Dificilmente queremos ouvir as pessoas, tendemos a falar rapidamente e por cima das falas alheias, e nos irritamos facilmente com coisas até sem real sentido de ser. Temos certa facilidade e articulação em expressar nossas ideias, pensamentos, crenças; somos dispostos a defender aquilo que acreditamos com grande afinco. Mas, é bem verdade também, que as pessoas não gostam muito de ouvir; não estamos dispostos a ouvir conselhos, opiniões sobre nossas atitudes, julgamentos, coisas das quais não cremos e nem defendemos, e principalmente falar da palavra de Deus. Colocamo-nos contra tudo aquilo que pareça estranho ou contraditório às nossas convicções.
Mas, creio que o mais difícil de tudo é não irar-se! Puxa, como é difícil não sentir raiva de algo ou de alguém. A todo instante algo nos desagrada, praguejamos, caluniamos, pensamos mal e desejamos o mal.
A bíblia nos dá um conselho interessante: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." - Tiago 1:19. E quer saber o porquê ela nos diz isso? "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." - Tiago 1:20. Só por isso! E você pode se perguntar "como SÓ por isso?". E eu digo a você, que a grande verdade é que a fala sem ponderação, nos leva a deixar de ouvir o que seria preciso para que pudéssemos tirar melhores conclusões e conhecer bem os fatos, isso nos faria prevenir grandes tragédias. A ira vem pela falta de análise crítica das situações, e nisso acabamos por injustos com outros pela nossa falta de sabedoria em saber ouvir e demorar mais em falar. Uma prova disso é que "A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão." - Provérbios 19:11. Ou seja, o 'deixar passar' um erro e a prudência tomada sobre o fato, nos trás benefícios - uma certa glória em nos mostrar sábios antes tais situações.
A nossa verdadeira sabedoria e sobriedade se mostra da seguinte forma: "O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez." - Provérbios 14:29. E quanta insensatez cometemos quando nos precipitamos! É exatamente por isso que Tiago 1:19 diz: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."
De fato, todos nós devemos ser a imagem e semelhança de Deus! Não somente no exterior, mas principalmente no interior. Procurar conhecer o coração, desvendar a mente, ser prudente e sábio - o que não é nada fácil. Mas, o Senhor nos dá grandes conselhos:
"Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era." - Tiago 1:23-24
"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." - Joel 2:13. Assim como Deus o é em qualidades, devemos ser também!
"Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." - Lucas 6:36
"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." - Mateus 5:48
Devemos ser prontos no falar. Saber o momento oportuno e conveniente de se falar, de se ouvir e de se irritar, o momento em que depois de analisar todas as coisas podemos falar com propriedade, sem causar estragos, ouvindo atentamente as pessoas e evitando a ira para que não ocorra em atitudes desagradáveis.
E você, é pronto a ouvir, falar e ser paciente ou é tardio a ponto de falar demasiadamente, não saber ouvir e irando-se com facilidade?
"Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima." - Tiago 5:8
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE verdade precisamos vigiar no falar e no ouvir !
ResponderExcluiradorei ... muito importante saber ouvir ;paciencia pra falar sobre aquilo que ouve e saber evitar por fim ; a ira . prabens !!!
ResponderExcluir