"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." - Gênesis 2:15-17
Um jardim lindo, perfeito, um pomar cheio das mais belas e variadas frutas, com suas cores, seu cheiro, o canto dos pássaros, as flores lindas e coloridas e de perfume forte e suave, com rios que circundavam o jardim e ao longe ouvia-se o barulho da correnteza a acalmar o local, com a grama verde... tudo parecia (e era!) belo, atrativo, confiável... tudo fizera Deus para o conforto e proveito do casal Adão e Eva, e posteriormente para seus descendentes.
Fizera Deus um lugar perfeito, com seres perfeitos e saudáveis, constituídos do presente que era a vida eterna. Ele costumeiramente ia ao jardim, pela virada do dia - no chamado pôr-do-sol - para visitar o casal recém criado a saber como estavam. Ali conversavam por momentos únicos e repletos de benção, pois ali estavam realizando seu "culto familiar" com a presença visível do Senhor do Universo! Podiam tirar suas dúvidas, falar face a face, cantar a Deus, pedir, trabalhar, ajudar... estavam em perfeita comunhão.
O Senhor havia dado a localidade do Éden - não que não existisse o restante do mundo, mas aquele local era o centro do planeta - para que Adão morasse e cuidasse. Seria responsável por plantar, cultivar e cuidar do local onde vivia, fazendo com que a harmonia do local fosse mantida, e visse que era útil estar aqui e que Deus não o havia feito para viver na ociosidade...
Aliás, muitos há que vivem hoje que amam o ócio! Desejam receber todas as bençãos e coisas boas da vida, vivendo às custas dos outros, sem trabalhar e se esforçar para nada. Assim como os habitantes de Sodoma foram destruídos por sua ociosidade e soberba (Ezequiel 16:49), Deus há de fazer com os acomodados desta terra que com nada se importam, a não ser consigo mesmos. E aqui vemos que desde o início Deus criou os seres para a atividade - mental e física, para que fossem desenvolvidos em todos os aspectos. Um exemplo disso, é que na nova terra também viveremos em atividade (Isaías 65 também é profético), para que desenvolvamos nosso intelecto infinitamente...
Mas, um fato curioso um dia aconteceu...
"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." - Gênesis 3:1-6
Após várias tentativas para enganar o casal criado à imagem e semelhança de Deus (coisa que ele almejava desde antes de ser expulso do céu - Isaías 14:12-14), Satanás teve a grande ideia de intervir através da cobra, para que pudesse enganar o casal a desobedecer às ordens divinas.
Você pode estar pensando ser 'burrice' do casal se deixar levar assim, mas analise o texto... a cobra era o animal mais lindo e inteligente que existia. Acredita-se que a cobra voava/andava, pois após o pecado ela fora amaldiçoada e perdera isso tendo de se rastejar; que a cobra fora possuída, como que o primeiro caso de mediunidade espírita registrada na bíblia (assim como ocorrera com a feiticeira de Endor - 1 Samuel 28:7-9) ou mesmo que ele tenha se transformado em cobra haja visto ter este poder de transformar-se - 2 Coríntios 11:14). Também consideremos que, diz o ditado que "o que é proibido é mais gostoso", e o fruto era atrativo aos olhos; Deus disse uma informação diferente da cobra/Satanás; prometera que seriam semelhante a Deus (desejo que ele tinha, né?! e quem não queria?); e que não morreriam! Ora, Adão e Eva nem sabiam o que era a morte, nunca havia testemunhado tal ato! Possivelmente a cobra deva ter comido um pedaço, para mostrar que não morreria pelo ato (a morte não era instantânea), e fantasiando, quem sabe não disse: "Tá vendo? Não morri! Coma!"
Veja então que quem inventou a história de que o homem não morre? Leu direito? Isso... Satanás! A palavra de Deus não poderia ser outra, se antes da desobediência Ele deu a palavra de que o homem morreria, isto deveria ser cumprido. E todas as manifestações de vida após a morte, são manifestações não oriundas de Deus! Em toda a Bíblia, Ele nos garante que após a morte não sabemos de nada, para nenhum lugar vamos além do pó da terra, e que só voltaremos a ter vida na ressurreição (Gênesis 3:19, Jó 34:15, Eclesiastes 3:20, Eclesiastes 9:2-6, Daniel 12:2, João 5:28-29, João 11:11-14, 1 Coríntios 15:51-52, 1 Tessalonicenses 4:14-16).
O fato é que Eva comeu. Viu que realmente era agradável! Era algo delicioso - porque tudo que Deus faz é perfeito. Mas, o pecado não estava no comer o fruto em si, mas na desobediência em fazer isso - como quando somos proibidos de pisar na grama, mas pisamos... e aos poucos matamos a planta e privamos o local de nascer mato novamente. Não é algo imediato! Além de comer do fruto, Eva, entusiasmada, fora feliz e saltitante oferecer do mesmo a Adão; este sabia da proibição tanto quanto a esposa, mas levado pelo amor talvez, comeu do fruto, não confiando na provisão divina de uma nova esposa perfeita.
Segundo a profetisa Ellen White, por inspiração divina, certa vez escreveu: "Adão lamentou por Eva ter deixado o seu lado, agora, porém, a ação estava praticada. Devia separar-se daquela cuja companhia ele tanto amara. Como podia suportar isso? Seu amor por Eva era muito grande. Em completo desencorajamento resolveu partilhar a sua sorte. Raciocinou que Eva era uma parte dele, se ela devia morrer, com ela morreria ele, pois não podia suportar a ideia da separação. Faltou-lhe fé em seu misericordioso e benevolente Criador. Não compreendia que Deus, que do pó da terra o havia criado, como um ser vivo e belo, e tinha criado Eva para ser sua companheira, poderia suprir seu lugar. Afinal, não poderiam ser verdadeiras as palavras da serpente? Eva estava diante dele, tão bela, e aparentemente tão inocente como antes deste ato de desobediência. Exprimia maior amor para com ele do que antes de sua desobediência, com os efeitos do fruto que tinha comido. Não viu nela nenhum sinal de morte. Ela lhe havia contado da feliz influência do fruto, de seu ardente amor por ele, e decidiu afrontar as conseqüências. Tomou do fruto e comeu rapidamente, e como ocorreu com Eva, não sentiu imediatamente seus maus efeitos." {História da Redenção, p.36}
Adão e Eva, trouxeram consigo então as consequências da sua desobediência. Perderam a glória que os revestia e não permitia sentir a nudez, padeceriam de dores, sofrimentos, morte, pranto, cansaço, abatimento, tristeza... tudo de ruim que sentimos e temos, envelheceriam, não teriam mais a vida eterna! Perderam principalmente, a presença face a face com Deus. Agora, não mais o visual... somente a voz ouviam pelo meio dos jardins do Éden; foram privados da presença e do contemplar a Deus. Perderam também o Éden! Aquele lar perfeito e deslumbrante, onde moraram quem sabe por anos, fora-lhes tirado para que não mais tivesse acesso às bençãos do local. Ali no centro, próximo à árvore do conhecimento do bem e do mal (que não era maça), estava a árvore da vida - esta poderia conceder-lhes vida eterna mesmo estando eles em pecado. Já pensou viver eternamente em pecado? Cheio de toda sorte de males e problemas ETERNAMENTE?
Mas, Deus é suficientemente sábio para permitir tal coisa; dispôs de anjos e espadas para guardar o local de salteadores descendentes de Adão e Eva que quisessem ali entrar e comer do fruto e viver eternamente em seus atos maus. Posteriormente retirou da Terra este local e o trará de volta na Nova Jerusalém, quando na volta de Jesus restabelecer Seu reino perfeito.
Concedeu a morte, para que nossa vida de sofrimento e pecado fosse abreviada. Não era intento divino a morte para o ser perfeito, mas para o ser imperfeito, era necessário para que não vivesse infinitamente em seus maus desígnios. Já pensou em um Hitler eterno?! Não! Deus é sábio... conhece toda a história antes que ela ocorra. Hoje, sofremos com a dor da perda, da morte, das calamidades... mas ela também é só um aviso de que "a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis." - Salmos 33:4.
"Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor." - Isaías 65:17-19
Ele é fiel para conosco! Fiel é Sua palavra, Suas promessas, Seus desígnios, Seus anseios e Sua volta! Jesus voltará para buscar todos aqueles que à Ele buscam em espírito e em verdade, com sinceridade e arrependimento, que mudam de vida e com Ele desejam estar.
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." - 2 Pedro 3:9

Comentar a mensagens publicadas por minha esposa seria muito fácil, pois ela é minha esposa amada.
ResponderExcluirMas não estou aqui na qualidade de esposo e sim de leitor e fã numero um de suas mensagens.
Simone na qualidade de leitor e admirador de seu blog, parabenizo por tal iniciativa.
Creio ser um dom dado por Deus a vc continue usando esse dom maravilhoso para honra e gloria daquele te deu, Deus continue te dando inspiração e que essa fonte de inspiração jamais pare de jorrar, seja sempre essa luz.
Amém!
ExcluirObrigada pelo apoio, incentivo, bençãos e pelo amor!
Desejo tudo em dobro a você!