terça-feira, 13 de maio de 2014

Os olhos como janelas da alma

"Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará. Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão." - Isaías 33:15-17

Você já parou para analisar como é influenciado por tudo aquilo que vê?
A violência é algo crescente de uma maneira tão assustadora, que passou a ser comum atos violentos com fins "justificáveis" para a justiça. Pessoas usam da agressão para justiçar algo que julguem errada... a chamada justiça com as próprias mãos. Só por estes dias, presenciamos noticiários de pessoas que foram cruelmente atacadas por serem sentenciadas por outros - inocentes e até culpados por algo, mas que foram tidas por condenáveis aos olhos dos agressores.
A grande verdade é que estamos habituados à violência. Acostumamos rotineiramente nossa mente às cenas degradáveis, coisas horrendas, atos bárbaros... e muitas vezes nem nos incomodamos tanto. Você pode achar isso um absurdo, mas darei alguns exemplos:
- Mortes: você passa e vê uma pessoa morta; muitas vezes antes de lamentar a morte, sua mente é levada a ficar visualizando a cena até ver no que vai dar - na retirada do corpo, de alguém que saiba lhe dizer a causa morte, uma foto para mostrar a alguém.
- Acidentes: você vê um acidente, e a primeira coisa que passa na cabeça de muitos é registrar a imagem antes de chamar o resgate. Muitos ainda acusam a vítima caída da provável negligência de uma das partes. Outros aproveitam o súbito para subtrair os pertences da vítima.
- Noticiários: esse é um dos que mais nos causa frieza! Já reparou em quantas tragédias nos são noticiadas todos os dias nas emissoras, rádios, internet e até mesmo pelo Facebook? Mortes, assaltos, guerras, conflitos, ciúmes, inveja, discussões, discordâncias, etc. Tudo hoje é motivo banal para matar alguém. Mata-se uma pessoa como se pisa em baratas! Triste!!!
Lidamos com a tragédia todos os dias, o dia todo... e o que temos feito contra? Podemos até dizer que nos comovemos, que ficamos tristes... mas fato é que algumas coisas soam mais horríveis a nós que outras, e isso vai cauterizando a nossa mente. Ninguém se torna insensível do dia para a noite, é algo que adaptamos nossa mente a ser assim, pelo tanto contemplar que nos colocamos.
Reparou no texto bíblico? Podemos não ser assassinos, nem assaltante propriamente dito. Mas, podemos estar a trilhar o caminho do mal quando: andamos em má companhia, falamos palavras torpes, nossos pensamentos são escusos, obtemos lucro injustamente sobre algo, aceitamos e fazemos suborno a fim de não sofrer as penas, abrimos nossos ouvimos diariamente para ouvir da violência, maquinamos o mal ao outro em nossa mente... alimentamos tudo que há de ruim dentro de nós, e não percebemos!
A grande verdade é que nossos olhos são as janelas da alma! Assim como nos colocamos a olhar o tempo pela janela de casa todas as manhãs antes de sair de casa, muitos de nós alimentamos nossa mente olhando e armazenando coisas ruins todos os dias, desde cedo até o anoitecer. 
Por mais bondosos e carinhosos que sejamos, mal percebemos que com tempo nossas atitudes vão mudando, nossas palavras são mais agressivas, nosso senso de justiça se torna entorpecido... nossa razão esvai-se pela insensibilidade.
Tudo que nós precisamos é de Deus! Contemplar as belezas da criação divina, praticar a caridade, o amor e bondade pregados e ensinados por Cristo, esperar pela justiça humana e se esta não vier, a divina (que certamente virá mesmo que já tenha havido a terrena), ser honesto, justo, leal, cortês... assistir programações que nos aproxime de Deus e das pessoas, ler coisas que tornem nossa mente mais ativa, viva, feliz, serena e culta. Aprender de Deus a falar, andar, pensar, e viver!
Ser uma pessoa melhor pelo que contemplamos não é difícil... mas não tão fácil no mundo de hoje. Mas, prive sua mente daquilo que o degenera... abra sua mente e seus olhos àquilo que é nobre. 

Por fim amados, "examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal." - 1 Tes. 5:21-22, pois lembre-se que "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! - Mateus 6:22-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário