terça-feira, 29 de abril de 2014

Apocalipse 2: A Igreja de Pérgamo

Pérgamo é símbolo de "Altura, Exultação"... o chamado orgulho!
Pérgamo significa "cidadela"; cidade esta que estava localizada no cume de uma montanha. Essa esplêndida cidade era conhecida por seus muitos templos pagãos e uma grande biblioteca com cerca de 200.000 rolos (livros).
Pérgamo foi a cidade a instituir o primeiro culto de adoração a um imperador vivo em 29 a.C. Eis por que ela é referida como o lugar "onde Satanás tem seu trono" (Apocalipse 2:13).
Pérgamo se orgulhava por ser a capital da Ásia e por ter muita cultura e uma corte que julgava os prisioneiros com severidade. Era o centro das religiões místicas orientais vindas de Babilônia, possuindo muitos templos pagãos de culto aos deuses.

Elogio: Antipas era o provável Pastor da Igreja. Ele foi queimado no ventre de um bezerro de latão aquecido até ficar incandescente. Por essa fidelidade da igreja para com Deus em meio ao paganismo, Jesus os bendizia "Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita." - Apocalipse 2:13 

Por reprovação Jesus disse: "Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio." - Apocalipse 2:14-15.
Enquanto a Igreja de Éfeso “odiava as obras dos nicolaítas” (2:6), a Igreja de Pérgamo “sustentava a doutrina dos nicolaítas”, ou seja, não acreditavam na divindade de Cristo e praticavam as obras da carne. Criam ser as obras meios de obter justificação e salvação.

O conselho dado por Cristo então é "Arrepende-te, pois, (...)" - Apocalipse 2:16

A promessa: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." - Apocalipse 2:17

Pérgamo tinha uma Igreja instalada num ambiente perverso, frio e pagão. Porém, seus membros permaneciam firmes embora infectados por heresias oriundas do paganismo e dos falsos cristãos.
Essa Igreja representa o terceiro período do cristianismo, quando o império romano estabelece um papa para liderar todas as igrejas cristãs. Nesse período muitas falsas doutrinas invadiram o cristianismo, entre elas a guarda do domingo e a devoção a pessoas.

Assim como nas igrejas anteriores, temos em meio ao cristianismo muitas heresias anti-bíblicas instituídas como doutrinas cristã, mesmo seus membros se mantendo firmes à sua crença em Deus. Igrejas que permanecem em locais perversos e pervertidos, dos quais membros adentram com suas antigas práticas, e hoje pouco são reprovados. Podemos ver também aí a teoria de Balaão que era o fato de aceitar todas as práticas de outras religiões como igualmente boas e aceitas a Deus, assim como permitia a prostituição (não só física como espiritual no sentido de dividir sua devoção e amor com outros que não Deus). Isso é bem familiar hoje, onde podemos ver a devoção aos "santos", instituição de líderes heréticos e salvação por meio das obras. A exaltação e altura de Pérgamo, representa todos os que se acham auto-suficientes na fé, a ponto de não vigiam quanto aos mandamentos de Deus, e abrir margem à mescla de crenças, aceitando tudo com pluralismo e sincretismo (mistura de religiões e crenças).

O convite de Jesus é que convertamos destes erros, creiamos em Sua divindade, abandonemos os pecados e as práticas pagãs, mesmo que infiltradas no seio da igreja.
Quem permanecer fiel a Deus, poderá desfrutar da companhia e da ceia de Cristo (2:17) no céu, por não se mancharem com a descrença. E terão seu passado impuro apagado e lhes será concedido um novo nome, símbolo de uma nova vida em Deus, assim como foram com Pedro, Paulo, Abraão, Jacó, Sara...
Quer você ter uma nova vida?

PÉRGAMO vai do período histórico de 313 d.C a 538 d.C (quando começa a Inquisição)



fonte de estudo: www.bibliaonline.net/cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário