segunda-feira, 28 de abril de 2014

Não somos todos macacos!!!

Sim! Você não leu errado. Não somos todos macacos!!!
Em meio às ondas de protestos e manifestos contra o racismo, não pude deixar de meditar sobre essa frase.
De fato, não somos todos macacos!
De fato, somos todos seres que precisamos de respeito!
Somos todos brancos, pretos, pardos, morenos, ruivos, louros, albinos, deficientes, gordos, magros, altos, baixos, fortes, não tão fortes; somos todos "cearenses", "bahianos", "cariocas", "índios", "baleia", "magrelos", "botijão de gás", "zarolhos", "orelhas de abano", "cabeção", "caixa d'água", "raquítico", "macacos", "crioulo", "tiziu", "azul", "japonês", "chinês", "paraguaio". 
Somos enfim, todos idosos, gestantes, deficientes, necessitados, pobres!
Todos temos falta de uma perna, um braço, uma visão, uma audição, um paladar, um tato, um olfato.
Neste mundo de tantos preconceitos, todos precisamos:
- de pernas para ir mais longe;
- de braços que se estendam aos necessitados;
- de uma visão que nos faça enxergar a alma e não o estereótipo;
- de uma audição que nos deixe surdos às baixezas e nos torne aguçados às belas palavras;
- de um paladar que nos permita saborear as delícias de se conviver amigavelmente e capaz distribuir amor;
- de um olfato que nos permita sentir o cheiro suave que exala de cada ser, seu perfume precioso e único;
- de um tato que nos permita sentir as pessoas, aproximá-las, abraça-las, afagá-las... e não afastá-las!
De fato, não somos macacos!
De fato, somos seres humanos, em nossas dificuldades, diferenças, experiências, particularidades, e essências que nos tornam únicos - distintos uns dos outros!
De fato, não somos macacos!
De fato, somos seres carentes da racionalidade que tanto gritamos ter!
Mas, de fato... poderíamos ser todos macacos... porque mesmo os animais, em sua "irracionalidade", agem conjuntamente em prol da tribo. Ajudam seus irmãos de espécie. Prestam atos de amor e bondade, dando uma grande lição aos seres "racionais" que somos!
Infelizmente, não somos todos macacos, porque muitas vezes, agimos mais irracionalmente que qualquer tipo de animal da fauna terrestre! E estes pequenos animais, não merecem ser comparados à tão perversa raça de animais - humanos - que não sabe ao menos respeitar e amar seu próximo.
Porque infelizmente, nos apegamos mais às características físicas das pessoas, do que ao seu coração e alma. E nos esquecemos que Deus nos criou iguais - seres humanos, mesmo sendo diferentes - todos à sua imagem e semelhança! Não, não somos todos macacos... pois Deus não criou-nos numa mesma espécia, mas fez-nos distintos em características, cada um na sua espécie.

"O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 

Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês!" Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo." - 1 Coríntios 12:14-27

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. - Gên.1:27

"pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.
A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava." - Sal.103:14-16

"Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há." - Atos dos Apóstolos 14:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário