"Fui arrebatado pelo Espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz como de trombeta," - Apocalipse 1:10
Dia do Senhor...
Essa única expressão, simples e aparentemente sem intenção alguma, tem gerado muitas discussões ao longo dos anos no meio cristão. Este pequeno texto, é motivo de controvérsias e uso para sustento de doutrinas pregadas nas igrejas. E você pode se perguntar, qual posição então é correta? Há um "dia do Senhor"? E eu lhe asseguro que sim! Há um dia especial e exclusivamente de Deus, ao qual fora referenciado pelo profeta João.
Vamos começar com o próprio Deus, no Novo Testamento, dizendo qual é Seu dia especial: "Pois o Filho do homem é senhor do sábado." - Mateus 12:8
As traduções podem alterar algo, mas uma coisa que não se altera é que "Ele é Senhor do sábado". E baseado nisso, você pode indagar que todos os dias são de Deus, afinal Ele é dono de todas as coisas; e que todos os dias são feitos para Ele; e que até devemos honrar e adorar a Deus todos os dias. Mas, de uma coisa que a maioria das pessoas esquecem ou fazem questão de não lembrar, é que Deus, Senhor de todas as coisas, estabeleceu um único dia para ser exclusivamente dedicado a Ele!
Sabendo de nossas tarefas, trabalho, obrigações, lazer, pensamentos, atividades... de tudo que iríamos fazer e usar como desculpa para não ter tempo para Ele, deu-nos um dia - dos 7 totais da semana que temos, para que estejamos desligados de tudo que nos prende a esse mundo, e nos eleve aos céus, à comunhão com Ele.
Deus, muito antes de imaginarmos qualquer coisa e até de existirmos, estabeleceu este dia. Deu-nos o exemplo logo na criação, para que assim como Ele repousou de Seus afazeres laborais, nós também seguíssemos Seus exemplo como Seus seguidores que somos. E, se de fato somos seguidores de Cristo, porquê não fazer o que Ele mesmo fez?
Gostaria de convidá-lo a analisar os textos a seguir:
- O estabelecimento do dia, quando Deus nos deixa Seu exemplo de descanso do trabalho laboral:
"Assim foram acabados o céu e a terra, com todo o seu exército.
No sétimo dia acabou Deus a obra que tinha feito; e cessou no sétimo dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele cessou de toda a obra que fizera como Criador." - Gênesis 2:1-3
- Sabendo que o povo havia se esquecido do exemplo deixado desde o Éden, após terem passado mais de 2000 anos desde a criação e o período de escravidão no Egito, o povo fora lembrado por Deus do mandamento que o caracterizaria e distinguiria o povo de Israel (professo povo de Deus) dos demais povos (que havia se paganizado e seguido outros deuses diversos):
"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado de Jeová teu Deus. Nesse dia não farás obra alguma, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o teu estrangeiro que está das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez Jeová o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há: por isso Jeová abençoou o dia sétimo, e o santificou." - Êxodo 20:8-11
Este é o único mandamento que caracteriza quem é Deus de verdade. O único Deus que é todas as coisas, inclusive Criador. Todos os outros ditos deuses são específicos de alguma coisa (deus do vinho, do amor, da chuva, da fertilidade, da vingança, da justiça, etc, etc, etc.). Cada um desses deuses tinha um dia específico de adoração e sacrifícios dos seus seguidores. Deus, antecipadamente, havia escolhido para Si o dia de Sábado, que o caracteriza como Deus de todas as coisas... logo, os que neste dia repousam como Ele fez, mostram aos outros qual é o Deus que servem.
- Mesmo após o povo se esquecer novamente dos mandamentos divinos, Deus os lembrou que além de Criador, era também Salvador e Libertador de Seu povo, oprimido e escravo dos outros. E em memória da redenção do cativeiro obtida, Deus os lembrou mais uma vez:
"Observa o dia de sábado, para o santificares, como Jeová teu Deus te ordenou. Seis dias trabalharás, e farás tudo o que tens para fazer; mas o sétimo dia é sábado para Jeová teu Deus. Nele não farás obra alguma nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o teu estrangeiro que vive de tuas portas para dentro; a fim de que descanse teu servo e tua serva bem como tu.
Lembrar-te-ás que foste servo na terra do Egito, e que de lá te tirou Jeová teu Deus com mão poderosa e com braço estendido; portanto Jeová teu Deus te ordenou que observasses o dia de sábado." - Deuteronômio 5:12-15
Você pode dizer que tudo isso é ultrapassado, porque Jesus ressuscitou e porque seguimos a tradição, e/ou por honra e recordação à ressurreição de Cristo, agora repousamos no domingo. Mas, direi eu que isso é desinformação. Não há um único verso sequer, em toda a Escritura Sagrada, que nos autorize tal coisa; não há textos que nos digam que o dia do Senhor é o domingo em honra pela ressurreição, nem que diga ser por qualquer outra coisa. Também não temos nenhum apóstolo ou discípulo que nos diga que esse dia fora alterado. E, ora, se esse fosse alterado de fato, não poderia o próprio Jesus ter nos dito quando ficou na Terra 40 dias com os discípulos antes de subir ao céu após Sua ressurreição? Ele fora enfático com relação ao sábado, porque deixaria algo sugestivo, oculto, interpretativo, nas entrelinhas? Se a mudança houvesse ocorrido, Ele deveria ser o primeiro a colocá-la em prática, assim como o fez na criação. Mas, ao contrário, vemos no relato da morte e ressurreição um novo fato: Jesus morreu na sexta, ANTES do início do sábado; descansou no túmulo durante todo este dia - morte é um sono, e Ele descansava ali então do Seu trabalho de redenção; e ressuscitou então no primeiro dia da semana, pela madrugada, APÓS o sábado, ao qual chamamos de domingo.
Ora, as seguidoras de Cristo (como sua mãe Maria) poderia então não ter embalsamado a Cristo no sábado e descansado no domingo, se a mudança tivesse ocorrido? Ou poderia ter deixado para a segunda? Mas, elas foram tão zelosas quanto o exemplo do Mestre: "Era o dia da preparação, e ia começar o sábado.
E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado. Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento." - Lucas 23:54-56
Pelo livro de Atos, vemos claramente que as reuniões costumeiras de culto permaneciam no sábado, embora nada impedisse que houvesse culto em outros dias. Paulo e seus acompanhantes tinham prazer e faziam questão de estar nas sinagogas aprendendo, ensinando, lendo e cantando a Deus - tudo conforme o costume e mandamento! Você poderia dizer a informação ser equívoca, mas gostaria que você mesmo procurasse esses versos. Ora, Paulo, Pedro, João, Mateus, as mulheres e o próprio Jesus, todos eram JUDEUS! Então a lei não era somente para judeus... era para todos os seguidores do Deus Criador! Se fosse somente para judeus, Jesus estaria restringindo todos os Seus ensinos somente a eles? Claro que não! Estes mesmos apóstolos e discípulos, em suas cartas às igrejas, orientavam seus membros a seguirem e obedecerem aos mandamentos de Deus em tudo! E ainda alertava Tiago 2:10 "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos."
Poderia eu ser então culpado de algo que não fora direcionado pra mim? É a lei de Deus distinta para povos distintos? Não seríamos nós membros de um só corpo e devendo cooperar com ele? Se o corpo obedece ao comando vindo da cabeça, e se a Cabeça da Igreja é Cristo, porque seus membros deste corpo não o obedeceriam? Só um corpo doente não obedece ao comando da cabeça... estaríamos nós então doentes por não obedecer a Cabeça que é Cristo?
Abrindo um parentese, você poderia me questionar então, sobre o "trabalho" de Cristo aqui na Terra. As Suas curas, libertações, multiplicação, milagres infindos e que eram coisas tão criticadas pelos judeus raivosos e 'zelosos' da época.
Bom, o fato é que, os judeus, zelosos pela observância das leis, haviam criado parâmetros a serem seguidos para que o povo não quebrasse determinadas leis. Só com relação a observância do sábado, há (porque eles ainda observam) 39 restrições de afazeres para que "o sábado não seja transgredido"; entre eles arar, colher, plantar, cortar, cozinhar, lavar, costurar, carregar, etc. Essas restrições com o passar do tempo foram tornando-se mais rigorosas, vindo a ter força de lei aos judeus, que sentiam até como um fardo, desgastante e triste dia, tudo era rotineiro e automático. O simples fato de levar uma cama (era esteira na época) era tipo por pecado!
Jesus fora então, acusado de trabalhar no sábado, porque abençoava, curava, libertava pessoas! E eu pergunto: ajudar quem precisa é trabalho? Comer é trabalho? Pegar ao para alimentar-se é trabalho? Claro que não! O único "trabalho" de Deus neste dia não é manter e revitalizar todas as coisas neste dia? Imagine o sol e a lua não brilhar, o mundo não girar, a chuva não cair, os rios não correrem, as plantas não germinarem e crescerem, você não respirar... porque é sábado! Acha absurdo? Mas este é o trabalho de Deus: manter o universo em pleno funcionamento! Ele cria nada, mas deixa que tudo siga seu fluxo de vida neste dia. Logo, ajudar alguém e dedicar tempo à sua família, colocando Deus neste tempo precioso, é algo extremamente valioso e válido para Deus! Fazemos o que Cristo nos deixou por exemplo, ao estender nossa mão aos necessitados, principalmente no dia que Ele nos deixou para estar com Ele; pois Ele mesmo diz que "Em verdade vos digo que quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes." - Mateus 25:40... assim, todos bem feito aos outros, demonstramos do amor de Deus aos outros, e nos eleva espiritualmente.
Amados, o dia do Senhor é um: sábado!
Sim, todos os dias devemos estar em comunhão com Ele, em oração, em louvor, em adoração, pedindo perdão, ajudando os necessitados, estando com nossa família. Mas, em todos os dias temos nosso trabalho, estudo, afazeres diversos... e qual o tempo que você tem dedicado a Deus nas 24 horas de cada dia que você tem? Ele deu-nos 7 dias na semana... 7! Pede-nos 1 só... e os outros 6 são nossos, para fazer tudo que precisamos. Pede um único dia, em que nos desliguemos das coisas terrestres, que nos prendem a este mundo, para estarmos com nossa mente dedicada e voltada para Ele, para as coisas espirituais, que nos eleve e nos molde ao Seu caráter.
Deus deixa uma promessa maravilhosa a todos os que tiverem dispostos a seguir Seu exemplo, estar com Ele e com as pessoas:
"Se apartares do sábado o teu pé, e não prosseguires as tuas empresas no meu santo dia, se ao sábado chamares deleitoso, santificado por Jeová e digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando as tuas palavras;
então te deleitarás em Jeová. Eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te alimentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca de Jeová falou." - Isaías 58:13-14
Tenha uma vida renovada! Mude seus hábitos, e esteja junto do Criador dos céus, da terra e da sua vida... Ele lhe concederá o refrigério do qual tanto precisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário