amar, nos perdoa de todos os nosso males!

Foto

Qual o caminho a seguir?

Você já deve ter se perguntado "qual o caminho certo a seguir?", mas não encontrou uma resposta definitiva, não né?! São tantas opções de caminho, decisões, coisas que possamos fazer para rumar a vida, que muitas vezes nos perdemos nos emaranhados que criamos. Opções de trabalho, estudo, viagens, pessoas com quem convivemos, religião que seguimos ou não... tudo isso define o caminho do qual percorremos.
Mas, gostaria de dizer uma que não é menos importante: religião! E quando falo de religião, não digo aqui uma denominação, mas sim crenças e conceitos baseados numa fé. Aquilo que você faz baseado nessa crença e o que você busca com ela. São tantas religiões, tantas crenças e incredulidades, tantas opções para se seguir... em sua quase totalidade se apresenta Deus como o centro de adoração e busca. Buscamos contato com Ele através do cristianismo, judaísmo, espiritismo, hinduísmo, etc... nestas crenças, segundo seus ensinos, praticamos atos e decidimos coisas que influenciam não só nossa vida como de outros.
Enfim, há uma orientação muito interessante para nossa meditação, que já nos ajuda muito qual é o caminho que não devemos seguir: "Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus". - Provérbios 4:14
Sabendo esse caminho, qual seria o caminho correto? 
Você pode dizer: "o da pessoa correta - do justo". Sim, mas será que isso por si só é suficientes?
Em muitas crenças, vemos que para se chegar a Deus basta ser bom, fazer boas obras, ser caridoso... mas isso é o suficiente? Deus aceitaria sua objeção de que você "merece" entrar no céu por suas qualificações terrestres? Com certeza não! Porque nós humanos, nada temos de bom em nós mesmos que não provenha da intervenção divina operando em nós para benefício de outros.
Agora, além de seguir o caminho dos que praticam as boas coisas - que já é um bom começo, porquê não começar seguindo o que eles fazem também? Jesus nos diz: "... Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim." - João 14:6. Logo, vemos por princípio, que não basta simplesmente ser bom aos olhos humanos; devemos ser seguidores de Cristo! Sim! Seguir a Cristo é o único e verdadeiro caminho a seguir e chegar até Deus!
Se sua crença não tem a Cristo como o caminho certo, não O apresenta como Ele, não O torna digno e verdadeiro como Ele de fato o é, então sua crença já não percorre o caminho correto. A crença que mostra a Jesus como o exemplo a se seguir, a vida a se espelhar, o reflexo a se obter, a companhia a desejar, e a adoração a se devotar, só pode ser a do caminho correto!
Jesus é o melhor caminho a se seguir! É o único verdadeiramente bom, correto e agradável... o caminho estreito (apertado pelas largas vias do erro) cheio de pedras que obteremos, mas que dará no mais belo e perfeito lugar que possa existir: o Céu!
Só Jesus é o caminho verdadeiro e seguro! Só Ele conhece os atalhos, os buracos, os percursos, as trilhas, as imperfeições que existiram no andar... Só Ele pode nos levar a Deus! Só Ele torna reta as curvas da estrada da nossa vida!

Foto

terça-feira, 18 de março de 2014

Consagre sua família!

Esta é uma questão de todos os dias. Cada manhã consagrai-vos, e a vossa família, a Deus para esse dia. Não façais cálculos para meses ou anos, pois não vos pertencem.
Um breve dia vos é dado, e esse dia trabalhai para vós e vossa família como se fosse o último. Submetei a Deus todos os vossos planos, a fim de serem executados ou não, segundo Sua providência o indique.
Deste modo podereis, dia a dia, estar entregando nas mãos de Deus vossa vida com os seus planos e propósitos, aceitando Seus planos em vez de vossos próprios, não importa o quanto interfiram com vossas intenções, nem quantos projetos aprazíveis tenham de ser abandonados.
Assim a vida será moldada mais e mais segundo o Modelo divino; “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Filipenses 4:7. — The Signs of the Times, 7 de Agosto de 1884.

O desejo pela eternidade

"Todavia, como está escrito: 'Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam';" - 1 Coríntios 2:9

Você já deve ter ouvido dizer que "Deus colocou no ser humano o desejo pela eternidade". Se não, essa é uma frase muito costumeira no meio evangélico. E, de fato, temos o anseio pela longevidade, pela eternidade, pelo infinito, a repulsa pela morte, pelo fim das coisas, o anseio por conhecer o céu (embora ninguém queira morrer)... temos o anseio de conhecer a Deus!
Um fato interessante, é o quanto nos ligamos às coisas deste mundo, mesmo com as situações que conhecemos. Temos a esperança de uma vida melhor, um mundo melhor, um futuro digno, planos para longas e infindas datas; compramos e amontoamos coisas como se nunca fôssemos morrer; planejamos como se sempre o poderemos realizá-lo; desejamos como se sempre pudéssemos obter. Veja, não estou aqui dizendo que você não deve sonhar, desejar, batalhar, conquistar! Não é isso... mas, devemos ter pés no chão!
Tendemos por buscar felicidade em coisas, em objetos, em pessoas, em atividades... sim, tudo isso nos gera prazer, mas não a plena felicidade. A felicidade verdadeira só obtemos, quando colocamos Deus a frente de cada plano a conquistar e executar; o que queremos comprar, vender, estudar, trabalhar, conquistar, obter... cada uma delas só tem sabor especial, quando vemos bençãos oriundas daquilo, pois temos a certeza da aprovação de Deus e da legalidade do que obtivemos.
Nosso mundo, nossa vida, nossos anos... tudo isso pode ser multiplicado! E já pensou em tudo multiplicado? Se você já se sente feliz com algo aqui pelo pouco tempo que o obtêm em vida terrena, quão mais feliz você será ao acumular os tesouros celestes?!
Deus tem muito reservado a nós... mansões, riquezas, belezas, natureza, vida, saúde, prosperidade! Não digo das meras coisas terrenas, mas de coisas que nenhum ouro ou matéria terrena possa comprar. Riquezas que nada no mundo consome... pois a maior riqueza que obteremos no céu, por toda a eternidade, será a vida ao lado de Jesus! E se você se acha feliz aqui... espere só até chegar ao céu... com uma infinidade de tempo a desfrutar... ao lado do Doador da Vida e de todas as coisas!
Esteja preparado... pois Jesus está voltando para levar consigo os que com Ele acumularam riquezas espirituais!

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." - Mateus 6:19-21


Foto: >> DNA De DEUS
>> Ministério CEO

Que a boa educação permaneça...

"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." - Provérbios 18:24

Costumeiramente me deparo com um pequeno problema, do qual eu (particularmente) creio que não deveria ser um problema: boa educação!
Você pode se perguntar: "desde quando boa educação é um problema?". E eu respondo: quando sua boa educação faz com que você seja mal interpretado por outros, aí sim se torna um problema!
Vivemos em um mundo, onde tudo torna-se bem conotativo. Seu cumprimento, sua atenção, sua disposição, seu ouvir, seu falar, seu modo de andar, seu modo de vestir... Estamos tão (mal) habituados com as coisas errôneas e de duplo sentido, que o simples gesto de você dar um "oi + sorriso", um abraço apertado, um "saudades de vc", uma troca de conversas por poucos minutos, geram sérios problemas em diversas áreas. A sua boa educação pode ser interpretada como um simples "querer algo" além da sua simples amizade e pura simpatia para com o outro.
Esse é um problema muito comum que ocorre entre homens e mulheres. Mulheres estão à procura de amizades sinceras e verdadeiras - independente do sexo da pessoa. Homem estão à procura de amigos verdadeiros e mulheres companheiras - não independe do sexo, pois cada coisa é uma coisa. E quando as mulheres tentam misturas as "caixinhas" separadas dos homens, aí que os problemas surgem! Os homens não se interessam tanto pela amizade feminina, mas sim com o que possa ganhar com ela. As mulheres procuram em ambos, a sinceridade e fidelidade... o companheirismo independente do que venha em troca (entenda-se como aquele "algo além").
Bom, o que quero dizer com isso? Nós nos habituamos, pela sociedade, à papéis independentes e funções independentes... homens x homens e mulheres x mulheres (amigos) e mulheres x homens (relacionamentos). Mas, gostaria de chamar sua atenção à um dogma que fora quebrado há muitos anos atrás, do qual deveríamos nos espelhar mais. 
Maria Madalena era uma jovem, bonita, mal vista pela sociedade, pega em atos condenáveis à sua época, da qual padecia possivelmente de solidão, além dos abusos dos homens de sua época e das acusações das mulheres e sociedade. Um certo dia chegou aos pés de Cristo, pelos caminhos menos esperados da vida, e ao deparar-se com Ele, pode aprender o que seria ali uma amizade e amor verdadeiros, completamente destituídos dos interesses egoístas! Não me diga que ali era Jesus e que hoje isso é impossível. Não, não é! Jesus em todo o momento se preocupou com a vida dela, em ajudar, em ouvir, aconselhar, conversar... fora para ela um verdadeiro amigo! Jesus ajudou-a a encontrar o caminho certo, a sarar suas feridas, a sair da solidão que a acorrentava, a ver a semelhança e as necessidades de ambos os sexos: atenção! Jesus foi o bom exemplo da verdadeira boa educação - destituída dos interesses! Jesus mostrou que é possível sim, ser amigo de todos, ser educado, atencioso, gentil, cortês, amável, prestativo, sem mostrar-se interesses escusos de forma que se prejudique uma amizade. 
Que tenhamos essa disposição de Jesus, ser amigo fiel e verdadeiro, de bons interesses e educação, de afeto e compreensão, de carinho e gentileza... sem subtilezas de engano, sem egoísmo, sem más intenções...
Que sigamos esse exemplo!

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." - Filipenses 4:8

segunda-feira, 17 de março de 2014

Seja benção a outros

"Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos perversos." - Provérbios 10:6

Não é fácil ser exemplo para os outros. Também não é fácil ser bondoso, prestativo, gentil, leal, amigo, conselheiro, ouvinte, bom pai/mãe/filho ou outro parente qualquer; não é fácil ser cristão, ser honesto, estudioso, trabalhador, voluntário... não é fácil fazer o que é correto e necessário! Mas, quem disse que seria, não é mesmo?
Deus nos faz um vaso grande, cheio de terra, repleto de nutrientes e minerais, vitais ao crescimento nosso mesmo e de outros. Nos capacita a germinar em nós toda a semente boa e nutritiva aos outros. Somos dotados de qualificações para que possamos beneficiar outros que estejam a nossa volta! Mas, quão triste é saber que muitos retêm para si as bençãos que recebe de Deus?! Suas qualidades, seus talentos e dons, seu alimento, sua água, suas roupas, seu dinheiro, seu trabalho, seu aprendizado... ganhamos tanto, mas dividimos tão pouco!
Nos negamos a dividir do nosso trabalho, talento, dom e aprendizado pelo egoísmo e o receio de que o outro se sobressaia. Nos negamos a dar do pão e da água com medo de nos falta posteriormente. Nos negamos a doar dinheiro a quem precisa pelo medo do uso indevido e descabido. Todos estes com sua razão de ser haja visto nosso mundo hoje. Mas nos esquecemos do quanto Deus nos tem provido a cada dia, não pelo benefício próprio, mas para que fôssemos um vaso de bençãos na vida de outras pessoas!
Deus não lhe deu tudo para seu uso egoísta, mas para beneficiar os que precisam da sua ajuda; para desenvolver seu próprio caráter; para lhe tornar humilde; para lhe tornar prestativo e bondoso.
Não retenhas a sua benção para si! Faça-a transbordar em bençãos para outros! Você verá esses benefícios voltarem para si sem perceber. Estará mais perto de Deus... e verás quantos podem ter uma vida melhor por sua influência.

"O Senhor operará por meio de cada alma que se entregue para ser trabalhada, não somente para pregar, mas para ministrar aos desesperados e inspirar a esperança nos corações que não a possuem. Devemos fazer nossa parte em aliviar e abrandar as penúrias da vida." — Beneficência Social. p. 22

Lar = sabedoria e prudência


"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha." - Mateus 7:24-25


Não é fácil ter um lar.
É fácil ter uma casa... alugada, construída, comprada, doada, emprestada. Eu sei, há os que nem possuem, né?! Mas é bem mais simples do que possuir um lar.
No dicionário Michaelis, uma das definições expressa bem o que quero dizer: "6 Família."
Não é fácil ter uma família... você pode ter muitos parentes, pessoas conhecidas... mas ter um lugar que sirva de recanto, refúgio, refrigério, de paz, de tranquilidade, um lugar onde você se sinta bem, querido e amado, é bem mais difícil!
Nenhuma família é perfeita, eu sei! Mas, temos de procurar agir com zelo, paciência, sabedoria (que não é inteligência), prudência nas palavras e atitudes. Precisamos saber como construir bases sólidas para que este lar - esta família - não desmorone com o tempo. Para que não seja um lugar onde só há brigas, desavenças, solidão, tristezas, repúdios, violência...
Mas, sabe que pensando em como nosso mundo está, há um item primordial que falta nos lares: DEUS! Sim, falta Deus! Falamos no nome dEle todos os dias, o clamamos por coisas banais, dizemos o nome dEle em vão, não damos a mínima importância para a Sua palavra (Bíblia), e queremos sim um lar feliz e estável!
A bíblia contêm palavras maravilhosas, ensinos úteis até aos dias atuais, mensagens inspiradoras... Vemos nossos jovens e crianças, perecerem num mundo sujo, corrupto, violento... e o que fizemos para que isso tivesse sido diferente?
Veja um conselho prudente e pouco seguindo:
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." - Provérbios 22:6
Se todos os pais tivessem isso em mente, não teríamos os andamentos de hoje.
Somos pais relapsos, omissos, descuidosos, com pouco tempo para a família... desinteressados nos estudos deles e com os problemas que possam estar enfrentando e em como foi o dia dos familiares. Não temos guiado nossa família em caminhos firmes e seguros! Temos deixado seguirem os caminhos mais tortuosos que possam existir, e buscamos a correção quando tarde!
Não deixe sua casa ser construída sobre a areia - sem fundamento e firmeza. Construa-a sobre a rocha... mas não uma rocha qualquer... a Rocha que é Cristo Jesus! E o seu lar será um lar seguros e feliz para os seus e para você!

Comece bem seu dia!

"Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança..." (Salmos 40:4)

A melhor das coisas que existem é começar um dia, uma semana, um mês, um ano... uma vida, com a presença de Deus. Por mais chato e contraditório que pareça isso, estar seguro e confiante de que seus passos podem e serão guiados pelo Autor da Vida, é a coisa mais preciosa que existe!
Você por não ter muita coisa, nem muito dinheiro, nem muita disposição para algo novo, nem muita fé na humanidade. Mas começar confiando em si já é de grande valor!
Deus nos dá a chance de começar uma semana nova, com novas oportunidades, ideias, novos planos e projetos, novas atitudes... a chance de recomeçar o que ficou pelo caminho!
Então, não desperdice essa oportunidade! Levante-se! Caminhe! Tome coragem! Sacuda a poeira vinda dos tombos, e comece de novo sua caminhada!!
Outros tombos virão sim, mas outras chances de levantar e fazer-se tudo mais belo... na companhia de Jesus!!!

Feliz semana!!!

sábado, 15 de março de 2014

Deus tudo faz novo...

Não pude deixar de ser tocada por Deus mediante a mensagem linda que ouvi hoje pela manhã no culto.

Deus tem formas diferentes e estranhas de agir, não?! Muitas vezes não entendemos aquilo que Ele prepara para nós. Não compreendemos os caminhos que nossa vida toma, mas curiosamente Ele sempre nos dá o melhor!
Na Bíblia tivemos alguns exemplos de como Deus, em Sua infinda bondade, pode restaurar e transformar a vida das pessoas; entre estas temos: Raabe (prostituta que veio a ser linhagem de Davi e Jesus), Maria Madalena (adúltera), Abraão (polígamo), Jacó (usurpador), João (extremamente nervoso virou amoroso e paciente), Davi (assassino, mentiroso, adúltero, polígamo, cobiçoso... foi chamado segundo o coração de Deus). De cada pessoa que cometeu pecados inúmeros os quais muitos diziam não terem perdão e eram apontados pela sociedade, se arrependeram e se voltaram a Deus em busca de perdão. Foram perdoados e transformados. Foram feitos representantes de Deus em lugares qur muitos não imaginaram, entraram e transformaram a história.
Deus é assim... Quer transformar-nos em novas criaturas, tirar esse coração duro que temos, renovar essa mente pecaminosa, tirar de nós os maus desejos, os maus hábitos e costumes; colocar em nossa boca novas palavras, na mente novos pensamentos, em nosso ser novos costumes e hábitos. Deus quer fazer-nos Seus representantes; quer fazer com que tenhamos qualidade de vida, que sejamos prósperos, que façamos diferentes o que deixamos de errados, que completemos o incompleto, que transformem os tudo ao redor e tenhamos plenitude de vida.
A cada dia Deus nos dá uma nova página, uma folha em branco no livro da história da nossa vida. Temos a oportunidade de mudar o rumo da história, de fazer novo, de dar um novo sentido àquilo que começou confuso!
Deus é o Deus que tudo faz novo! Que nos dá a oportunidade de fazer tudo diferente, melhor, renovado... É Ele quem apaga nosso passado negro e obscuro e transforma num presente claro com um futuro limpo e de luz!
Deixe Deus fazer nova sua história... Só Ele transforma nosso passado de derrotas em um futoro de vitórias!

sexta-feira, 14 de março de 2014

Ninguém é insubstituível?

Ouvi e li por muitas vezes dizer que não se é insubstituível.
Mas, confesso que essa é uma frase que sempre me intrigou e incomodou de certa forma.
Será mesmo que não somos insubstituíveis? Eu descordo plenamente! E digo porquê:
Creio que somos dotados de qualidades e características únicas. Dons e talentos muitas vezes semelhantes aos de outros, mas nunca igual! Possuímos nosso único jeito de ser, de falar, de agir, de pensar, de trabalhar, de aprender, de entender, de meditar, de ensinar, de transmitir, de acreditar. Temos conosco habilidades incríveis que embora encontradas em outras pessoas, nunca são desenvolvidas de igual forma!
Temos nossa família, nossos amigos, nossa fé, nossa congregação, nosso trabalho, nossos estudos... em cada lugarzinho deste temos nossas raízes, as pessoas que gostam de nós, as coisas que só nós fazemos de determinada forma. Ninguém é igual a ninguém!!! Cada um é único em tudo!!!
Como poderíamos dizer então que alguém é substituível??? Jamais!!!
Poderemos quem sabe, encontrar pessoas que façam algo até melhor que nós... mas com certeza não será tudo; que desenvolva um trabalho com mais capricho em uma tarefa, mas que será mais desleixada em outra; que conheça muito mais pessoas que nós; que seja mais simpático; que seja mais sério; que seja mais fiel... enfim! Somos dotados de características únicas e insubstituíveis, sim!!
Com toda certeza, com a nossa morte, jamais outro poderia ocupar nosso lugar da mesma forma que ali estivemos. Jamais alguém fará e será como você foi. As marcas da lembrança permaneceram, como cicatrizes que não desaparecem.
Somos como uma planta arrancada do seu lugar, jamais outra florescerá da mesma forma e com a mesma intensidade do que a arrancada. Ele não pegará para si as mesmas raízes, nem aproveitará as mesmas vitaminas; não será absorvida pelo solo da mesma forma... porque cada flor é única! E nós somos flores únicas no jardim de Deus e dos nossos queridos!


"As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos." - Salmos 119:73

quinta-feira, 13 de março de 2014

Caráter e testemunho

"Não é a oposição do mundo o que mais ameaça a igreja de Cristo. É o mal abrigado no coração dos crentes que acarreta suas mais graves derrotas, e mais seguramente retarda o progresso da causa de Deus. Não há maneira mais certa de debilitar a espiritualidade que acariciar a inveja, a suspeita, a crítica e as vis desconfianças. Por outro lado, o mais forte testemunho de haver Deus enviado Seu Filho ao mundo é a existência de harmonia e união entre os homens de variados temperamentos que compõem Sua igreja. É privilégio dos seguidores de Cristo dar este testemunho. Mas para isso fazer, precisam colocar-se sob o comando de Cristo. O caráter deles precisa conformar-se ao Seu caráter, e a vontade deles à Sua vontade." - Atos dos Apóstolos, p.307 

Morte = igual para todos = inconsciência total

"Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.
Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.
Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."