segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apocalipse 2: A Igreja de Éfeso

Éfeso era uma igreja "desejável".
A cidade estava num ponto geograficamente desejável, admirável. Possuía o mais belo porto da Ásia Ocidental. Estava enfeitada com os mais lindos templos gregos - embora usualmente usados para cultos pagão, como o templo da deusa Diana ou Ártemis, a deusa da fertilidade; templo este construído de ouro. Havia um grande teatro para 30 mil pessoas.
Nesta cidade se adoravam deuses, estátuas e árvores, e eu meio ao paganismo, Paulo, Apolo, Áquila e Priscila fundaram uma Igreja cristã. O evangelho converteu muitos efésios ao cristianismo.
Elogio: Timóteo era o Pastor da igreja de Éfeso.
Tinha como característica seu zelo, trabalho e lealdade às doutrinas, e reprovavam as obras dos nicolaítas.
Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. - Apoc.2:2
Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. - Apoc.2:6

Mas, quem eram os Nicolaítas?
Irineu, um ministro do segundo século que viveu sua infância próximo a Éfeso, menciona que eram cristãos, mas consideravam não ter importância a pratica do adultério ou o comer de carnes sacrificadas a ídolos, pois traziam consigo ainda práticas pagãs costumeiras dos rituais dos tempos aos deuses que outrora adoravam. Era comum nos templos da fertilidade as orgias como sexo em grupo ou mulheres que se vendiam para os rituais (as prostitutas), e nos casos de outros deuses sacrificavam-se animais aos ídolos e comiam destes alimentos. Pregavam também que a fé em Jesus os liberava da guarda de alguns dos 10 mandamentos. (Alguma semelhança com religiões de hoje? Não é mera coincidência!).

A reprovação dada a esta Igreja está baseada em: "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor." - Apocalipse 2:4. O mistério da iniquidade de que falou apóstolo Paulo em 2 Tessalonicenses 2:7 estava começando, os lobos vorazes começaram a entrar na Igreja (conforme Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas. - Atos 20:29-31).

Éfeso representa o primeiro período do cristianismo na terra. Um cristianismo puro, fervoroso e cheio de amor. Corresponde à época dos apóstolos. Era uma igreja reincidente, persistente no serviço, estrita na disciplina, mas esfriando-se em seu amor, deixando entrar em seu meio coisas torpes outrora contrárias à doutrina. O alerta de Cristo era para que voltassem ao zelo dos apóstolos (muitos já mortos pela perseguição).

De igual forma, hoje Cristo nos chama à volta da prática e da perseverança dos apóstolos. Com o passar dos anos, a Igreja Cristã (não digo denominação) deixou-se levar por costumes, práticas e hábitos oriundos de culturas diversas; coisas que outrora era rejeitas hoje são tidas por normais. Abandonamos alguns pontos dos mandamentos por achar que o sacrifício de Jesus nos "libertava" disso, temos rituais de culto muito semelhantes aos de outros credos que em nada se assemelham ao exemplo de Cristo e dos apóstolos.


O conselho dado por Cristo foi: Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar." - Apoc. 2:5
Mas, a grande promessa está assegurada em Apocalipse 2:7: "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus."

ÉFESO representa o período da igreja entre 31 d.C até 100 d.C.



fonte de estudo: www.bibliaonline.net/cursos/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário