quarta-feira, 16 de abril de 2014

Preferes: a verdade ou a mentira?

Há quem seja chegado numa "boa" mentira. Adora mentir, talvez por força do hábito, ou por julgar necessário em certas situações, por não ver escolha. Uns não são bons em mentir, facilmente descobre-se dele a verdade e depois fica sem saber como consertar; outros são tão bons na 'arte' de mentir, que elaboram mentalmente aquilo que vai falar, o que irá argumentar, como serão os detalhes... ele tem uma habilidade tal, que sua expressão é totalmente serena e tranquila, passa-a com a maior veracidade possível, fazendo com que aquilo pareça a mais pura verdade, tanto que em um determinado ponto, ele realmente crê que aquilo o é de fato!
Curiosamente, acho que as pessoas nunca pensaram na origem da mentira, e suas consequências. Como princípio da mentira, temos que: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." - Jo. 8:44. Logo, todos aquele que fala e comete mentiras, age tal como o próprio Satanás, e não é assim considerado um filho de Deus, pois anda conforme aquele que lhe intenta.
Sobre as consequências, temos de pensar primeiro que: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." - Rom. 1:25. Alguém mudou... influenciados por Satanás. Mas nós não devemos seguir esse exemplo. Não é do agrado de Deus. Por isso já nos alertara que "A testemunha sincera não engana, mas a falsa transborda em mentiras." - Prov. 14:5 e que "O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade." - Prov. 12:22. Além do mais, Ele nos adverte que "ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." - Apoc. 22:15
Sendo praticantes da mentira, tomando parte nos exemplos de Satanás, não poderemos participar das coisas celestes. Não tem parte no céu e na salvação aquele que se atola em mentiras e esconde a verdade. Por isso o clamor de Deus é que "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." - Ef. 4:25. E Deus, em Sua misericórdia e amor, através dos apóstolos nos diz: "Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade." - 1 Jo. 2:21.
Logo, se somos conhecedores daquilo que é verdadeiro, porque não o ser? Por que relutamos tanto em dizer a verdade, mesmo que doa? Deus tem imenso prazer nos que falam e praticam a verdade, por nos amar, nos orienta o que é a verdade e como seguí-la "porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." - 2 Cor. 13:8

1º - "Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; (...)." - Jer. 10:10
Só Deus é a verdade plena e absoluta. Não é relativo, não é obsoleto, não é ficção, não é imaginário, nem enganador, nem uma simples força ou é parte de nós. Ele é pleno, absoluto, vivo, real, atemporal, verdadeiro, mantenedor do universo. DEle procede todas as coisas que conhecemos e as desconhecidas também.

2º - "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." - Jo. 14:6
Só Jesus é Um com o Pai. Se você pensa em um dia conhecer a Deus Pai, não o será fora do caminho de Cristo; só Ele tem o roteiro certo a seguir. Ele é o Criador e Salvador da humanidade; por Ele todas as coisas foram feitas e para a glória dEle.

3º - "(...) E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." - 1 Jo. 5:6
O Espírito Santo é responsável por falar a nós sobre as obras de Deus (Rom.8:16). É Ele quem nos dá sabedoria, entendimento, conselho, força, conhecimento e temor (Is.11:2), e quem nos dá liberdade de vida (2 Cor.3:17). Ele quem nos concede os dons apropriados para completar a obra de Deus (1 Cor.12:11). Nos convence da justiça, do pecado e do futuro juízo de Deus (Jo.16:8). Ele quem coloca em nós como falar com Deus e interce a Ele por nosso favor, pois só Ele sabe do que precisamos.

4º - "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." - Jo.17:17 e "A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre." - Salmos 119:160
Devemos estar firmados na palavra de Deus. Ela é a verdade que necessitamos aprender e colocar em prática no nosso viver diariamente. Seguindo suas orientações, não pareceremos em mentiras. É com base na Sua própria palavra que Ele julgará os homens em seus feitos, pois ela é regra de conduta.

5º - "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." - Sal. 119:142
A lei de Deus e seus princípios, são a base moral e ética de uma sociedade. As constituições federativas são baseadas em seus preceitos (não matar, não roubar, não dar falso testemunho, etc). A lei de Deus é tão plena em verdade, que será o código civil base para todas as sentenças dadas no dia do juízo. Cada ser prestará conta de si e seus atos com base neste código de conduta (ver Êxodo 20:3-17).

O que quero mostrar a você é que, a verdadeira religião, o verdadeiro caminho para Deus, só pode ser seguido com base na plena verdade! Ela deve ser absoluta e fundamentada na Palavra de Deus, pois é nela que sabemos sobre Deus e toda a sua vontade. Uma igreja que não é firmada nestes 5 itens, que não os prega e não vive com base nisto, não pode e não é fundamentado na verdade... logo não o aproxima de Deus, ao contrário: O AFASTA, pois vive baseado numa mentira. E quem é pai da mentira?

"Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá.
Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando." - Deut. 4:1-2

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. 
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." - Jo. 14:23-26

Devemos viver com base na Sua palavra e leis, de acordo com Seus ensinos e enfrentando tudo pelo que é verdadeiro. Há quem prefira a comodidade da sua religião, que nada lhe exige e nada lhe cobra; uma religião de acordo com aquilo que ele mesmo já acreditava, mas que em nada o faz mudar e viver como Jesus viveu. Há os que preferem a união das igrejas/religiões, mesmo com seus erros e costumes, porque acham que importa a união do que a veracidade. Mas, não é esse o plano de Deus! Ele nos ordena apartarmo-nos do mal, sair da grande confusão e mentira instaurada no mundo, a sermos diferentes em tudo, mas conforme Jesus o era!
Deus nos convida hoje a vivermos na verdade! Vivermos para a verdade! Vivermos pela verdade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário