quarta-feira, 21 de maio de 2014

Mudanças...

Mudanças não são fáceis! Elas envolvem disposição, algumas vezes acontecem sem querermos, envolve diversas pessoas, comportamento, sonhos, projetos, atividades... aparentemente nem sempre são boas, mas verdadeiramente nos levam a enxergar tudo sob um novo aspecto.
Algumas mudanças de fato não são boas, como a que ocorreu na entrada do pecado, quando Eva deixou-se levar pela conversa da serpente e provou do fruto, passando então a ter pecado e afastar-se de Deus (Gênesis 3:6-8); ou quando Caim matou seu irmão por inveja (Gênesis 4:8); ou quando os filhos de Jó morreram e ele ainda perdeu suas posses (Jó 1)... poderia citar inúmeras.
Mas, já parou para analisar quantas coisas boas nos ocorrem pelas mudanças? Poderia lhe citar as mudanças que Deus faz para o bem das pessoas ou mesma da humanidade. Entre elas cito bem resumidamente: a morte de Jesus (João 19:30) e Sua ressurreição (Mateus 28:5-6), porque se assim não fora, não teríamos a oportunidade de salvação; era necessário que Cristo passasse por todas as mudanças da vida para que nós fôssemos beneficiados. Quando Saulo encontrou-se com Cristo no caminho de Damasco (Atos 9) e ali teve sua vida transformada e passou a ser pregador do evangelho que ele perseguia. Quando a mulher adultera fora perdoada e tornara-se ali uma nova mulher (João 8:1-11). Ao paralítico de Betesda que fora curado e anunciava aos outros sua cura (João 5:2-15).
Poderia citar-lhe inúmeras coisas... mas, que mudanças Deus tem feito em sua vida e você não tem percebido e nem agradecido? Um novo emprego; a chegada de um filho; uma esposa ou esposo; um lar novo; um carro desejado; uma perca que você não esperava, que tenha lhe trazido grande dor... coisas que aparentemente são insignificantes, mas que a frente farão grandes mudanças na sua vida.
De fato, não conhecemos o futuro, mas muitas mudanças podem significar uma libertação. Sim! A libertação de vício que veio por uma doença; o filho que jaz no túmulo depois de tantos caminhos tortuosos e tanto sofrimento dado a família (embora fosse querido); o familiar que fora embora, mas que só trazia problemas e desavenças na casa; um emprego que rendia dinheiro, mas do qual você sofria humilhação constante; a mudança de casa que é chata, mas que ao fim nos leva a um lugar melhor e mais tranquilo com ar mais puro. Enfim, de tudo que se muda podemos tirar boas coisas e melhorar; das coisas ruins que restam, sobra-nos adaptar-nos e tornar melhores com a ajuda de Deus.
Nenhuma mudança é fácil! E muitas delas são sofridas e amargas. Mas, de tudo podemos tirar forças para nos libertar daquilo que nos prendia no nosso mundinho, e nos aproximar do mundo que Deus nos oferece!
Ele é o provedor de toda a boa dádiva, de todas as bençãos, de toda riqueza e sabedoria. Se você precisa mudar e não sabe como, busque auxílio dAquele que não desvirtua e nem esmorece, dAquele que não faz tortuoso os caminhos e endireita os defeitos... Ele é o Senhor soberano, e no tempo certo concederá a você maturidade para entender e apreciar as mudanças, aproveitando toda as bençãos que poderão vir com elas.
Lembre-se sempre: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." - Tiago 1:17
Assim, se a mudança que ocorre na sua vida for presente de Deus, ela não sofrerá dos percalços da vida, pois as dádivas divinas não sofrem mutações... mas antes, recebem suas bençãos para multiplicação e expansão a outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário