"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado." - Efésios 1:4-6
Há quem use esse verso, como base para dizer que Deus predestinou (ou de antemão escolheu) alguns para serem salvos através do sacrifício de Cristo, e os demais já de antemão então, estariam condenados.
Será isso mesmo verdade? Deus escolheu mesmo somente alguns e deixou outros à perdição sem nenhuma oportunidade de salvação e remissão?
Entre os diversos textos que existem dando esta conotação, gostaria de salientar o seguinte: em I Pe 1:19,20 diz que Cristo fora 'morto' desde antes da fundação do mundo. Ora, então Cristo morreu antes? Claro que não, mas é uma analogia de que Ele fora o escolhido a dar Sua vida pela humanidade futuramente, antes mesmo que o mundo fosse criado, porque Deus - Onisciente - já sabia que o povo terrestre pecaria, Ele é Deus! Ainda mesmo assim, criou o homem perfeito, para que pela livre escolha o homem optasse por não comer do fruto proibido e viesse a pecar.
Vamos analisar algumas coisas de forma resumida, pela própria Bíblia.
Deus, verdadeiramente, escolheu alguns de antemão para propósitos diversos, entre estes temos:
- Enoque: escolhido para ser levado ao céu vivo, porque DECIDIU andar com Deus;
- Noé: escolhido para pregar sobre o dilúvio e construir a arca;
- José: escolhido para suprir a fome no Egito;
- Moisés: escolhido para libertar o povo da escravidão do Egito;
- Sansão: escolhido para libertar e ser juíz sobre o povo (mas que pela livre escolha, envolve-se com mulheres, bebidas, orgias, e veio a morrer juntamente com os inimigos). Mesmo após o pecado, ele cumpriu o propósito de matar os filisteus e tem seu nome na galeria da fé de Hebreus 11;
- Elias: escolhido como profeta do povo de Deus e levado ao céu numa carruagem de fogo;
- outros profetas, juízes e reis para governar o povo de Israel pelos anos como: Débora, Isaías, Jeremias, Daniel, Malaquias, Davi, Salomão, Jonas... cada um com suas particularidades.
- João Batista: para anunciar a vinda do Salvador
- Os discípulos: (sem comentários né?!)
- Paulo, Timóteo, Barnabé, etc...
Deus escolheu e capacitou a muitos! E outros tantos foram chamados, mas rejeitaram o mesmo.
Um caso bem interessante que podemos ter de que tudo é escolha, é que Sansão no Antigo Testamento e João Batista no Novo Testamento, tiveram as mesma orientações de comportamento a ter, tiveram uma missão dada por Deus, mas seguiram de formas bem diferentes. Sansão viveu de forma incoerente e João coerentemente. Assim, podemos então ver o seguinte, que "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." - Romanos 8:28-30. Logicamente Ele escolhe, e capacita, e justifica... Jeremias fora escolhido por Deus antes que fosse gerado no ventre (Jer. 1:5). Isso não quer dizer que ele fosse o único escolhido para salvação. E se a predestinação fosse de fato consumado, porque Deus teria o povo de Israel como Seu povo? Não eram todos pecadores? Não morreram praticamente todos sem salvação? Então, Deus chamaria de Seu algo que não é de fato?
Agora veja uma coisa interessante: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele." - 1 Tessalonicenses 5:9-10. Não é desejo de Deus destinar ninguém para a perdição! Ele nos diz por meio da inspiração que "E, sendo ele (Cristo) consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;" - Hebreus 5:9 (grifo acrescentado).
Cristo veio para Salvação de TODOS que lhe OBEDECEM! Não há dúvidas quanto a isso! De forma interessante temos que "Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios,a fim de que sejas para salvação até os confins da terra." - Atos 13:47. Assim, com base na pregação a todo mundo, salvação a todo o que nEle crê, Seu sacrifício a todos os que Lhe obedecem, vemos que "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus." - Gálatas 3:28. Dentro disso, está implícito que Deus não nos separa entre escolhidos e não escolhidos, mas entre os que aceitaram e os que não aceitaram, entre os que O amam e não O amam, entre os salvos e os perdidos.
"Todo homem é livre para escolher que poder o regerá. Ninguém caiu tão fundo, ninguém é tão vil, que não possa encontrar libertação em Cristo. (...) Nenhum grito de uma pessoa em necessidade, embora deixe de ser expresso em palavras, ficará desatendido. Os que consentirem em entrar com o Deus do Céu num concerto, não serão deixados entregues ao poder de Satanás, ou às fraquezas de sua própria natureza. São convidados pelo Salvador: “Que se apodere da Minha força, e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo”. Isaías 27:5. Os espíritos das trevas hão de combater pela pessoa que uma vez lhes caiu sob o domínio, mas anjos de Deus hão de contender por aqueles com predominante poder. Diz o Senhor: “Tirar-se-ia a presa ao valente? Ou os presos justamente escapariam? [...] Assim diz o Senhor: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a presa do tirano escapará; porque Eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos Eu remirei”. Isaías 49:24, 25. - DTN 174.5
Eu creio nisso! Largaria Deus um ser que agoniza em favor de si, só porque este não está na "lista de predestinados"? Devemos ter em mente que "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." - João 6:37. Logo, se Cristo recebe os arrependidos, como poderia Ele lança-los fora, só porque de antemão não os escolheu para serem salvos? Não seria um tanto contraditório? Seria isso baseado no amor e na graça? Sabemos que a graça é um presente imerecido; e quem não merece salvação? Todos nós! Afinal, "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." - Romanos 3:23-24. Assim, NÓS somos os que recebemos oportunidades de justificação pelo amor e sacrifício de Cristo por nós.
Jesus deixa uma missão bem clara aos seus discípulos antes de Sua partida: ""Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." - Mateus 28:19-20. Ora, ele disse de todas as nações, não de parte delas. Jesus incluiu a oportunidade de salvação e discipulado a todas as pessoas! Se assim não fora, Ele não diria através do Seu apóstolo que "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." - 2 Pedro 3:9. Se, houvesse a possibilidade da persuasão e conversão somente de alguns em detrimento de outros, não seria mais simples o Senhor já ter voltado? Porque, se alguém é predestinado, não poderia mais ele se perder, está predestinado e salvo mesmo! Uma pessoa predestinada não tem que aceitar, pois já está incutida em sua mente automaticamente a obrigação do aceite e do serviço. Logo, assim sendo, já não é servo de Cristo por amor, mas pela obrigação... E Deus não deseja escravos, mas servos pelo amor e pela comunhão, pelo desejo de estar junto porque sabe o que é melhor. Como pode o amor ser amor se é obrigatório? Como pode a liberdade, se estou preso a uma situação da qual não posso me esquivar? Precisaria eu estar sempre em estrita harmonia, quando eu sei que independente do que eu faça serei salvo ao fim? Mas não! Antes vemos claramente, que TODOS temos a chance de salvação ou de perdição, basta crer, se arrepender e aceitar!
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." - João 3:16-21
Deus amou o mundo, não algumas pessoas! Deus amou todos, não somente alguns poucos eleitos e "de antemão escolhidos"! Não é porque Deus conhece o passado, o presente e o futuro, que isso o faria predestinar pessoas. A Sua onisciência apenas torna possível já de antemão saber quem O aceitaria como Salvador, e assim estaria com Ele no porvir. O fato dEle saber antecipadamente, nos dá a oportunidade de saber antecipadamente o que ocorrerá no futuro pelas Escrituras, afim de que crêssemos nEle e nos preparássemos para estar entre os salvos... mas se eu ou você estaremos lá, só Ele sabe!
Deus nos chama à sermos santos, como Ele é Santo! A sermos exemplo de Cristo! A sermos conforme Sua imagem e semelhança! A aceitar a salvação em Cristo Jesus.
Se a salvação fosse algo imposto, e não uma livre escolha da qual cada um irá dar conta de si, não haveria o convite: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." - Apocalipse 3:20.
Abrir a porta é uma escolha. Deixar Jesus entrar é uma escolha. Deixá-Lo permanecer em sua casa (seu coração e mente) para cear (trabalhar sua mente para a salvação e transformação) é outra escolha.
Há os que abrem a porta e fecham.
Há os que O deixam entrar, mas O colocam para fora de suas vidas antes mesmo que Ele comece a operar a mudança.
Há os que O deixam morar em suas vidas... e estes, são os filhos que Deus os aceitou por adoção, desde a fundação do mundo.
Por fim, Ele nos diz: "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." - Apocalipse 3:5... AO QUE VENCER... não diz "aos escolhidos". Àqueles que perseveraram até o fim, estes sim serão salvos por Jesus, levados ao Céu na Sua vinda.
Por que? Ele mesmo diz: "Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento." - Lucas 5:32

Nenhum comentário:
Postar um comentário