terça-feira, 20 de maio de 2014

O tempo e sua vida

Dizem que o tempo trás grandes respostas, outrora não reveladas a nós.
Bem verdade que muitas vezes parece o tempo não colaborar. Atrasos, imprevistos, acontecimentos que esperamos e nunca se realizam, outros que nos surpreendem e acabam trazendo coisas boas e até ruins.
Mas, já pensou que tudo poderia ter um propósito? Eu particularmente, não creio em "acasos". Creio que todas as coisas ou são consequências dos nossos próprios atos ou providência divina, em consertar nossos erros ou responder às nossas orações e reais necessidades.
Há um texto muito interessante Eclesiastes 3:1-8 que diz: 
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz."
Percebe? Não há acasos!!! Tudo está programado por Deus. Tudo está dentro do controle de Suas mãos e dentro da Sua soberana vontade. Até mesmo as tragédias que nos ocorrem, os percalços que nos sobrevêm, as coisas boas e até aparentemente estranhas, tudo está dentro da permissão de Deus para que ocorram. Logicamente que nem todas gostamos, e nem todas entendemos. Porém, Ele conhece o nosso futuro, e sabe as consequências que viram em detrimento de outras que muitas vezes Ele nos tira. Choramos por um ente que morreu, mas como seria o futuro dele aqui vivo? Lamentamos um emprego que perdemos, mas quem garante que nos seria benéfico para toda a vida? Deixamos de fazer algo ou perdemos uma oportunidade que parecia boa, e quem garante que seria bom o suficiente? Há tantas coisas que parecem perda... mas se fôssemos conhecedores do futuro como Deus o é, saberíamos enfim que inúmeras são de fato livramentos!
Cada coisa há seu tempo, "Ele fez tudo apropriado a seu tempo." (Eclesiastes 3:11a). Não fazemos tudo ao mesmo tempo na vida. Nós mesmos limitamos o nosso tempo quanto aos afazeres que temos entre trabalho, estudo, cursos, família, recreação, leitura, oração, afazeres, comer, beber, andar, vestir, etc; decidimos quando vamos falar, ouvir, escrever, pensar, analisar, fazer e até de deixar tudo isso de lado. Acaso então seria Deus privado disso, quando tudo que Ele faz interfere diretamente em nossa vida? Claro que não! Nossos feitos também interferem na vida dos outros que nos rodeiam.
Sabe, "Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez." - Eclesiastes 3:11. Não nos colocamos a entender os caminhos de Deus para nossa vida, e nem em seguir Suas diretrizes! É desejo dEle que nos coloquemos em Suas mãos, para que seja então o condutor da nossa vida e do nosso tempo. "Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam. Aquilo que é, já foi, e o que será já foi anteriormente; Deus investigará o passado." - Eclesiastes 3:14-15. Então, não perca tempo com o passado, nem com coisas incompletas, nem com coisas sem sentido e não lhe trará crescimento espiritual e físico. Cuide do bem mais precioso que é sua vida, que é a eterna que importará.
O tempo é condutor da nossa vida... ele é quem mostrar principalmente nosso tempo de vida aqui! Então, cuide bem da sua... controle seu tempo, monitore seus afazeres, e coloque sabedoria em casa ato, para que ao final do seus dias você não passe por isso: "Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; - Eclesiastes 12:1. Não espere ser velho ou ignorante para então se lembrar de quem lhe criou. Não espere as coisas passarem para então se lamentar. Não ignore suas oportunidades, mas também não desperdice tempo com coisas fúteis e inúteis. Não queira controlar o futuro, mas controle seu presente da melhor forma que se tenha um bom futuro... pois este, a Deus pertence!
Lembre-se de Deus. "Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço,
o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu." - Eclesiastes 12:6-7

"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal." - Eclesiastes 12:13-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário