segunda-feira, 7 de abril de 2014

Amar a quem?

Costumeiramente nos pegamos falando em amor. Falamos em amar a família, o próximo, os animais, amar a Deus... mas, será que estamos realmente preocupados com isso? Será que temos demonstrado isso?
Veja bem... gostaria expor com você, algo que comumente acontece, mas ninguém para para analisar.
Citamos um famoso verso bíblico que diz:
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." - Mateus 22:37-39
Por estes versos, justificamos que tudo é aceitável se o fazemos com amor. Mas, que tipo de amor é esse que praticamos? Um amor interesseiro, que pensa sempre no bem próprio, egoísta a ponto de matar por achar que alguém lhe pertence, de andar como bem quer, achando que Deus aceita, que pode-se todas as coisas porque o que importa é o coração? Não! Creio que temos algo de errado aí! E convido você a analisar esses 2 mandamentos de forma mais detalhada.
Muitos esquecem do pequeno verso posterior em Mateus: "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." - Mateus 22:40. E você pode dizer "Que lei? Que profetas? A lei não foi abolida? Os profetas não morreram? Ora, tudo que outrora fora escrito, fora para nosso ensino e proveito, e sem isso nem a Bíblia teríamos... então, analise comigo o "amor" que dizemos ter por Deus e pelo próximo.
Os profetas morreram, deixaram seus escritos oriundos da revelação divina a qual conhecemos como Bíblia Sagrada. Por meio deles foram escritas diversas orientações divinas a nós, para que vivêssemos conforme a ordem divina, para que tivéssemos uma vida melhor e dentro do padrão divino.
As leis... bom, aí são um outro problema! Porque prega-se por aí que a mesma fora abolida e que sua validade nem é para nossos dias, senão para o antigo povo judeu; mas analise comigo os mandamentos e veja Êxodo 20:3-17, onde os mandamentos de 1 a 4 se referem ao amor a Deus e os de 5 a 10 se referem a amor ao próximo:
1º - "Não terás outros deuses diante de mim."
Este mandamento, por incrível que pareça seria o mais fácil. Mas a verdade é que ele se tornou um grande problema. Grande, porque hoje colocamos tudo acima de Deus! Tudo! Pessoas, coisas, objetos, projetos, planos; fazemos das coisas deste mundo nossos deus. Damos a todas as coisas honra e glória devidas, e nos esquecemos do Criador de todas as coisas.
2º - "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."
Nosso mundo é cheio de ídolos. Ídolos da música, da arte, do esporte, na família, entre amigos... um filho, um cônjuge, um namorado... costumamos dizer que católicos adoram ídolos, devido ao seu culto e orações prestados aos "santos", mas muitas vezes nos esquecemos que não temos imagens de gesso, madeira ou ferro, mas temos estes carnais e vividamente em nosso meio ao qual idolatramos a ponto de dar nossa vida por estes, e deixando de dar a devida glória a Deus.
3º - "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão."
Esse aqui então... o que dizer? A todo instante tomamos o nome dEle em vão! Por qualquer calamidade, aflição, xingamento, ofensas, raiva, desprezo, alegria... mas pense se todo momento é necessário? Vivemos de "ai meu Deus", "Deus... Deus... Deus"... usamos sempre para exclamar algo sem necessidade.
4º - "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."
Esse aqui então... poderia nem falar nada, não é?! Mas não posso! Entre todas as coisas, este é o mais controverso e discordante do mundo cristão! Simplesmente, porque temos 10 mandamentos, mas justamente por este as pessoas tem a capacidade de dizer que "a lei foi abolida".
Mas, logicamente não ficariam sem algo né?! E em sua pretensa sabedoria, dizem que fora substituído pelo dia que mais convém a cada um, em sua maioria diz-se ser domingo.
A verdade é que o próprio verso dá seus motivos para que esse dia fosse santo. Para que lembrássemos de que Deus é o Criador, para que O adoremos e estejamos desligados da nossa rotina. O que é 1 dia, para que ainda terá os outros 6? Tá certo, adoramos a Deus todos os dias, mas todos os dias temos nosso trabalho, estudo, afazeres diversos... esse não! Esse é símbolo fiel de testemunho de qual é o nosso Deus! O Deus que adoramos não é só de um adjetivo, mas é o completo criador de tudo!
5º - "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." 
Digamos que este mandamento hoje está caindo em desuso. Vemos jovens que nem ligam, nem se importam com suas raízes. Não respeitam pai, nem mãe, não são obedientes, nem honrosos, nem cuidadosos... desprezam os pais como a quem despreza o lixo; desrespeitam os pais, porque respeitariam os outros? Ora, se não amamos à eles, como amaremos os que não conhecemos?
6º - "Não matarás."
Matar hoje virou algo tão banal, que há os que matam pessoas e bichos como quem amassa um papel! Sem sentimentos, sem dó, sem piedade... não sentem amor. São movidos pelo ódio, pela vingança, pela frieza... e ainda justificam isso em muitos casos como "por amor".
7º - "Não adulterarás."
Adultério virou algo tão comum, que nem é mais levado a sério como crime. Estamos com um, mas não nos contentamos com uma única pessoa. Queremos novas experiências, novos sentimentos, correr riscos... chegam a pegar doenças, sofrer, morrer, colocar em risco a família inteira, pelo puro "prazer".
8º - "Não furtarás."
O furto é algo tão amplo, que furtamos até aquilo que nem notamos. O furto nada mais é que algo tomado sem emprego de violência; mas, e quando destruímos sonhos? Roubamos a inocência de uma criança? Privamos o direito de alguém? Pegamos e não devolvemos? Tomamos por achar que aquilo nos era conveniente e não ao outro? Roubamos coisas, que nossa mente deseja e inveja, mas muitas vezes nossa mão nem toca!
9º - "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo."
Este é um dos mais problemáticos que temos! Quão fácil é levantar um falso testemunho! Nem preciso falar muito né?! Mas, calúnia, fofoca, intriga, falso testemunho em troca de dinheiro e favores, mentiras por perversidade... damos falso testemunho, quando nossa vida é contra aquilo que falamos, e nossos atos não condizem com o Deus ao qual servimos.
10º - "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."
A cobiça... ô coisa difícil! Quantas coisas não cobiçamos! (e você já sabe quem é o pai da cobiça né?!)
Cobiçamos a todo momento: mais dinheiro, uma casa igual a do vizinho, uma mulher como a do outro, o esposo daquela ali, ter uma empresa melhor que aquela, ter um carro melhor que aquele do fulano todo equipamento, ter a saúde e disposição de fulano, ter nascido naquela família, vestir-se igual aquela... somos cobiçosos por natureza! Infelizmente... tudo queremos para nós, mas nada queremos dar!

O fato, é que dizemos que amamos a Deus acima de todas as coisas, mas não estamos dispostos a abrir mão das nossas coisas para dedicar a Ele um dia, nem deixamos de falar seu nome em vão, adoramos pessoas tão vãs quanto nós... dizemos que amamos as pessoas, mas nossa mente é repleta de maledicências pelos pais que vivemos reclamando, matamos em pensamento (porque temos medo de ser preso se o fizermos de verdade), mentimos descaradamente, furtamos e cobiçamos tudo que não nos pertence e que o outro aparentemente tem de melhor, adoramos falar da vida alheia da qual muitas vezes não conhecemos.
Só Deus conhece nosso coração... mas dele procede as fontes da nossa alma, de lá surgem os bons e maus pensamentos, os motivos pelos quais fazemos tudo. E só Deus saberá, se você realmente o ama ou não. Mas, uma coisa é bem certa: não cumprimos a lei de Deus sem amor. Só podemos obedecer de forma eficaz porque O amamos. Ninguém obedece um pai que não ama... e assim é para com Deus! 
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." - Romanos 13:8
"E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." - 1 João 4:21
"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." - 1 João 5:3
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." - 1 João 2:3-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário