Realmente, não é muito fácil ter uma família e conviver com ela. São lutas, conflitos, discussões... mas também há seus bons momentos que devemos procurar perpetuar e manter pela vida, afinal, família é para vida toda!
Diz a regra (não sei de quem) que família é aquela que mora na sua casa, e o resto é parente. Ou seja, família é o casal e seus filhos, o restante é tudo parente. Permita-me discordar disso. Para mim, família envolve um todo: seus pais, tios, primos, avós, irmãos... PRA MIM! Até porque, o que seria você, se não fosse a influência destes na sua formação? A grande verdade, é que mesmo depois de casados, todos eles interferem e muito na nossa vida familiar (alguns até demais, né?!).
A bem da verdade, temos algumas regrinhas que surgem sempre em boa hora para que nossa convivência seja feliz, eficaz e pacífica; algo que se seguido, pode evitar muitos problemas e solucionar outros tantos. Vamos as regras?
- Faça o outro feliz: Que parte difícil não? Em geral, buscamos nossa própria felicidade. Colocamos nossas expectativas e desejos sobre os outros, e quando nos damos conta, somos decepcionados e nos sentimos infelizes. Mas, um fato um tanto difícil é abrir mão do próprio eu em prol do outro. Dizem que no amor, somos felizes ao ver o outro feliz; então, isso já não é mais tão difícil não é mesmo? Fazer o outro feliz é menos difícil do que imaginamos, e entre uma série de coisas que podemos fazer, algumas serão ditas nas demais dicas. Além disso, nada que um carinho, uma atenção nas conversas mais banais que pareçam e um chamego de vez em quando não ajude.
- Fale com amor: Outra coisa não tão fácil. Já pensou nos seus momentos de tensão? Nervosismo? Ansiedade? Tristeza repentina? Numa discussão? Pois é, exatamente neste ponto, podemos aprender a treinar três coisas: oração, paciência e a sabedoria. Isso é treino sim! Podemos num momento de nervoso, orar pedindo paciência e as palavras certas a serem ditas; dizer tendo pensado em tudo antes calmamente e respirando fundo (pois ninguém diz boas coisas nervoso); e sendo sábio e ponderado em tudo que diz, usando de reflexão sobre tudo e todas as consequências e motivos. Use da moderação e bondade nas palavras e tudo tende a melhorar.
- Diga sempre a verdade: Opa! Tá vendo como é difícil né? rsrs. Por vezes somos levados a querer contar a chamada "mentirinha branca", aquela que muitas vezes pensamos não ter problema e nem maldade. Mas, fato é que mentira é mentira sempre, e isso não é bom! Por mais doloroso que possa ser, uma verdade no tempo certo, no momento oportuno e dito da melhor forma possível, pode se resolver muitas coisas e ser sua aliada na resolução de um grande problema. A verdade abre portas (também pode fechar, eu sei) e pode abrir caminhos antes fechados pela mentira. A confiança é base de um relacionamento eficaz.
- Tenha boas maneiras: E quem gosta de gente mal educada? Desrespeitosa? Que se comporta como uma pessoa qualquer? Boas maneiras não é somente saber pegar no talher certo na refeição e nem saber falar palavras difíceis. É sim, saber chegar comportadamente em um lugar, cumprimentar a todos educadamente, eximir-se de palavras torpes e chulas, saber andar e sentar de forma simples e conveniente. Pessoas educadas e com boas maneiras, tem portas abertas sempre em qualquer lugar e são muito bem vindas!
- Escolha o certo a fazer: Por vezes somos tentados a escolher o errado, só porque nos parece mais fácil; mas mal nos damos contas das consequências que isso nos trarão. Muitos, levados pelo desejo próprio e pelo egoísmo em querer estar sempre por cima da situação, sentindo-se o dono da razão, são levados a fazer e escolher o errado! Influenciam outros no seu erro, e podem arruinar a família por simplesmente não estar disposto a abrir mão do ego. Fazer o certo e dizer a verdade, andam de mãos juntas para uma família estar em harmonia.
- Seja corajoso: O medo nos prega peças. Por vezes, o medo de falar a verdade, de escolher o certo, de se portar da melhor forma, nos faz medo das consequências e acabamos fazendo, dizendo e escolhendo tudo errado... quantas coisas ruins acontecem não?! Seja forte, seja corajoso! Sua família precisa e conta com sua coragem na resolução dos problemas, mesmo que traga um certo aperto no início. Se agarre nas mãos de Deus e siga em frente!
- Proteja seu coração: É... e quem disse que esse não seria difícil? Não é fácil não se deixar seduzir pelas facilidades da vida. Uma pessoa atenciosa, uma mulher mais bonita que a sua, desejos de crescimento rápido, ambições... nosso coração é iludido por muitas coisas do mundo, e nos afastamos de Deus e da família. Proteger o coração é colocá-lo nas mãos de Deus para que Ele o controle no querer e no sentir; é deixar com que Ele dirija sua vida, apesar dos seus mais íntimos desejos. Um coração refreado dos desejos próprios, saberá fazer os outros felizes, falar com amor, dizer a verdade, se portar convenientemente e escolher o certo cheio de coragem.
- Perdoe a todo instante: Deus... como é díficil!!! Acho que de todos, é o mais difícil. As mágoas, as ofensas, as acusações injustas, as humilhações, o desprezo, a incompreensão, a traição sentimental... não é de fato fácil. Mas, quando colocamos nosso coração nas mãos de Deus, Ele é capaz de tirar de nós todas as coisas ruins que brotam; nos faz enxergar novos horizontes, novos caminhos, uma luz no fim do túnel que entramos. O perdão é o dom mais importante a ser trabalho... somente com o perdão em mente, conseguimos desenvolver bem o amor que Deus coloca em nós. Somente com perdão podemos esquecer o passado, construir uma nova vida e fortalecer nossa família.
- Sempre faça o melhor que puder: Não faça nas coxas, não faça de má vontade, não seja rude e nem jogue na cara o que quer que você for fazer em prol da sua família! Aja sempre com bondade, amor, paciência e dedicação. Faça o melhor sempre... dê o seu melhor! Você é capaz de grandes coisas... então invista! Invista tempo na família, saia, se recreie, viagem, leve para passear e comer fora, brinquem juntos, conversem bastante, riam muito... faça o seu tempo com sua família ser o melhor sempre! E que juntos levem Deus... frequentem uma igreja, orem juntos e leiam a bíblia. Coloquem Jesus no centro do seu lar, e todos os demais pontos serão mais fáceis.
- Seja grato: Não tem nada pior que pessoas ingratas! Elas não reconhecem as bençãos que receberam, não entendem as pessoas, não reconhecem o esforço daqueles que a cercam em seu próprio benefício. Pessoas ingratas não admiram os pais, não valorizam os irmãos, filhos, e demais parentes, não dão valor aos bens que possuem por mais simples que sejam. Pessoas ingratas não crescem e não evoluem... ao contrário, trás outros para baixo com elas! Seja grato sempre! Agradeça pela sua família, pela sua casa, pela sua comida, pelas vestes que possui, pelo trabalho dos que trabalham, pelos estudos, pela sua vida e dos seus familiares, e pela nova oportunidade que Cristo lhe concede a cada dia! Pessoas gratas são mais felizes e fazem os outros felizes também!
Sei que muitas vezes é difícil seguir (digo por mim mesma), mas é sempre bom tentar e treinar nosso próprio eu para isso... assim faremos não só os outros felizes, mas a nós mesmos!
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá." - Êxodo 20:12
"Quem causa problemas à sua família herdará somente vento;" - Provérbios 11:29
"Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." - Efésios 4:31-32
"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente." - 1 Timóteo 5:8
"Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal." - Salmos 127:1-5
Nenhum comentário:
Postar um comentário