segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apocalipse 2 e 3: 2000 anos de História revelada através das Igrejas

Vamos adentrar um pouco o livro de Apocalipse, vendo sua relação com a História mundial e religiosa.
Há quem pense que este livro nada tem que ver com a História ou a religião em si; mas afirmo categoricamente a você que sim! Este livro trás consigo não só a história de toda a Terra resumidamente até a volta de Jesus, mas, de forma significativa, nos capítulos 2 e 3, revelam 2000 anos de história mundial-religiosa. Sim, 2000 anos! Desde a ressurreição de Cristo até o fim dos tempos, é retratado profeticamente nas figuras de igrejas existentes nos períodos apostólicos.

As 7 igrejas que recebem as cartas enviadas por Jesus estão localizadas na Ásia menor, atual Turquia. O Profeta João tinha 85 anos quando foi abandonado na ilha de Patmos pelo imperador romano Domiciano.

"No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,
que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia"." - Apoc. 1:10-11

"Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas"." - Apoc. 1:20
A abundância do número sete sugere um uso simbólico. Além disso, o fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, sugere a ideia de que foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja cristã.
O nome de cada cidade indica a sua característica como cidade e religiosidade. E a cada Igreja Jesus faz:
  1. Elogio
  2. Reprovação
  3. Conselho
  4. Promessa
Pensamento muito saliente nas cartas são as promessas aos vencedores.
Estes capítulos ressaltam 3 pontos para nós:
  1. Jesus como a cabeça da Igreja, nosso Senhor;
  2. Mensagens aplicáveis aos tempos de hoje, apesar de serem notavelmente enviadas às 7 Igrejas da Ásia;
  3. A visão e as palavras de Jesus nos primeiros capítulos antes de adentramos na visão de Deus Pai no capítulo 4. Isso nos trás a ideia de que é necessário conhecer o Filho para que cheguemos ao Pai, pois só Jesus é o caminho que nos conduz a Ele.
fonte: www.bibliaonline.net/cursos (hoje biblia.com) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário