Chegamos a última Igreja do Apocalispe. A última das sete cartas enviadas, as quais representam sete períodos da história do cristianismo na terra.
Laodiceia é símbolo de mornidão.
O vale do Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos que era conhecida por suas fontes de águas fria, Hierápolis que era conhecida por suas fontes de águas quentes - termais, e Laodiceia, conhecido por suas fontes de águas mornas.
A Igreja de Laodiceia representava muito bem essa situação de mornidão. Dizem que água morna da enjoo, ânsia de vômito... e justamente essa analogia, fez com que Jesus sentisse isso pela igreja: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." - Apocalipse 3:15-16
A era de Laodiceia inicia-se em 1844, após o Grande Desapontamento de 22 de outubro, quando o povo foi quebrantado pela desilusão sobre a volta de Jesus. Após esse período, surgiram novas religiões, outras se desfizeram; surgiu a teoria da evolução, o espiritismo foi crescente, as religiões paganizadas tornaram-se mais evidentes. Com todas estas coisas, somos trazidos aos tempos atuais, onde nossa real situação se apresenta:
"E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:" - Apocalipse 3:14
O Amém é Aquele que é certo, verdadeiro; representa o que é Absoluto!
Só Ele pode dar testemunho fiel do que É, e em tempos de ignorância, gnosticismo e ateísmo, Ele afirma e confirma que é o que verdadeiro Criador de todas as coisas! Não somos frutos do acaso ou da evolução... somos seres planejados e criados por um Criador: Jesus!
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" - Apocalipse 3:15-17
Jesus é conhecedor de todas as nossas obras! Ele sabe tudo que fazemos, o porquê fazemos e como fazemos. Sabe que todas as nossas obras são manchadas pelo pecado (Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam - Isaías 64:6).
Dizemo-nos ser quentes, reavivados, cheios do poder do Espírito Santos! Clamamos ser ricos espirituais, falamos de prosperidade, não sentimos falta de nada, porque achamos estar revestidos de Deus.
Mas, Jesus trás como triste notícia, de que nem frio somos! Pois não estamos abertamente fora da Igreja de Deus. Vamos aos cultos, pregamos, cantamos, falamos dEle; mas também, não somos fervorosos, perseverantes, tementes e fieis a Deus em Sua Palavra. Não somos quentes e nem ricos, nem abastados, porque desobedecemos abertamente a Palavra de Deus, pregamos sobre a abolição das leis, transgredimos à elas e ainda pregamos isso ao povo incrédulo como sendo vindo de Deus essa orientação. Repreendemos o pecado dos outros, pedimos mudança, pedimos poder do Espírito... mas pouco estamos dispostos a mudar! Nem ao menos enxergamos nossas necessidades, embora apontemos as dos outros!
Jesus nos diz que vivemos na mornidão espiritual! Vivemos como se fôssemos cristãos, mas nossa vida e nossos atos não condizem com isso, pois nos trajamos, nos comportamos e vivemos como várias pessoas incrédulas! Ele nos diz: "e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" - Apocalipse 3:17"
Somos desprovidos da graça quando achamos ter abundantemente! Somos miseráveis espirituais, por acharmos ser ricos da Palavra e ainda assim pregar contra a clara Escritura! Somos pobres por achar que nossos atos "bondosos" ajudam na nossa salvação! Somos cegos por não ver que o sacrifício de Jesus é único e suficiente, mas importa também em obedecer-lhe mesmo que seja contra nossa natureza! Somos nu, pois nos revestimos das coisas do mundo, quando Ele nos oferece Sua justiça, Seu caráter, Suas vestes, Seu sangue purificador, Seu amor e graça!
Os povos pós-reforma (igrejas oriundas da reforma) assim se sentia: quente pela palavra aprendida; rico espiritualmente por haver descoberto verdades encobertas; não sentia falta de mais nada, pois achavam ter chegado ao clímax da Palavra. Mal sabiam eles, que ainda havia muito a descobrir, a mudar, a aprender... e quando o aprendizado chegou, rejeitaram como anátema por sua auto-suficiência. Desprezaram as descobertas ao longos dos anos, e colocam uma venda nos olhos até aos dias de hoje pelas tradições e costumes. Muitos ainda bebiam, fumavam, traziam costumes paganizados como a observância do domingo e o comer de todos os tipos de alimentos; verdades que foram redescobertas por uns, e desprezadas por muitos.
O conselho de Cristo é que "... de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." - Apocalipse 3:18
Sejamos ricos das coisas celestiais. Tenhamos um caráter irrepreensível conforme a Sua justiça. Que nos revistamos do Seu poder e graça, para que sejamos justificados dos nossos pecados. Que nossos olhos se abram para as coisas do Céu, e se feche para as coisas mundanas. Jesus nos quer revestidos dEle!
Sabemos que "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te." - Apocalipse 3:19. Ele só nos repreende e permite as tribulações, porque nos ama e quer que mudemos de vida! Jesus deseja ardentemente nossa mudança, para que estejamos preparados para o dia da Sua vinda!
Porém, essa mudança só é possível a partir de nós mesmos! E por isso Jesus nos diz: "is que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." - Apocalipse 3:20-22
Não é Ele quem chega e escancara a porta do nosso coração e mente. Ele não arromba os cadeados da nossa vida para entrar e fazer a reforma. NÓS é quem precisamos abrir nossa mente para que Ele entre, nossa vida para que Ele transforme, nosso cadeados para que troque as fechaduras que colocamos!
São 2000 anos de uma Igreja fraca, falha, com desânimos e erros contínuos, mas que Deus estabeleceu e sustentou ao longo do tempo como Sua representante aqui na Terra. O verdadeiro povo de Deus, permanece firme dentro daquilo que a Escritura diz, mas sabe que precisa mudar. Mas também sabe, que só será perfeita na vinda de Jesus! Você acha que não pode mudar, mas Ele diz "Eu posso todas as coisas!". Ele é quem nos fortalece, nos torna corrige, nos ama, dá ânimo... Ele é quem nos estabelece para pregarmos ao mundo Suas verdades!
Não quer deixar você a mornidão e/ou a frieza espiritual, e ser verdadeiramente quente e reavivado pelo Espírito Santo? Deixe a verdadeira fonte brotar em sua vida; deixe Jesus transbordar em rios os vales secos do seu viver, para que muitos possam se revitalizar com a graça e o poder dEle que emanarão da sua vida!
----------------------------- * -----------------------------
As 7 igrejas da Ásia representam 7 períodos, da Igreja de Deus em toda a sua história. As igrejas mostram que Deus está cuidando da história do mundo. Da mesma forma como Deus quer hoje cuidar da sua vida e da sua história. Nada fugiu do controle de Deus. Falta um pouco só de tempo e estaremos para sempre com Jesus.
A Bíblia nos assegura que já estamos no tempo do fim…
Vivemos nos minutos finais da história desse mundo…
Laodiceia era uma igreja morna, satisfeita consigo mesma e que se orgulhava da sua riqueza. Mas na verdade era miserável, pobre, cega e nua. Assim como nós!
Existem muitas desculpas que podemos dar para não aceitar Jesus hoje: trabalho, família, estudos, idade. Não importa nada, nem quão longe você foi, pois ainda existe esperança. E Deus quer te dar a vida eterna hoje.
LAODICÉIA inicia-se em 1844 e existirá até a VOLTA DE JESUS.
Então... ainda dá tempo de mudar!
fonte de estudo: www.bibliaonline.net/cursos