Quantas vezes perdemos tempo na vida?
Perdemos tempo com internet, TV, músicas frívolas, aventuras, conversas insanas, amizades que só nos atrasam e nos fazem ser mais baixos do que já somos. Andamos por onde não devemos, fazemos o que não deveríamos, falamos do que não nos convinha, ouvimos o que não nos cabia!
Quanto tempo temos perdido na vida?
Isso pode lhe parecer um tanto estranho. Mas, quanto deste tempo que você tem, tem sido usado "gasto" com Deus? Em leitura bíblica, ou meditações que falem de Deus, orando - que nada mais é que conversar com Deus, entregando sua vida a Ele, fazendo obras para ajudar pessoas, indo a uma congregação?
Quando jovens, achamo-nos muito novos para isso. Afinal, há tanto pela frente, tantos projetos, tantos sonhos, tanta coisa a fazer, tanta vida a correr ainda... pode ser mais tarde, não?!
Quando em diversões, porquê fazer algo que seja pensando em Deus? Afinal, você gosta de beber, se sente calmo quando fuma, adora uma balada com muita música, curte "ficar" com algumas pessoas, não perde aquele programa favorito nem sair com aquela pessoa... por mais indecente que seja o programa e a atividade envolvida.
Quando se esta namorando, porquê pensar em Deus? Qual o problema de uma passadinha de mão, umas noites "quentes", dispor de tempo para passear e ficar escrevendo para o amado? Ah, melhor dedicar tempo a quem se vê, né?!
Quando no trabalho, muitas ocupações nos envolvem. Trabalhos, relatórios, prestações de contas, pagamentos, telefonemas, reuniões, etc, etc, etc. Quanto tempo isso demanda! E sem contar que preciso acordar cedo, chego tarde, meu almoço dura somente 1 hora e tenho coisas a resolver nesse intervalo que não teria em outro tempo. Ufa! É atividade demais para colocar Deus no meio...
Uma hora dessas, estou cansado demais! Pensa só: tenho muitas atividades, preciso me divertir, preciso namorar, trabalhei o dia todo, estudei a noite e ainda tenho os trabalho do curso a fazer. Fora que preciso arrumar minha casa e cuidar do meu corpo! Pensa que é fácil fazer tudo isso? Cansado... não dá pra pensar em Deus! Ele me entende se eu só deitar aqui pra relaxar e dormir um pouco... quando tiver tempo vou a igreja!
Um dia a doença chega, a calamidade assola, o desemprego bateu à porta, um familiar querido morreu, perdi minha casa e meus bens, não tenho o que comer... o que me resta? Já vivi tudo que tinha pra viver! As pessoas já não ligam mais para mim. Parece que tudo que falo não tem sentido. Já não ouço muito bem e falo com dificuldade... até esqueço algumas coisas. E, à beira da morte, lembro-me do único que nunca me abandonou e até aqui me susteve: Deus!!!
Queridos, um dia a morte baterá à sua porta! A doença grave chegará, os problemas virão em avalanche. Esperará você este dia chegar para então lembrar o que Jesus pode e poderia ter feito em sua vida?
Nunca estaremos muito novos para encontrar, aceitar e estar com Deus!
Nenhuma curtição é de todo recreativa (diferente de diversão, ok?!) se não é saudável e se Deus não poderia fazer parte por causar-Lhe vergonha.
Nenhum relacionamento é completo e feliz, se Jesus não está no centro para mostrar-te o quanto é bom permanecer unido por toda a vida e como uma família pode fazer diferença na sociedade onde vive. Quando só Ele nos faz ver que somos mais importantes no caráter do que no corpo em si.
Nenhum trabalho ou atividade deve nos tirar tanto o tempo, que não tenhamos tempo para viver! Afinal, Ele te capacitou a tal colocação, abriu a sua oportunidade de trabalho, lhe dá saúde para desenvolver suas atividades. É por ELE que você alcançou essas bençãos! Já pensou se Jesus não tivesse lhe dado a saúde?
Ninguém está cansado demais para que não possa aproveitar esse momento, refletir sobre a própria vida e entregá-la nas mãos de Deus! É neste momento, onde podemos nos desconectar (e queremos isso) do mundo e relaxar, abrir a mente, esvaziar o cansaço... e podemos orar! E falar com Deus sobre tudo que sentimos, que nos aborrece, que nos alegra, nossos sonhos, nossas angústias, nossa gratidão, pedir perdão pelos erros (e reconhecê-los!). É ali, no cansaço, que podemos abrir a nossa mente para a atuação do Espírito Santo.
Enquanto houver vida em nós, é o momento que temos para estar com Deus e nos entregarmos a Ele! É a chance que teremos de recomeçar de onde erramos e de continuar de onde acertamos... de aprimorar as qualidades e consertar os defeitos. É o momento que teremos onde ainda não será tarde demais. Pois um dia a morte chega... e aí sim, será tarde demais para tentar buscar a Deus, "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." - Eclesiastes 9:5-6. Logo, Ele nos alerta: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." - Eclesiastes 9:10
Por fim amados:
"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; e as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem. Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." - Eclesiastes 12:1-7
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." - Eclesiastes 12:13-14