sexta-feira, 4 de abril de 2014

O poder do orgulho

Você já parou para pensar no poder que o orgulho pode ter?
Parece coisa tola, mas uma das coisas mais poderosas que existe é o orgulho! Ele é capaz de modificar a mente, o caráter, a personalidade, as vontades, dos desejos, instigar ambições e fazer com que cometamos os atos mais impensados possíveis!
O orgulho foi o grande causador de Lúcifer haver se tornado em Satanás (Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. - Isaías 14:12-14). 
Pelo desejo de ser semelhante ou acima do Altíssimo Deus, cheio de vaidades e lisonjas por sua beleza e sabedoria, perfeição e superioridade sobre os demais anjos, mudou seu caráter e personalidade; teve sua vida transformada por se encher de ganância e inveja (Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá. - Ezequiel 28:12-19).
Por seu orgulho, Satanás enquanto Lúcifer, instaurava sobre a mente dos demais anjos sobre o caráter de Deus e Suas leis, Seu governo e princípios. Achava-se superior e que governaria o universo de forma muito mais eficaz que Seu Criador. Pelo orgulho Lúcifer perdeu o céu, a vida eterna, a companhia de Deus, a chance de se regenerar; trouxe miséria, dor, sofrimento, aflições, lutas, provações... promete de tudo que não pode dar, para que as pessoas sejam como ele é.
E assim é o orgulhoso! Envolve-se em tremendo lamaçal de degradação por seu orgulho e arrogância, que perde tudo que tem de mais precioso: a vida, a salvação, as companhias, o amor próprio e pelo próximo, a bondade, a pureza, a sabedoria, a percepção... o senso de noção e moral é distorcido, pois tudo que é errado para ele se torna correto.
Lúcifer não tem mais salvação... chegou a tal estado de depravação moral/espiritual que sua situação não permite um retorno. Ele jamais conseguiria ser o que antes fora. E assim, ele deseja fazer conosco. Por isso dizemos que o orgulho é o princípio de tudo. Mas, com o orgulho vem as consequências.
Não se deixe levar pelo orgulho, pela arrogância e soberba. Não somos conhecedores do futuro, não sabemos do dia de amanhã. Não temos ciência da hora da morte. Importa antes que estejamos em paz e comunhão com Cristo, para que este mal não nos assole, e sejamos levados à perdição. Cuidemos de nossa vida, com humildade, amor, arrependimento, perdão e comunhão, para que no dia que Deus nos chamar, sejamos apresentados de forma irrepreensíveis perante O Criador do universo!

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;" - Filipenses 2:13-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário