Israel era uma cidade comum.
Era morada de judeus, macedônios, gregos, romanos... local de passagem de outros tantos, que partilhavam da cultura local ou que precisavam chegar à um lugar onde aquele seria o caminho.
Era uma cidade sem grandes atrativos, porém de algum incomum. Era berço do Templo princípio do povo, onde se realizavam sacrifícios ao Senhor pelos pecados. O local, antes símbolo de grande respeito e reverência, virara um local de comércio, interesse próprio e ganância. As pessoas que ali administravam, ganham dinheiro às custas do povo, vendendo ali no tempo todos os itens necessários para as ofertas e sacrifícios. Mas, um dia Jesus chegou ao Templo, e em revolta e tristeza pela situação que presenciava, pegou em cordas e expulsou dali os mercadores, derrubando as barracas e libertando os animais.
"E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,
Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.
E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo." - Lucas 19:45-47
Hoje, vemos situações semelhantes em algumas igrejas, que tornaram o local de culto a Deus, em um comércio... atraem pessoas com suas formas e facilidades, mas enriquecem às custas da fé.
Ali, ao Jesus derrubar as coisas, sentenciara o fim daqueles dias de ganância e uso do nome de Deus em vão. Após alguns dias, fora palco para a sentença de morte de Cristo, Àquele a quem sacrificavam todos os dias em busca dos pecados! As ruas de Jerusalém, outrora caminho de simples pessoas, em ruas sem importância e desvalorizadas, onde pessoas jaziam em busca de esmolas, que fora testemunhas dos milagres e pregações de Jesus, estavam agora sendo testemunhas de um homem, todo machucado, chicoteado, zombado, humilhado, carregando uma enorme e pesada cruz... que não era feita para ele, mas a tomara para si, como simbolo dos pecados da humanidade que também não era seus. Assim como a cruz nas costas de Jesus, nossos pecados são enormes, pesados, e não pertenciam a Ele, mas foram humildemente carregados.
Aquela cidade fora testemunho dos maiores eventos registrados na história - a morte e ressurreição de Cristo! Hoje, essa é considerada umas das mais importantes cidades do mundo! Cheia de riquezas e misérias, muitos visitantes, com seus locais disputados pela arqueologia em busca de vestígios... locais que dantes desprezados, agora supervalorizados pelos gananciosos que enriquecem em mostrar os locais por onde Jesus passou, dando tanta importância a estes - como o local onde nasceu, por onde andou, onde pregou, onde fora batizado, onde fora sentenciado, onde orava, onde morrera, onde fora enterrado e ressuscitara.
Jesus transformou sim, o caminho por onde andou! Fez de Jerusalém um novo lugar! Mui visitado, disputado, concorrido por sua riqueza histórica. Mas, um lugar onde pouco se aproveitara de sua influência, porque as pessoas fecharam os olhos para o que era mais valioso. Todo este lugar parece-nos só mais um lugar... comum, sem interesse... Jesus não está mais lá. Mas, fora lá que Jesus começou a história de transformação da humanidade! E sim, o caminho pelo qual passou não é mais o mesmo! Vidas foram transformadas, milagres foram feitos, o Doador da Vida fora ali o Consumador de todas as coisas!
Nenhum caminho por onde Jesus passa se torna o mesmo! Nenhuma pessoa que se deixa entrar em contato com Ele permanece a mesma! A nossa vida, o nosso rumo, os nossos sonhos e objetivos, nosso andar... nada mais é o mesmo quando Jesus passa por ele! As igrejas não devem ser as mesmas! As petições não devem ser as mesmas! Os cultos e louvores, ofertas e sacrifícios... nada mais é o mesmo, quando Jesus está nEle! Nem todas as igrejas apontam Jesus, nem todas as religiões mostram Jesus como centro... então, não é todo caminho que conduz ao céu, mas somente aquele que torna Jesus o centro de sua existência, a sua razão de culto e louvor, que O aponta como Senhor e Salvador!
Jesus não quer somente passar pela sua vida, pela sua estranha... Ele quer ser a sua vida, a sua estrada!
Que tal convidá-Lo a andar contigo, a milha que ainda falta para o findar da sua vida? Jesus está voltando a esta Terra, e só irá com Ele, quem soube andar em sua vida, na Sua companhia todos os dias!

Nenhum comentário:
Postar um comentário