terça-feira, 22 de abril de 2014

O Livro do Apocalipse

O livro do Apocalipse, muito embora temido pelos leitores da Bíblia, creio ser o livro mais lindo e completo que há na Bíblia. Comumente é chamado por estudiosos como um resumo de toda a Bíblia, pois desde seu início até o fim, trás resumidamente muitas informações equivalentes ou complementares dos demais livros, desde Gênesis até ao próprio livro.
A palavra apocalipse vem do grego αποκάλυψις, apokálypsis, que significa "revelação"; formada por "apo", tirado de, e "kalumna", véu. Pode-se dizer então que, Apocalipse significa revelação do que estava encoberto por um véu; não necessariamente véu mesmo, mas do que estava encoberto aos olhos.
Apocalipse é a "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto." - Apocalipse 1:1-2.
Jesus, após anos de Sua ida ao céu, apareceu ao Seu discípulo, servo e amigo amado João, numa ilha chamada Patmos, onde os romanos costumavam destinar seus prisioneiros à perecer em prisão. Revelou então em partes, tudo o que haveria de acontecer na Terra antes da Sua volta. Esta revelação incluía também a revelação de como tudo se iniciou: a queda de Lúcifer, seu empenho contra Deus e Seu povo, o curso da história, os planos contra os santos nos últimos dias, o fim de todas as coisas e o início de uma nova Terra e a eternidade ao lado de Deus.
João fora o mesmo escritor dos livros: o Evangelho de João, A Epístola (carta) de João 1, 2 e 3 - bem pertinho de Apocalipse. Estima-se que o livro do apocalipse tenha sido escrito por volta do ano 90 d.C., quando em exílio, sendo após um tempo João liberto da prisão e morrera com 94 anos por volta de 103 d.C. de causas naturais - o único discípulo que não fora martirizado pela perseguição, embora se creia que sofrera graves ataques como ser jogado em óleo quente).
Um fato curioso é a linguagem adotada na escrita deste livro: símbolos, palavras difíceis, monstros, águas, ventos, anjos, selos, mulheres, sol, lua, estrelas, lago de fogo, etc. É bom que saibamos que, 95% do que se lê, não se entende completamente, pois são textos simbólicos, os quais só são compreensíveis mediante equiparação de texto que indicam o verdadeiro significado. E você deve estar se perguntando: "Oras, porque Deus usaria dessa simbologia toda? Não seria mais fácil usar a realidade das coisas e dizer claramente?". E eu te respondo que "Sim!", porém, precisamos ter em mente uma coisa: O povo de Deus - cristãos - estavam sofrendo um grande período de perseguição que começou com a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., por Jesus profetizado, onde todos os cristãos que não foram mortos, foram dispersos, perseguidos e mortos. Todos - exceto João - os discípulos foram mortos de maneira cruel perante a população, para que as pessoas temessem e não houvessem conversões ao cristianismo. O governo romano e os judeus (ala que matou Jesus) eram cruéis e perseguidores (lembra de Paulo?!). A simbologia então fora usada então por Deus, como forma de fazer com que Sua mensagem chegasse às Igrejas já estabelecidas como cristãs (João, às sete igrejas que estão na Ásia [...] - Apoc.1:4) para que permanecessem fiéis a Deus, pois toda a história estava sobre o controle dEle, e tudo acabaria bem - com a volta ansiada de Jesus!
Imagine você, sendo perseguido, fugitivo, correndo risco de morte, escrever uma carta à sua família contando todos os detalhes de onde você está, o que vai acontecer, quem são os culpados, etc., e imagine que para essa carta chegar, ela será 'rastreada' e examinada antes pelos seus perseguidores. Você mandaria a carta com tantos detalhes assim claros? Logicamente que não! Você usaria de meios de que se soubessem notícias, porém que os espiões não o entendessem... E assim o fez Deus! Em Sua sabedoria, usou de códigos e símbolos, para escrever aos Seus filhos, sobre os últimos eventos da história; símbolos estes que você encontra nos outros livros da Bíblia e até mesmo no Apocalipse, mas que necessita de estudo; por isso disse: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." - Apoc.1:3.
Você ainda deve estar confuso quanto a simbologia, mas imagine João, aos seus 94 anos, desgastado pela perseguição e prisão, escrevendo coisas aparentemente sem sentido algum, cheio de bichos e coisas estranhas. Ao enviar as cartas para as igrejas com os relatos da visão obtida da parte de Deus, os romanos deviam ler a carta e achar João um velho gagá! "Que louco! Esse velho não fala coisa com coisa... vamos mandar, que mal tem?". E assim chegamos ao conhecimento destas coisas!
Por isso, ao final do livro nos diz: "E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que presto (cedo) venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." - Apoc. 22:6-7 (grifo acrescentado).
Deus não escreve nada sem propósito! Ele escreve certo nas linhas tortuosas de nossa vida e da história deste mundo. Ele usa de métodos não convencionais, para mostrar-nos Sua vontade e Seus planos para nós! É Ele conhecedor do passado, do presente e do futuro; conhece o fim desde seu início. Ele é quem garante o final de todas as coisas!
Assim, Deus nos deixa a promessa ao final do livro:
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém." - Apoc. 22:14-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário