quinta-feira, 15 de maio de 2014

Agentes da Misericórdia

Em rápida pesquisa ao dicionário em "misericórdia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, vemos:
mi·se·ri·cór·di·a 
substantivo feminino
1. Compaixão solícita pela desgraça alheia.
2. Comiseraçãopiedade.
3. Perdão.
4. Instituição pia que socorre pobres e doentes.


Misericórdia expressa-se pela singeleza que a própria palavra nos trás. É algo aparentemente não tão simples de dizer, tão pouco de se demonstrar. Em suma, uma pessoa destituída de amor genuíno jamais é capaz de demonstrar esse sentimento, pois ele trás consigo o perdão, a abnegação, o desprendimento em prol do outro. A misericórdia passa por cima da impiedade e do egoísmo, da miséria e do egocentrismo.
Costumo dizer que "misericórdia" é o ato de ter compaixão e piedade por quem não merece a nossa vista. Uma forma de demonstrar isso, humanamente falando, é: deixar viver aquele animal em perigo mesmo que ele possa lhe ferir, ajudar uma pessoa mesmo que ela lhe tenha feito um mal, colocar-se na situação das pessoas esquecendo por um momento dos seus próprios problemas... é o amor de Jesus por nós, quando colocou-se em nosso lugar na cruz do Calvário pagando a sentença de morte que nos era devida, nos concedendo uma nova chance mesmo sabendo que nosso coração é continuamente mal (Mateus 12:34-35); quando aceitou sofrer todas as humilhações dos homens, e por eles morrer. Jesus compadece-se de nós, por saber que nada poderíamos fazer que mudasse nossa situação; somente Ele a poderia e pode mudar!
Jesus nos diz "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;" - Mateus 5:7. Somente uma pessoa que tem amor e se coloca no lugar do outro para se compadecer de suas misérias e necessidades poderá alcançar de Deus a misericórdia. É algo tão recíproco, que Deus só perdoará àqueles que concedem perdão e compaixão na vida. Por outro lado, ele alerta aos soberbos, que são egocêntricos a ponto de não se compadecerem dos outros: "Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo." - Tiago 2:13.
Deus tem promessas lindas aos misericordiosos. São estes tidos por "justos" perante Deus, pois seus atos e coração se encontram em conformidade com o ensinamento divino por Jesus: "Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor." - Salmos 112:4-7Não é lindo isso?
Deus nos firma em Seus braços e nos sustém em nossas dificuldades... porque quando damos com alegria, Ele é fiel e justo em nos ajudar também! Não deseja quem nenhum de nós passemos por miséria e desgraça... por isso concedeu a uns riqueza, e a outros a pobreza, para que ambos aprendessem a não serem avarentos, resmungadores e soberbos, antes sermos humildes, caridosos, bondosos, amáveis... misericordiosos! Infelizmente, muitos dos quem tem retêm, e do que não tem praguejam. Era (e é!) plano de Deus que fôssemos moldados conforme Seu caráter ante o que possuímos; para que fôssemos lapidados de carvão à diamantes com nossos bens em benefício ao próximo não só para benefício próprio.
A grande verdade, é que Deus concede aos inteligentes e sábios a oportunidade de obter e gerenciar bens maiores, para que nestes fosse desenvolvida a humildade; porém, movidos pela soberba, cavam a cova da perdição e condenação eterna, ao reter somente para si os bens dados por Ele. Certa vez ouvi que "Deus, conhecedor do coração de cada ser, concede a cada um o que lhe é provido administrar, para que no juízo não se justifique de que recebeu algo maior do que poderia suportar. Logo, cada um responderá pelo que tinha e pôde suportar".
Assim, Jesus nos dá um rico conselho:
"Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." - Lucas 6:35-36

Nenhum comentário:

Postar um comentário