Você pode estar pensando: essa é a coisa mais sem noção que já li! Como pode todas as coisas serem lícitas? De fato, tudo nos é lícito... somos dotados do livre arbítrio. Porém, nem todas as coisas nos convêm fazer, porque as consequências fazem parte das nossas decisões. E de fato, alguém pode dizer "isso está errado, porque não posso matar uma pessoa". E realmente... essa é uma lei moral, porque a lei só diz as consequências do ato. Posso matar? Pode. Mas matar tem suas inúmeras consequências: tirar a oportunidade de uma vida, destruir uma família, ser perseguido, preso, com a culpa pelo sangue derramado, etc, etc, etc. Então, o fato é que não convêm!
Da mesma forma podemos usar de outras questões do cotidiano: mentir, roubar, adulterar, comprar, vender, andar, ficar parado, falar, calar, ouvir, brigar, casar, ficar solteiro, ter filho, ser sem descendentes, trabalhar, estudar, ir a igreja ou a um centro... enfim, temos todos os dias, inúmeras coisas as escolher... podemos optar por tudo e qualquer coisa que quisermos, mas arcaremos com as consequências.
Analisando o texto de 1 Coríntios 6:12, podemos resumir da seguinte forma:
A - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.(...)"
Sim, todas as coisas podemos fazer, tudo teoricamente nos é permitido optar fazer. Mas, nem todas as coisas devemos fazer. Nem todas elas nos convêm fazer. E, de fato, mesmo coisas boas muitas vezes não são convenientes de se fazer, pois podem ocasionar algo de ruim.
Podemos falar muito, mas há momentos para se falar; há situações que o melhor que temos a fazer é ficar calado, só ouvindo. Poderia você ter um caso com alguém além do seu relacionamento, mas isso traria a você risco de doenças, quebra do relacionamento familiar, mentir, machucar uma pessoa, etc.
B- "(...) Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
Dentro desta situação, diria que estão todos os pecados que nos levam ao vício. Tudo aquilo que eu poderia fazer, mas que me dominaria e me envolveria num emaranhado difícil de sair: bebida alcóolica, fumo, drogas, mentiras, assassinato, traições, roubos, avareza, luxúria, ganância, orgulho, palavras torpes, falta de comunhão com Deus. Tudo aquilo que fazemos por falta de domínio próprio, a bel prazer, levianamente, nos torna escravos dele. Uma pessoa que mata uma vez e não é pego, sentirá menos peso ao matar uma segunda, terceira, quarta vez, e assim se torna sucessivo.
Um fato interessante é que, quanto mais pecamos, mais nossa mente ficará anestesiada na sensibilidade para a percepção do erro. Quanto mais repetidamente pecado, errados e saímos ilesos dele à princípio, mais ficamos insensíveis ao fato ocorrido; quem mente e não é pego na mentira, quem rouba e não é descoberto, quem mata e não é preso, que trai e não é descoberto, quem fuma/usa droga/bebe e não vê de imediato as consequências, quem fala muito palavrão e não é repreendido... cada uma dessas coisas, quanto mais feito e menos percebida, mais se torna prática e costume, e menos sensível ao erro ficamos para admitir que precisamos mudar.
De fato, tudo é permitido fazer, mas não é aconselhável, não é bom, não é correto, não é prazeroso, não é eficaz, não é moralmente ético... nem tudo é conveniente e muitas coisas podem nos dominar.
Devemos ter sempre em mente que: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." - 1 Coríntios 6:9-12
Muito boa essa e todas as mensagens aqui postadas que Deus seja louva do e exaltado e que continues usando seus dons e talentos para gloria de Deus.
ResponderExcluirAmém!
ExcluirAssim seja sempre!