"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." - Jó 42:2
É difícil pensar nas tragédias que nos assolam a cada dia.
Mas, creio que de todas as coisas, o mais difícil mesmo é quando a tragédia chega na nossa vida.
A tragédia tem um sentido muito amplo, de acordo com a visão e a vida de uma pessoa. E, quero partilhar uma experiência muito conhecida, porém pouco analisada nos momentos de tragédias. Essa meditação de hoje está no livro de Jó.
Jó era um homem muito diferenciado em sua época (E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. - Jó 1:8). Ele possuí além de um caráter exemplar, muitas riquezas - chegou a ser mencionado como o mais rico de sua região), muitas posses, animais, terras e uma linda família de 10 filhos. Porém, um dia a tragédia chegou de uma única vez à vida do temente Jó! Num mesmo dia, perdeu tudo que tinha... Animais, terras, riquezas, casas, filhos! Todos os filhos morreram! Ah, e também quase todos os empregados, menos 1 único que ficou para levar a notícia da tragédia... além de tudo isso, perdeu também a saúde, pois fora acometido de grave úlcera que o fazia coçar-se com cacos de telha e sujar-se de cinzas para amenizar a dor. Além do mais, perdeu os amigos... e sua mulher ainda não aceitava bem a tragédia, e os 'amigos' diziam-lhe coisas que muitas vezes só pioravam a sua tristeza e abatimento.
Aqui começamos nossa meditação...
Como você reage ante a tragédia que lhe assola? Você entra em depressão com a morte de alguém? Tenta o suicídio porque alguém lhe deixou? Pensa em matar a/o 'ex' porque lhe abandonou por outra pessoa? Acha que morrerá de fome porque perdeu o emprego? Entra em desespero com a notícia de um câncer ou AIDS? Sim, todas estas coisas são extremamente pesarosas para nós seres humanos. Mas, o curioso nisso tudo, é que cada pessoa reage de uma forma... algumas conseguem lidar bem com as tragédias da vida, e outras não tanto, chegam ao ponto da extrema depressão e são capazes de tirar a própria vida.
Jó lidou de uma maneira muito curiosa com toda essa avalanche de tragédia em sua vida. Em determinado momento sua mulher disse "amaldiçoa o seu Deus e morre" (Jó 2:9). E Satanás a todo momento querendo fazer com que Jó mergulhasse no desespero e pecasse contra Deus... Mas, de forma surpreendente, Jó manteve sua integridade, sua fidelidade, sua fé, sua esperança... Ele confiava de que Deus olhava para ele mesmo em toda aquela situação!
Não quero me delongar mais na meditação, para que você não fique com preguiça... rsrs
O tempo passou, Jó sofria rejeição das pessoas, solidão, angústia... e por muitas vezes, ele mesmo questionava a Deus qual o propósito de tudo? Porque não intervinha? Porque não se manifestava? E, para surpresa de todos, e quem sabe do próprio Jó, Deus interveio e restaurou tudo que ele havia perdido arrancado por Satanás! Jó teve de volta: suas terras, suas riquezas, seus empregados, seus animais... tudo em dobro!!! E para completar os planos de Deus, Ele deu a Jó novamente filhos... 10 filhos! Ele teve 7 homens (considerado uma grande benção na época - número da perfeição divina) e 3 mulheres - mulheres essas as mais lindas da terra em sua época! E Jó viveu ainda muitos anos após a tragédia, a ponto de acompanhar os descendentes até a 4ª geração!!!
Em todo o seu período de aflição, Jó manteve-se firme! Confiava na presença e no auxílio de Deus no momento oportuno! Enquanto tudo desmoronava, Jó manteve-se de pé interiormente, esperançoso de que Deus o havia permitido por um propósito maior e que Ele providenciaria algo muito melhor depois!
E assim devemos ser... por mais que seja a tragédia, ela sempre tem um propósito... e ao final dela, Deus sempre nos provê bençãos infindas!
Mantenha-se firme... ainda que caiam os céus... pois Deus nos sustêm!
A graça de Deus nunca está tão longe que não nos possa alcançar. E seu auxílio e socorro nunca estão escondidos, ao ponto de não nos encontrar!
"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." - Jó 1:22
"E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro;" - Jó 42:12
Excelente dia para você!

Nenhum comentário:
Postar um comentário