Podemos duvidar de muitas coisas... e uma das coisas que mais duvidamos na verdade é da palavra das pessoas. Há quem diga: "sou do tempo em que a palavra valia muito mais do que o escrito", "no meu tempo a palavra era tudo", "palavra dita, tem de cumprir", "quem tem palavra tem tudo"... enfim, a palavra valia ouro!
Hoje, somos levados pela mentira, pelo interesse, pela falsidade, pela ganância, pela manipulação. Dizemos algo que não condiz com a verdade sobre as pessoas, sobre os fatos, sobre os pensamentos. Somos presunçosos e arrogantes... e de fato, nossa palavra não tem muito valor, haja visto a grande necessidade de ser tudo formalizado, assinado e com reconhecido para que tenha validade.
Bom, sabendo disso, o Ser conhecedor de todas as eras e épocas, sabia que assim seríamos com o passar do tempo. Quando nos primórdios do tempo Sua palavra era transmitida pela própria palavra dita, de pai para filho e outras pessoas... assim a Palavra de Deus chegava longe. As pessoas de todas as épocas primárias, sabiam a origem daquilo que ouviam, e não duvidam quando O conheciam, pois sabiam a veracidade de tudo que obtinham por meio de outras pessoas. Sabiam que "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" - Números 23:19.
O tempo passou, a população espalhou-se, multiplicou-se e desvirtuou-se de tudo aquilo que seus antepassados aprenderam. Esqueceram das orientações, e mal sabiam passar aos descendentes aquilos que aprendiam. E Deus, em Sua infinda sabedoria, passou a utilizar-se de pessoas comuns, dos mais variados conhecimentos e formas, para escrever aos povos Sua vontade e Suas orientações para que tivéssemos uma vida condizente com Seus desígnios; para que vivêssemos melhor.
O fato é que não confiamos em quem não conhecemos. Não acreditamos se um estranho nos contar um fato, até que testifiquemos de verdade o ocorrido. E assim é com as pessoas hoje... não conhecem a Deus, não procuram Seus escritos. Deus nos reservou a Bíblia, para ser Sua palavra escrita e conhecida em todo o mundo. Fez de homens símplices, humildes, desconhecidos, em homens que mudariam a história por terem se deixado ser usados por Deus para comunicar Sua palavra a nós.
Hoje, devido nosso pecado, mal ouvimos Sua voz... mas ela está lá, todos os dias a falar ao nosso subconsciente coisas do dia a dia. Somos muitas vezes a tomar atitudes que nem pensávamos, por intermédio do Espírito Santo; mas Ele claramente nos motiva a cada dia a ler coisas que nos aproxime de Deus... e a bíblia é uma delas!
É fato sim, que não confiamos mais nas pessoas como poderíamos; mas este mundo depravado, repleto de mentiras e ardilosidades, nos fazem temer qualquer coisa... e muitos há que nem acreditam na veracidade da Bíblia como Palavra de Deus escrita a nós. Mas, quero convidá-lo a meditar hoje... a repensar algumas coisas; seria algo tão mentiroso e passível de incredulidade, mesmo quando tudo que ela relata estar ocorrendo? Seria a bíblia uma grande farsa, mesmo quando todas as profecias nela descritas se cumprem ao pé da letra? Sendo Deus Soberano, Onipotente, Onisciente e Onipresente, sabedor de tudo, seria Ele incapaz de capacitar determinadas pessoas com dons especiais de transmitir Suas mensagens à nós? Ora, se Deus é capaz de tudo, porque não o seria de deixar-nos Sua Palavra para que tivéssemos conhecimento e preparado para as coisas que haveriam de vir?
De algumas coisas devemos ter ciência:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." - 2 Timóteo 3:16-17
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." - 1 Pedro 1:23-25
"Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.
Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca." - Salmos 33:4-6
Que sejamos fiéis, assim como Ele o é! Que nossa palavra tenha poder e serventia, validade e veracidade, assim como a palavra do Senhor.
"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente." - Salmos 19:7-9
"Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos.
Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis." - Salmos 119:137-138

Nenhum comentário:
Postar um comentário